Linha 9-Esmeralda será interrompida parcialmente para obras da Linha 17-Ouro de monotrilho

Foto: Divulgação/Metrô de São Paulo

A Linha 9-Esmeralda da CPTM não será mais interrompida aos sábados à noite entre as estações Berrini e Santo Amaro enquanto houver obras na Estação Morumbi da Linha 17-Ouro de monotrilho, com exceção do feriado de 12 de outubro, quando o trecho será interditado o dia todo.

Com o avanço das obras, foi possível liberar uma das vias da CPTM para a circulação dos trens até o fim do horário comercial de sábado. A linha, entretanto, vai funcionar com maiores intervalos a partir das 21h.

A interdição ocorrerá aos domingos. Portanto, neste domingo, dia 22 de setembro, o trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini estará bloqueado. Os ônibus do sistema Paese (Plano de Atendimento em Situações de Emergência) percorrerão o trajeto alternativo.

A Linha 9-Esmeralda volta a funcionar normalmente às 4h de segunda-feira, dia 23 de setembro.

Os trabalhos são para o lançamento de peças metálicas e construção do mezanino de integração da futura Estação Morumbi da Linha 17-Ouro, que ficará sobre os trilhos da linha da CPTM. Para isso, a pista expressa da Marginal Pinheiros será ocupada para que um guindaste auxilie no serviço.

As interdições voltarão a ocorrer em outros cinco fins de semana até o dia 27 de outubro.

https://twitter.com/stmsp_oficial/status/1175145690458198016?s=19

ALTERNATIVAS

Como alternativa, os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9-Esmeralda ou seguir a viagem para outras regiões.

Sentido Osasco

Para quem vai no sentido Osasco, a opção é descer na estação Santo Amaro e utilizar as linhas 5-Lilás (até a estação Chácara Klabin), 2-Verde (até a estação Consolação) e 4-Amarela, retornando à Linha 9-Esmeralda na estação Pinheiros.

Sentido Grajaú

Para quem vai no sentido Grajaú, a opção é descer na estação Pinheiros e utilizar as linhas 4-Amarela (até a estação Paulista), 2-Verde (até a estação Chácara Klabin) 5-Lilás, retornando à Linha 9-Esmeralda na estação Santo Amaro.

Ônibus do sistema Paese

Ônibus gratuitos do sistema Paese estarão à disposição para que o passageiro possa continuar a viagem nos dois sentidos da Linha 9-Esmeralda. Os coletivos vão percorrer o trecho interditado em tempo estimado de 15 minutos no sentido Berrini e 25 minutos no sentido Santo Amaro, dependendo das condições do trânsito.

Senha

Para a utilização dos ônibus do Paese, os passageiros que já estão nas estações Santo Amaro (seja da Linha 9-Esmeralda ou da Linha 5-Lilás) ou Berrini, deverão retirar uma senha na área paga, próxima aos bloqueios. A senha será entregue pelo passageiro para retornar ao sistema sem ter que pagar novamente a passagem.

Já os passageiros que estavam fora do sistema podem utilizar os ônibus do Paese gratuitamente, acessando as estações Santo Amaro ou Berrini com o pagamento da tarifa.

Santo Amaro – Embarque e Desembarque

O acesso aos ônibus do sistema Paese será na Avenida Padre José Maria, próximo ao acesso à estação; no mesmo local será feito o desembarque.

Berrini – Embarque e Desembarque

O embarque será na Marginal Pinheiros, sob a passarela da estação. O desembarque será na Marginal Pinheiros, esquina com a Rua Joel Carlos Borges.

PRÓXIMAS INTERDIÇÕES DA LINHA 9-ESMERALDA

DATAS E HORÁRIOS

Fins de semana de 28 de setembro, 5, 19 e 26 de outubro

  • Operação da Linha 9-Esmeralda, com via singela (uma via compartilhada para os dois sentidos) entre as estações Santo Amaro e Berrini, com maior intervalo, nos sábados (28 de setembro, 5, 19 e 26 de outubro), a partir das 21h.
  • Interdição da Linha 9-Esmeralda, entre as estações Santo Amaro e Berrini, ao longo dos domingos (29 de setembro, 6, 20 e 27 de outubro). A operação volta ao normal às 4h das segundas-feiras (30 de setembro, 7, 21 e 28 de outubro);

Fim de semana de 12 de outubro

  • Interdição da Linha 9-Esmeralda, entre as estações Santo Amaro e Berrini, durante todo o dia no sábado, dia 12 de outubro e também no domingo, dia 13 de outubro. A operação volta ao normal às 4h da manhã na segunda-feira, dia 14 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *