20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Áreas críticas com dados de acidentes de trânsito são sinalizadas

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes dará início, durante a Semana da Mobilidade, a uma campanha de educação de trânsito em dez vias que registraram grande número de acidentes de trânsito em 2018 e que serão alvo, nos próximos meses, de intervenções da Prefeitura de São Paulo para aumento da segurança viária.

As dez vias (relacionadas mais abaixo) receberão faixas, voltadas aos motoristas, informando o número de vítimas – fatais e não fatais – das ocorrências em cada endereço.

As peças serão instaladas a partir desta quinta-feira, dia 19 de setembro de 2019. A ação tem por objetivo chamar a atenção dos motoristas para a necessidade de respeitar os limites de velocidade e sensibilizar para o fato de que toda vida perdida no trânsito gera consequências negativas, de modo que nenhuma morte é aceitável.

Os textos das faixas trarão a seguinte mensagem sobre os acidentes de trânsito:

Faixa acidentes de trânsito
Foto: Marcelo Pereira

A comunicação e educação de trânsito fazem parte de um dos eixos do Plano de Segurança Viária – Vida Segura, que a Prefeitura de São Paulo apresentou em abril com o objetivo de transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo. O documento norteia a execução de políticas públicas para a redução de ocorrências graves e mortes no trânsito até 2028.

O programa Vida Segura é baseado no Visão Zero, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Criado na Suécia em 1997, esse conceito já é usado como referência para planos de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York, Cidade do México, Bogotá e, agora, São Paulo.

Segue abaixo a lista de vias que receberão as faixas informativas e o número de vítimas em acidentes de trânsito (fatais e não fatais) registrados em cada uma delas no ano de 2018:

  • Avenida Aricanduva – 141 vítimas
  • Estrada de Itapecerica – 139 vítimas
  • Avenida Senador Teotônio Vilela – 123 vítimas
  • Avenida Marechal Tito – 101 vítimas
  • Avenida Dona Belmira Marin – 100 vítimas
  • Avenida Raimundo Pereira de Magalhães – 100 vítimas
  • Avenida Inajar de Souza – 67 vítimas
  • Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira – 56 vítimas
  • Avenida Cruzeiro do Sul – 47 vítimas
  • Avenida Nordestina – 45 vítimas

Além das ações de comunicação e educação, essas áreas críticas receberão até 2020 intervenções da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, dentro do Plano Vida Segura, para aprimoramento da segurança viária.

A Estrada de Itapecerica, a Avenida Dona Belmira Marin, a Avenida Senador Teotônio Vilela, a Avenida Marechal Tito e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães terão a implantação do programa Via Segura, que prevê iniciativas como soluções semafóricas, rearranjos na geometria de pontos das vias e revitalização semafórica, de acordo com o diagnóstico de problemas verificados em cada uma delas.

Trechos da Avenida Cruzeiro do Sul, da Avenida Marechal Tito e da Avenida Nordestina serão contempladas com as melhorias previstas nas Áreas Calmas de Santana (Avenida Cruzeiro do Sul) e São Miguel (Avenidas Marechal Tito e Nordestina), prioritárias no cronograma do Vida Segura.

As Áreas Calmas têm a proposta de aumentar a segurança viária em regiões onde se concentram atividades comerciais e de serviços com fluxo intenso de veículos e movimentação de pedestres, com ações de acalmamento de tráfego e readequação dos limites de velocidade.

A Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira receberá, já durante a Semana da Mobilidade, uma intervenção inicial para requalificação do espaço urbano nas imediações da Estação Conceição da Linha 1-Azul do Metrô, provendo melhores condições para travessia de pedestres em uma área de grande circulação.

A Avenida Aricanduva e a Avenida Inajar de Souza terão projetos de segurança implantados junto com as obras de conexão cicloviária previstas para essas localidades. Na Avenida Inajar de Souza, por exemplo, haverá intervenções em frente ao terminal de ônibus Vila Nova Cachoeirinha, com extensões de calçadas, ajustes na geometria de esquinas e a criação de novos refúgios para o pedestre.

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

Visite a nossa loja virtual para conhecer nossos produtos.

Interaja conosco enviando sua mensagem para o nosso Whatsapp (11) 96292-9448.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS