Em razão de um incêndio em barracos que ocorreu na noite de quinta-feira, dia 12 de setembro, na parte de baixo do Viaduto Alcântara Machado, a via ficou bloqueada nos dois sentidos, na altura da Rua Piratininga, entre a noite de quinta-feira até por volta de 10h30 de sexta-feira, dia 13 de setembro. A fumaça chamou a atenção de quem passou na região no período da noite.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início por volta das 19h05. Doze viaturas estiveram no local atendendo a ocorrência. Por volta das 21h10, a corporação informava que as equipes permaneciam no local realizado a operação rescaldo.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Retificando. Oco das 19h09 fogo em barracos embaixo do viaduto Alcântara Machado equipes ainda permanecem no rescaldo.
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) September 13, 2019
Por volta das 23h25, a operação rescaldo foi finalizada e segundo o Corpo de Bombeiros, o local foi deixado em segurança.
Atualizando oco das 19h09 pelo viaduto Alcântara Machado. Rescaldo efetuado. Não houve vtm. Local deixado em segurança. Término as 23h25. #193I
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) September 13, 2019
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas.
A Companhia de Engenharia de Tráfego liberou parcialmente o viaduto por volta das 10h30 de sexta-feira, dia 13 de setembro, para a circulação de veículos leves. O viaduto possue cinco faixas no sentido do Centro e quatro faixas no sentido do Bairro. Foram liberadas três faixas de cada sentido.
Inicialmente, a circulação de caminhões e ônibus está restrita até o próximo fim de semana, quando será feito um teste de carga para saber se já podem circular com segurança.
Viaduto Alcântara Machado liberado parcialmente em ambos os sentidos, à circulação de veículos leves.
— cetsp_ (@CETSP_) September 13, 2019
O prefeito Bruno Covas anunciou na manhã de sexta-feira, dia 13 de setembro, que não houve danos estruturais ao viaduto. A recuperação total das avarias, porém, deve levar cerca de dois meses.
No Twitter, alguns motoristas que passaram pelo viaduto antes da interdição total na noite de quinta-feira, registraram vídeos do incêndio. Confira nos tweets abaixo.
— Alexandre Garcia (@Ale_Garcia1612) September 12, 2019
— Felipe (@FelipeWidera) September 12, 2019
Ônibus
A SPTrans informou que seis linhas de ônibus municipais operam com desvios de itinerários, em virtude do incêndio que interditou o Viaduto Alcântara Machado.
Confira abaixo as linhas alteradas e desvios:
2100/10 Terminal Vila Carrão – Praça da Sé
Desvio no sentido Centro: normal até a Rua dos Trilhos, retornando ao Terminal Vila Carrão.
3160/10 Terminal Vila Prudente – Terminal Parque Pedro ll
Desvio no sentido Centro: normal até a Rua dos Trilhos, retornando ao Terminal Vila Prudente.
174M/10 Vila Sabrina – Museu do Ipiranga
274P/10 Penha – Metrô Vila Mariana
Desvio no sentido Centro: normal até a Rua do Gasômetro, Viaduto Diário Popular, Avenida do Estado, Avenida Professor Prefeito Passos, Rua Teixeira Leite, prosseguindo normalmente.
2101/10 Praça Silvio Romero – Praça da Sé
Desvio no sentido Bairro: normal até a Avenida Rangel Pestana, Avenida do Exterior, Viaduto 31 de Março, Avenida Alcântara Machado, prosseguindo normal, deixando cerca de 4 pontos desatendidos.
573H/10 Hospital Sapopemba – Metrô Bresser
Desvio no sentido Bairro: normal até a Rua do Hipódromo, Rua dos Trilhos, Rua Taquari, Rua da Mooca, Rua Borges de Figueiredo, prosseguindo normalmente.
Famílias afetadas pelo incêndio
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social prestou atendimento para as famílias afetadas pelo incêndio no viaduto. Ao todo, 32 famílias foram atendidas.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social, ofertou acolhimento e insumos, sendo 70 colchões, 70 cobertores, 40 cestas básicas e 40 kits de higiene.
Apenas uma pessoa aceitou acolhimento. As outras famílias recusaram a oferta de acolhimento e preferiram ir para casa de familiares.
Acompanhe aqui mais informações sobre o viaduto.
Trânsito na região do Viaduto Alcântara Machado
Confira a situação do trânsito na região do viaduto através do monitoramento do Waze.
Mobilidade Sampa
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Siga o @mobilidadesampa no Instagram.
Visite a nossa loja virtual para conhecer nossos produtos.
Interaja conosco enviando sua mensagem para o nosso Whatsapp (11) 96292-9448.