5 dicas para prevenir acidentes de trânsito

Saiba como prevenir acidentes de trânsito se estiver ao volante de um carro, de bicicleta ou até mesmo de patinete.

61
Cruzamento Acidentes de Trânsito
Foto: Divulgação

Andar de carro pelas ruas pode, algumas vezes, acabar dando errado, por isso, é preciso pensar em maneiras de evitar acidentes de trânsito e adotar algumas medidas.

Prevenir é sempre a melhor maneira, mas não se pode abrir mão de ter uma forma de arcar com as consequências sem que isso pese no bolso.

Uma coisa que não se pode esquecer é que o trânsito está cada vez mais democrático e não são somente os carros que andam pelas vias, existem bicicletas, patinetes, pedestres e outros.

Por isso, veja algumas dicas de como prevenir acidentes de trânsito com todos eles.

1) Respeite as leis para prevenir acidentes de trânsito

Essa é uma dica fundamental para todos. Os limites de velocidade devem ser respeitados, assim como os pedestres só devem atravessar na faixa, ciclistas andarem em locais específicos ou no sentido correto da via.

Para isso é essencial que todos conheçam quais são os seus direitos e obrigações.

2) Atenção ao uso do celular

Pedestres atravessam a rua sem prestar atenção quando estão ao telefone e os motoristas acabam se distraindo, assim como ciclistas.

Enquanto estiver no trânsito, a dica é que não seja feito o uso do celular para ligações, mensagens ou qualquer outra situação. É melhor encostar em um local seguro e utilizar o aparelho, pois é a melhor maneira de prevenir acidentes de trânsito.

3) Cuidado com o que carrega na bicicleta

Esse meio de locomoção está cada vez mais comum e presente no trânsito das grandes cidades. Mas a bagagem levada de forma errada pode resultar em um acidente.

Quando estiver transportando objetos, leve-os dentro da mochila presa nas costas ou no bagageiro acima do pneu traseiro bem amarrada. Pontas soltas podem fazer com que elas agarrem em locais que estiver passando e provoquem uma queda ou uma situação mais grave.

4) Não corra com os patinetes

Algumas cidades já estabeleceram algumas regras em relação aos patinetes elétricos, pois eles só podem transitar em ciclofaixas ou na calçada, desde que respeitem um limite de velocidade.

O ideal é nunca correr, respeitar a legislação e preferencialmente andar em locais apropriados. Ao atravessar as ruas, a atenção deve ser redobrada, pois podem haver carro e pedestres.

5) Abuse da sinalização

Os motoristas de carro devem dar seta sempre que forem virar para um dos lados, manter os faróis acesos à noite e usar a buzina quando precisar fazer um alerta.

Os ciclistas e quem está de patinete não costumam contar com todos esses recursos, mas, principalmente à noite, devem utilizar faixas reflexivas nas roupas ou equipamentos para que sejam vistos com facilidade.

Para prevenir acidentes de trânsito é preciso que todos estejam atentos, pois essa não é uma responsabilidade exclusiva dos motoristas de carros ou motos. Se todos tomarem cuidado enquanto transitam pelas vias, será possível reduzir o número de acidentes.

Por Jeniffer Elaina, do site Seguro Auto.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here