Uma paralisação dos ônibus municipais pode acontecer na capital paulista ainda nesta semana. Tudo porque o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas), que representa os motoristas e cobradores de ônibus, definiram uma agenda de lutas pelos direitos da categoria e pela defesa do emprego.
Nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, o sindicato vai realizar uma assembleia para decidir se na sexta-feira, dia 6 de setembro, motoristas e cobradores de ônibus paralisam as atividades.
A forma como acontecerá essa eventual paralisação ainda será decidida pelo sindicato. Uma das hipóteses é não circular em determinados períodos ou paralisar os terminais de ônibus.
Nesta terça-feira, dia 3 de setembro, o sindicato divulgou um comunicado em seu site oficial, detalhando a agenda de lutas. Confira abaixo:
- Quarta-feira, dia 4 de setembro (a partir das 5h) – Distribuição nos terminais de ônibus da Carta Aberta à População esclarecendo, sobretudo, aos passageiros sobre a crise no segmento, a iminente queda na qualidade dos serviços com a redução da frota de ônibus e demissão em massa de trabalhadores.
- Quarta-feira, dia 4 de setembro, às 8h – Assembleia da categoria no CMTC Clube.
- Quinta-feira, dia 5 de setembro, às 8h – Concentração dos trabalhadores na sede do sindicato.
- Quinta-feira, dia 5 de setembro, às 10h – Concentração de ônibus e protestos dos condutores na sede da Prefeitura de São Paulo e da Câmara Municipal de São Paulo.
- Sexta-feira, dia 6 de setembro – Paralisação da categoria, os trabalhadores vão parar São Paulo se as empresas não pagarem a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Vale ressaltar que a possível paralisação na sexta-feira, dia 6 de setembro, ainda será decidida pela categoria, caso seja concretizada, de que forma ela será realizada.
Durante esta quarta-feira, dia 4 de setembro e quinta-feira, dia 5 de setembro, o Mobilidade Sampa estará acompanhando as mobilizações da categoria no Centro da cidade e a nova assembleia marcada para o período da tarde. Além das informações em nosso site, atualizações também serão publicadas em nossa conta no Twitter.