Depois dos patinetes elétricos, a cidade de Santos, no litoral paulista, ganha as bicicletas compartilhadas livres de estações, mais uma ferramenta para melhorar a mobilidade urbana, o meio ambiente e a qualidade de vida.
O lançamento do projeto aconteceu no dia 8 de agosto. O projeto é uma parceria da Cinza Urban, responsável pelos patinetes elétricos que circulam pela cidade, com o Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte.
As bicicletas compartilhadas vão funcionar a exemplo dos patinetes: livres para qualquer pessoa e sem precisar de estação. A circulação deve ocorrer por Santos.
https://www.instagram.com/p/B06QpKoASM8/
O usuário baixa o aplicativo da Cinza Urban disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, cria sua conta e adquire créditos via cartão de crédito. Para usar, basta destravar o veículo pelo aplicativo Cinza Urban escaneando o QR Code localizado no cadeado da bicicleta.
É cobrado um R$ 1,00 para ativar o serviço e mais R$ 1,00 a cada 15 minutos de uso. Quando terminar sua viagem, pode estacionar a bicicleta corretamente em um local que não atrapalhe a circulação de pedestres ou as leis de trânsito e fecha o cadeado da bicicleta manualmente.
A iniciativa começa com 160 veículos disponíveis da Ponta da Praia ao José Menino, dentro da área de atuação do serviço informada no aplicativo.
https://www.instagram.com/p/B0_GJSxgjEa/
Mais saúde, menos poluição
Outro diferencial do serviço é que o aplicativo vai informar ao usuário quantas calorias foram gastas no trajeto e a quantidade de poluentes que deixou de ser liberada na atmosfera com o uso da bicicleta.
Parceira do projeto
Esta não é a primeira iniciativa da instituição visando a mobilidade urbana. Em 2017, o Campus Unimonte do Centro Universitário São Judas Tadeu, em parceria com a Prefeitura de Santos, inaugurou um paraciclo público na Vila Mathias, na entrada da Avenida Rangel Pestana, 99, com capacidade para 80 bicicletas, garantindo mais espaços aos usuários de bicicletas e incentivando o uso do veículo.
A característica plana de Santos e sua infraestrutura colaboram com a adoção das bicicletas como meio de transporte. A cidade conta com poucos mais de 50 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas.
São cerca de 35 mil viagens por dia, sendo que, aproximadamente 4 mil ciclistas por hora chegam na cidade, em especial, nos horários de pico (entre 6h e 9h da manhã), via balsa (Guarujá) e São Vicente (divisa).