20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Medição gratuita de glicemia e colesterol será realizada na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM

No próximo domingo, dia 29 de setembro, será celebrado o Dia Mundial do Coração, em alerta a este dia, a Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, vai receber na quinta-feira, dia 26 de setembro e na sexta-feira, dia 27 de setembro, uma ação especial de prevenção e combate às doenças cardiovasculares.

Como a ação vai funcionar? Quem passar pela estação, das 9h às 16h, poderá fazer medições gratuitas de colesterol total e glicemia. Nas situações em que o índices estiverem acima do recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, também serão feitas medições de colesterol fracionado.

A ação é uma parceria da MedLevensohn com a Associação de Diabetes Juvenil – Diabetes Brasil e conta com apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

De acordo com o doutor Alexandre Chieppe, diretor médico da MedLevensohn, empresa que contribuiu com dois mil testes de colesterol e glicemia para que a ação ocorra, o colesterol alto e a diabetes são dois dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares que mais matam em todo o mundo: Acidente Vascular Cerebral e infarto agudo do miocárdio.

No primeiro caso, quando o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue está alto, este pode acoplar-se às paredes das artérias, formando placas de gordura e dificultando a passagem do sangue.

A grande quantidade de açúcar no sangue pode causar problemas cardíacos, nos vasos sanguíneos e, também, nos nervos, rins e olhos. Como consequência direta ao coração, a diabetes tem a capacidade de gerar infarto.

Existem dois tipos da doença, o diabetes 1, que normalmente aparece na infância ou adolescência, e o diabetes 2, que geralmente se manifesta em pessoas acima dos 40 anos.

Para se ter ideia, anualmente, ocorrem cerca de 360 mil óbitos associados a doenças cardiovasculares no Brasil.

No caso da diabetes, é preciso controlar o nível de glicose no sangue, realizando medições por meio de monitor de glicemia. A prática de exercícios físicos regulares e a adoção de uma alimentação saudável também são maneiras efetivas de se combater as consequências desta doença.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS