Nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, a Prefeitura de São Paulo, anunciou o projeto piloto de modernização dos meios de pagamento de tarifa nos ônibus municipais da cidade.
Neste primeiro momento, serão 200 veículos, de 12 empresas de ônibus, a aceitarem o novo sistema de pagamento. Eles serão distribuídos em 12 linhas e dois atendimentos (complemento da linha base). Essas 12 linhas atendem cerca de 2,9 milhões de passageiros por mês.
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Inicialmente, o sistema aceitará as bandeiras Mastercard e Visa (ambas possuem mais de 90% dos cartões emitidos no Brasil), uma vez que está em processo de inclusão os cartões com bandeira Elo.
O novo meio de pagamento é mais uma ação para trazer agilidade e praticidade para paulistanos e visitantes em seus deslocamentos pela cidade.
Para utilizar essa tecnologia, basta aproximar do validador do ônibus os cartões de crédito, débito e pré-pago, smartphones ou smartwatches, democratizando a alternativa para os cidadãos da capital paulista e contemplando turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a cidade, já que os cartões emitidos fora do país (internacionais) também serão aceitos.
O funcionamento do programa piloto para as 12 linhas e dois atendimentos começará na segunda-feira, dia 12 de setembro, e a escolha das linhas foi feita com o objetivo de atender a todas as regiões da cidade, além de terminais, estações de metrô e avenidas com grande fluxo de turistas.
A implantação do projeto piloto não têm custos para a Prefeitura de São Paulo, uma vez que isso ficará a cargo dos parceiros.
Saiba como funciona a tecnologia NFC (comunicação entre o validador dos ônibus e seus parceiros)
Para utilizar esse sistema de pagamento é preciso que o cartão de débito, crédito ou qualquer equipamento eletrônico móvel tenha a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC) desbloqueada previamente, ou seja, que já tenha sido utilizada em alguma transação anteriormente.
E atentar-se para identificação semelhante na porta dianteira na parte externa dos ônibus. Dentro do veículo também é possível verificar se há as bandeiras Mastercard e Visa no validador, o que indica que aceita os novos meios de pagamento.
Para usar, é preciso aproximar o cartão do validador, assim como faz com o Bilhete Único. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do passageiro.
Participam do projeto as empresas de ônibus:
- Ambiental Transportes
- Auto Viação Transcap
- Mobibrasil Transporte
- Movebuss
- Sambaíba
- Transpass
- Transunião Transportes
- Transwolff
- Viação Gato Preto
- Viação Grajaú
- Viação Metrópole Paulista
- Viação Santa Brígida
Quais serão as 12 linhas atendidas pelo novo sistema neste primeiro momento?
- 675R/10 Grajaú – Metrô Jabaquara
- 715M/10 Jardim Maria Luiza – Largo da Pólvora
- 807M/10 Terminal Campo Limpo – Shopping Morumbi
- 908T/10 Terminal Parque Dom Pedro ll – Butantã
- 917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
- 917M/31 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
- 2002/10 Terminal Bandeira – Terminal Parque Dom Pedro ll
- 2590/10 União de Vila Nova – Parque Dom Pedro ll
- 4031/10 Parque Santa Madalena – Metrô Tamanduateí
- 5129/10 Jardim Miriam – Terminal Guarapiranga
- 5129/41 Jardim Miriam – Santo Amaro
- 6030/10 Unisa-Campus – Terminal Santo Amaro
- 9300/10 Terminal Casa Verde – Terminal Parque Dom Pedro ll
- 9500/10 Terminal Cachoeirinha – Praça do Correio
Obervação: Dados da SPTrans de junho de 2019 dão conta que 2.911.155 passageiros foram transportados nas 12 linhas relacionadas acima.
Qual será a duração do projeto?
O projeto piloto durará por três meses ou até que atinja o limite pré-definido de 500 mil transações.
Perguntas e Respostas
A SPTrans criou uma seção de Perguntas e Respostas sobre o novo sistema de pagamento e abaixo seguem 13 das principais dúvidas respondidas.
1 – Como faço para habilitar meu celular com a tecnologia de pagamento por aproximação?
Você precisa verificar com o banco emissor do seu cartão se ele possui este serviço disponível para o seu tipo de aparelho. Verifique as orientações no site do seu banco.
2 – Haverá integração com outros ônibus ou com o metrô e a CPTM?
Nesta primeira fase do projeto não haverá a integração tarifária com outros ônibus ou com os sistemas de trilhos (Metrô e CPTM).
3 – Estudantes conseguem usar o pagamento por aproximação com o valor do benefício de meia passagem?
Não. O uso do pagamento por aproximação terá a cobrança do valor integral da tarifa vigente de R$ 4,30.
4 – É possível ativar a função de pagamento por aproximação no meu cartão atual?
Somente os cartões identificados pelo símbolo de quatro ondas têm essa tecnologia. Se o seu cartão não apresentar esse símbolo, entre em contato com o banco emissor e faça o pedido de um novo cartão.
No entanto, você pode usar o seu cartão por meio do seu celular. Verifique se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC, se estiver cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como, por exemplo, Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.
5 – Como posso pagar a tarifa do ônibus com a tecnologia de pagamento por aproximação?
Se o seu cartão possui tecnologia de pagamento por aproximação (símbolo com quatro ondas) e já foi utilizado em alguma transação, quando for passar pela catraca aproxime o cartão do validador (como se fosse o Bilhete Único), a transação será concluída e a sua passagem liberada.
6 – Para usar o cartão no pagamento da passagem do ônibus existe alguma taxa ou aumento da tarifa?
Não. O valor cobrado em sua fatura será o mesmo valor cobrado na catraca do ônibus. Valor da tarifa vigente de R$ 4,30.
7 – Meu dispositivo pode ser lido acidentalmente enquanto estiver no meu bolso ou bolsa?
Para autorizar um pagamento por aproximação é necessário que o cartão ou celular esteja a poucos centímetros de uma leitora com essa tecnologia de pagamento, entre 2,5 centímetros e 5 centímetros, e também posicionado da maneira adequada.
8 – Tem limite de uso por dia?
Sim, há um limite de compra de 5 passagens em meia hora e 10 passagens por dia durante a fase do projeto piloto. Esse número pode ser alterado posteriormente.
9 – Como identifico quais os ônibus que aceitarão o pagamento por aproximação?
Os ônibus estarão sinalizados na porta e nos próprios validadores.
10 – Cartões internacionais que têm a tecnologia de pagamento por aproximação podem ser usados normalmente para pagar a tarifa?
Sim, tanto os cartões internacionais das marcas Visa e MasterCard quanto os celulares com a tecnologia por aproximação, podem ser usados normalmente para o pagamento da tarifa.
11 – Onde consigo um cartão por aproximação?
Se possuir uma conta corrente: Verificar com o seu banco emissor se já está emitindo cartões de crédito, débito ou pré-pago com a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC). Lembrando que cartões de crédito tradicionais não funcionarão. Caso a função seja crédito, o passageiro está sujeito à análise de crédito do banco ou emissor.
12 – Não possuo conta corrente, posso utilizar o serviço?
Mesmo não possuindo conta corrente é possível obter um cartão de crédito. Neste caso recomendamos se informar sobre quais bancos já emitem o cartão com a tecnologia de pagamento por aproximação e seguir os procedimentos solicitados. Lembrando que seu pedido de cartão, está sujeito à aprovação de cada banco ou instituição financeira, após análise de crédito.
13 – Se o meu cartão for crédito e débito, vai ser cobrado em qual função?
Depende da aplicação principal do banco emissor do seu cartão. Entre em contato com a central de atendimento de seu banco emissor.
Mais informações podem ser obtidas no site da SPTrans.