Neste mês de novembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, da São Paulo Transporte e da Companhia de Engenharia de Tráfego, dará início a quatro audiências públicas para apresentar a proposta de implantação de 38 quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus em todas as regiões da cidade.
Esta é a primeira vez que a população de São Paulo é ouvida sobre a implantação de faixas exclusivas de ônibus de forma ampla e participativa.
As audiências serão realizadas em quatro subprefeituras: Pirituba, Vila Prudente, Campo Limpo e Butantã. Sempre das 19h30 às 21h30.
Dessa forma, a população será ouvida pela Prefeitura de São Paulo para definir quais as vias que receberão sinalização para privilegiar o transporte coletivo. As faixas exclusivas de ônibus facilitam a mobilidade urbana numa cidade complexa como São Paulo ao dar preferência ao transporte utilizado pela maioria da população.
Ao mesmo tempo, garante o fluxo dos demais veículos pelas outras faixas, além de não exigir a necessidade de desapropriações ou grandes obras.
Para indicar as vias que irão receber as faixas, foram feitos estudos das equipes técnicas da SPTrans levando em conta, além da demanda, critérios como:
- Ser utilizada por ao menos 40 ônibus por hora;
- Ter média de velocidade dos ônibus inferior a 12 km/h;
- Ter ao menos 6 metros de largura em cada sentido;
- Preferencialmente ser uma via que complemente ou dê continuidade a faixas e corredores já existentes.
O plano tem como objetivo implantar novas faixas exclusivas nas regiões norte, leste, sul, oeste e central. Ao todo, cerca de 320 mil passageiros por dia serão beneficiados com a mudança na cidade, sendo 79.200 na região central, 43.500 na Zona Norte, 31.800 na Zona Leste, 73.700 na Zona Sul e 91.800 na Zona Oeste.
Com mais esses 38 quilômetros, a capital paulsta passará dos atuais 512 quilômetros para 550 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. A capital paulista conta também com 144 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, dos quais 129 quilômetros foram implantados pela Prefeitura de São Paulo e 15 quilômetros pelo Governo do Estado de São Paulo.
As propostas são para as seguintes vias:
Centro
- Rua da Cantareira
- Rua Conselheiro Furtado
- Ruas São Caetano e Monsenhor Andrade
- Rua Oriente
- Rua Barão de Ladário
- Rua Miller
- Largo da Concórdia e Viaduto do Gasômetro
- Rua do Gasômetro
Zona Norte
- Avenida Deputado Cantídio Sampaio
- Avenida Fiorelli Peccicaco
- Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
- Avenida Mutinga
Zona Leste
- Rua São Teodoro
- Avenida Pires do Rio
- Avenida Sapopemba
- Avenida Luiz Ferreira da Silva (binário com a Avenida Sapopemba)
Zona Sul
- Avenida Yervant Kissajikian
- Avenida Carlos Lacerda
- Estrada das Lágrimas e ruas Alencar Araripe e Caripurá (implantação de mão única e binário)
- Rua Salvador Simões
- Rua Gentil de Moura
Zona Oeste
- Avenida Ministro Laudo Ferreira de Camargo
- Avenida Luciano Laurana
- Rua Sumidouro
As ações foram definidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, em parceria com a São Paulo Transporte e a Companhia de Engenharia de Tráfego.
A primeira audiência pública será realizada no dia 13 de novembro, das 19h30 às 21h30, na Subprefeitura da Vila Prudente, localizada na Avenida do Oratório, 172, no Jardim Independência, ao lado da estação Oratório da Linha 15-Prata de monotrilho.
Confira o calendário das audiências:
Zona Leste e Centro
Quando: 13 de novembro
Onde: Subprefeitura de Vila Prudente
Endereço: Avenida do Oratório, 172 – Jardim Independência
Zona Sul
Quando: 18 de novembro
Onde: Subprefeitura do Campo Limpo
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 – Campo Limpo
Zona Oeste
Quando: 21 de novembro
Onde: Subprefeitura do Butantã
Endereço: Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201 – Jardim Peri Peri
Zona Norte
Quando: 22 de novembro
Onde: Subprefeitura de Pirituba
Endereço: Rua Luís Carneiro, 193 – Vila Barreto