17.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Estudantes e professores podem solicitar Cartão BOM Escolar 2020 a partir de 6 de janeiro

Começa na segunda-feira, dia 6 de janeiro de 2020, a partir das 13h, o prazo para que os interessados em utilizar o Cartão BOM Escolar (Passe Livre ou Meia Tarifa) do transporte metropolitano em 2020 preencham os formulários de requisição ou revalidação.

O benefício vale para as cinco regiões metropolitanas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos): São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba – Litoral Norte.

Um pouco antes, no dia 2 de janeiro, as instituições de ensino iniciarão o cadastramento de estudantes e professores que desejam usar o benefício no ano letivo de 2020. O processo é realizado pela escola em acesso exclusivo no site da EMTU e é fundamental para viabilizar o passo seguinte, que é a solicitação do estudante e professor.

O pedido do benefício para utilizar as linhas intermunicipais da EMTU é totalmente online desde 2018 e deve ser realizado pelo estudante ou professor no site da EMTU. Dessa forma, todos os documentos já devem estar digitalizados para serem anexados no momento do preenchimento do formulário online.

Em 2020 haverá duas alterações em relação a este ano:

  1. O comprovante de residência enviado pelo estudante precisa ser de um serviço vinculado diretamente ao local onde ele mora – conta de luz, telefone fixo, água e gás encanado, por exemplo.
  2. Haverá ressarcimento da taxa de requisição apenas em casos de pagamento em duplicidade ou em valor diferente do boleto.

A partir do dia 1º de fevereiro, estarão disponíveis a venda de créditos eletrônicos para a modalidade Meia Tarifa e a validação e utilização da cota para o Passe Livre.

O Cartão BOM Escolar (Passe Livre e Meia Tarifa) nas linhas intermunicipais são direitos do estudante que residir em um município e estudar em outro dentro de uma das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. No caso do professor, a requisição da meia tarifa pode ser feita se ele residir em um município e lecionar em outro.

Em 2019, foram emitidos 154.700 benefícios do Passe Livre e Meia Tarifa a estudantes e professores das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.

Cartão BOM Escolar – Passo a passo

Para solicitar o Passe Livre, o interessado deve solicitar em sua escola o cadastramento no site da EMTU. Quando estiver cadastrado, deve acessar o site da EMTU e preencher o formulário de solicitação.

Para os estudantes cadastrados como de baixa renda, é necessário preencher também a composição familiar, situação ocupacional e rendimento de cada membro da família, encaminhando a documentação exigida na legislação que comprove as informações de cada integrante.

Se a renda per capita for inferior a 1,5 salário mínimo, o cadastro é concluído e é gerado o boleto no valor de R$ 22,05 (dezembro de 2019). Se não preencher os requisitos, a solicitação pode ser feita para o Meia Tarifa com o pagamento do mesmo valor.

O Regulamento 2020 do Cartão BOM Escolar (Passe Livre e Meia Tarifa) já está disponível no site da EMTU (baixe aqui o arquivo PDF).

A situação das solicitações poderá ser acompanhada também no site da EMTU.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS