As estações Santa Cruz, das linhas 1-Azul e 5-Lilás, Vila Mariana, da linha 1-Azul, e Tatuapé, da linha 3-Vermelha, são as mais procuradas por pessoas que desejam morar próximo do metrô na cidade de São Paulo.
É o que aponta levantamento da Lello, imobiliária e administradora paulistana com 11 filiais na capital paulista, feito com base nas pesquisas realizadas por interessados em comprar ou alugar imóveis por meio de seu buscador online de unidades situadas a até um quilômetro de estações de metrô.
Entre as 10 estações mais procuradas por quem quer morar e assegurar maior mobilidade também figuram Paraíso, Santana, Carrão, Pinheiros, Oscar Freire, Tucuruvi e Vila Prudente (veja percentuais abaixo).
O levantamento ainda apontou que a linha mais procurada por quem busca imóvel perto do metrô é a 1-Azul, com 29% das buscas, seguida pela 2-Verde, com 24%, 3-Vermelha, com 22%, 4-Amarela, com 13%, 5-Lilás, com 7%, e 15-Prata, com 5%.
O buscador da Lello, inédito no mercado, foi lançado no final de 2018, a partir de uma pesquisa realizada pela empresa, que apontou que metade das locações e compras de imóveis realizadas se referia a unidades situadas próximas ao metrô.
A ferramenta possui filtros para cada uma das estações das linhas. Também é possível visualizar as linhas inteiras para escolher o imóvel desejado, seja para comprar ou alugar. Os agendamentos de visitas são feitos online.
Os mais de 10 mil imóveis disponíveis no buscador são identificados com o símbolo do metrô e da linha correspondente, informando a distância exata para a estação mais próxima.
“A mobilidade urbana é uma das principais preocupações dos paulistanos, que buscam cada vez mais morar nas proximidades de estações de metrô ou outros modais sobre trilhos, o que diminui consideravelmente o tempo dos deslocamentos”, afirma Elaine Fouto, gerente de Marketing da Lello Imóveis.
As 10 estações mais buscadas por quem quer viver próximo ao metrô em São Paulo (Fonte: Lello Imóveis):
- Santa Cruz: 9%
- Vila Mariana: 7%
- Tatuapé: 7%
- Paraíso: 6%
- Santana: 6%
- Carrão: 5%
- Pinheiros: 5%
- Oscar Freire: 4%
- Tucuruvi: 3%
- Vila Prudente: 3%