Marcopolo anuncia divisão de inovação voltada para o futuro da mobilidade

A Marcopolo, uma das maiores fabricantes de carrocerias do mundo, anuncia a criação da Marcopolo Next, divisão de inovação voltada para o futuro da mobilidade. O propósito é desenvolver serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas.

Trata-se de uma nova divisão estratégica focada nos vetores futuros de crescimento da organização, que incluem novos sistemas e serviços de mobilidade. A iniciativa nasce com o conceito de company builder, ou seja, de construir startups e lançar novos negócios.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Também atuará na gestão da inovação do grupo e seus desdobramentos na cultura organizacional, além de fazer a conexão do negócio atual com o futuro da companhia.

“A criação da Marcopolo Next está intimamente ligada ao nosso propósito de melhorar a qualidade de vida nas cidades, por meio de soluções de mobilidade que conectem e aproximem facilmente as pessoas”, diz James Eduardo Bellini, CEO da Marcopolo.

Com 70 anos de atuação, a empresa é líder do mercado brasileiro no segmento ônibus, atua nos cinco continentes e seus veículos rodam em mais de 100 países. A Marcopolo Next terá foco global e deverá lançar um olhar para novos modais e negócios além do core business. Entretanto, muitos sistemas poderão estar embarcados nos ônibus, como por exemplo, serviços envolvendo inteligência artificial e sensoriamento.

“A mobilidade é um fator crítico que afeta tanto a nossa qualidade de vida quanto as atividades econômicas e sociais. Queremos atrair as novas gerações e os usuários do transporte individual para a mobilidade coletiva e diminuir o tempo e o custo dos deslocamentos, aumentar significativamente o índice de integração das pessoas nas cidades”, diz Petras Amaral, Head de Inovação da Marcopolo e responsável pela Marcopolo Next. “Desta forma, também estaremos contribuindo para a estruturação das cidades inteligentes.”

Para acelerar as soluções desenvolvidas pela Marcopolo Next, a companhia criou a Marcopolo Ventures e Capital, que destinará recursos à nova divisão e também investirá em startups e negócios aderentes à estratégia de transformação do grupo.

A Marcopolo Next terá equipes dedicadas e multidisciplinares, além de contar com parceiras tecnológicas para o desenvolvimento de projetos de impacto e potencial disruptivo. As equipes deverão atuar em hubs em São Paulo, Porto Alegre e Caxias do Sul, onde fica a sede da empresa. Também contará com postos avançados no exterior, localizados nos principais ecossistemas de inovação.

Alguns projetos já estão em andamento – a maioria se encontra nas fases de Prova de Conceito e Mínimo Produto Viável. As próximas etapas da Marcopolo Next incluirão a estruturação do portfólio, as estruturas físicas e a implantação de metodologias ágeis a serviço do futuro da mobilidade.

Em 2018, a Marcopolo registrou receita líquida consolidada de R$ 4,197 bilhões – crescimento de 45,9% em relação ao ano anterior.

Deixe um comentário