Saiba como chegar ao 41º Festival das Cerejeiras no Parque do Carmo

571
Festival das Cerejeiras Parque do Carmo
Imagem de マサコ アーント por Pixabay
Publicidade

Entre os dias 2 e 4 de agosto acontece no Parque do Carmo, na Zona Leste da capital paulista, a 41º edição do tradicional Festival das Cerejeiras. Você vai ao festival? Neste post eu vou te explicar como chegar ao Parque do Carmo utilizando transporte público, além de informações do estacionamento e monitoramento do trânsito.

Na sexta-feira, dia 2 de agosto, o horário de funcionamento será das 12h às 17h e no sábado e domingo, dias 3 e 4 de agosto, o horário de funcionamento será das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

O festival acontece desde 1978, sempre no mês de agosto, para o público conferir a celebração florada das árvores rosadas durante os dias do festival. Além disso, haverá shows e apresentações da cultura japonesa e vários estandes de comida japonesa e o tradicional doce Sakura Moti.

A festa é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, uma entidade sem fins lucrativos, que faz o evento voluntariamente para angariar fundos para a manutenção do Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo ao longo do ano.

COMO CHEGAR AO FESTIVAL DAS CEREJEIRAS?

LOCALIZAÇÃO

O Parque do Carmo está localizado na Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 591, no bairro de Itaquera. Na Avenida Afonso de Sampaio e Souza ficam os portões 1 e 2 com entrada somente para pedestres. Já na Avenida Osvaldo Pucci fica o portão 3 com entrada tanto para pedestres e carros.

O Bosque das Cerejeiras fica localizado na área interna do parque. Abaixo segue o mapa de localização através do Google Maps.

Abaixo eu coloquei também o mapa de localização do Parque do Carmo através do Google Maps para você traçar a sua rota.

LINHAS DE ÔNIBUS DA SPTRANS

Linha de ônibus 4050-10 Metrô Itaquera – Parque do Carmo

A melhor opção para chegar ao Festival das Cerejeiras no Parque do Carmo é utilizar o transporte público. O primeiro passo é chegar até a estação Corinthians-Itaquera das linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM. Ao desembarcar nesta estação, o segundo passo é se dirigir ao Terminal de Ônibus do Metrô Itaquera e embarcar na linha de ônibus especial criada pela SPTrans na plataforma E.

Serão disponibilizados 15 veículos aos passageiros, com operação das 10h às 18h15 na sexta-feira e das 8h às 18h15 no sábado e domingo. A tarifa pode ser paga com o Bilhete Único, o valor é de R$ 4,30.

A SPTrans disponibilizou o itinerário completo da linha:

4050/10 Metrô Itaquera – Parque do Carmo (sexta-feira e sábado)

Ponto inicial: Terminal Metrô Itaquera – plataforma E

Ponto final: Avenida Afonso de Sampaio e Souza entre os números 868 e 902

Ida: Metrô Itaquera (plataforma E), saída 1, Rua Engenheiro Sidney Aparecido de Moraes, Rua Doutor Luís Aires, Avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado, Rotatória, Avenida Miguel Ignácio Curi, Avenida Jean Khoury Farah, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, Avenida Itaquera, Praça Francisco Daniel Lopes, Avenida Líder, Rua Sebastião Miguel da Silva, Rua Rafael da Silva e Souza, Avenida Maria Luiza Americano, Avenida Doutor Francisco Munhoz Filho, Rua Francisco Jorge da Silva, Rua Inácio Bernardes, Rua Venâncio Lisboa, Avenida Afonso de Sampaio e Sousa.

Volta: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, Rua Eduardo Salamonde, Avenida Maria Luiza Americano, Avenida Líder, Rua Isaar Carlos de Camargo, Avenida Itaquera, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, Avenida Jean Khoury Farah, Avenida Miguel Ignácio Curi, Rotatória, Avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado, entrada 1, Metrô Itaquera (plataforma E).

4050/10 Metrô Itaquera – Parque do Carmo (domingo)

Ida: Metrô Itaquera (plataforma E), saída 2, Rua Engenheiro Sidney Aparecido de Moraes, acesso, Avenida José Pinheiro Borges, acesso, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, seguindo normal.

Volta: normal até o Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, Rua Doutor Luís Aires, acesso, entrada 1, Metrô Itaquera (plataforma E).

Linhas de ônibus alternativas para chegar ao Parque do Carmo

Como as filas para embarque da linha de ônibus especial que eu citei acima costumam ser grandes, confira abaixo outras alternativas de linhas de ônibus da SPTrans que passam pela Avenida Afonso de Sampaio e Sousa na altura dos portões 1 e 2:

352A-10 Jardim Helena – Terminal São Mateus
3027-10 Vila Minerva – Shopping Aricanduva
3743-10 São Mateus – Metrô Itaquera
4002-10 Guaianazes – Terminal Vila Carrão
N402-11 Metrô Itaquera – Terminal Vila Carrão

E confira também outras alternativas de linhas de ônibus da SPTrans que passam pela Avenida Osvaldo Pucci na altura do portão 3:

213C-10 Itaim Paulista – Vila Califórnia
407H-10 Jardim São Francisco – Metrô Itaquera
3539-10 Cidade Tiradentes – Metrô Bresser
3789-10 Cidade Tiradentes – Metrô Itaquera
3796-10 Gleba do Pêssego – Metrô Itaquera
4008-10 Jardim Cibele – Terminal Vila Carrão

É importante consultar os horários e itinerários das linhas de ônibus que citei acima na seção Itinerários no site da SPTrans, digite o número ou nome da linha em “Planeje sua viagem” e depois “Por linha”, no topo do site.

Seis linhas funcionarão com itinerários alternativos na região do Parque do Carmo

3539/10 Cidade Tiradentes – Metrô Bresser
407H/10 Jardim São Francisco – Metrô Itaquera
Ida: normal até a Avenida Osvaldo Pucci, Avenida Antônio Ricardo da Silva, Avenida Francisco Tranchesi, Rua Harry Dannemberg, seguindo normal.
Volta: normal até Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Rua Arcádia Paulistana, Rua Inácio Bernardes, Rua Venâncio Lisboa, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Avenida Osvaldo Pucci, seguindo normal.

4008/10 Jardim Cibele – Terminal Vila Carrão
Ida: normal até a Avenida Osvaldo Pucci, Avenida Antônio Ricardo da Silva, Avenida Francisco Tranchesi, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Rua Arcádia Paulistana, seguindo normal.
Volta: normal até a Rua Venâncio Lisboa, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Avenida Osvaldo Pucci, seguindo normal.

513C/10 Vila Califórnia – Estação de Transferência Itaquera
Ida: normal até a Avenida Osvaldo Pucci, Avenida Antônio Ricardo da Silva, Avenida Francisco Tranchesi, Rua Harry Dannenberg, seguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Afonso Sampaio e Souza, Rua Arcádia Paulistana, Rua Inácio Bernardes, Rua Venâncio Lisboa, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Avenida Osvaldo Pucci, seguindo normal.

3789/10 Cidade Tiradentes – Metrô Itaquera
3796/10 Gleba do Pêssego – Metrô Itaquera
Ida: normal até a Avenida Osvaldo Pucci, Avenida Antônio Ricardo da Silva, Avenida Francisco Tranchesi, Rua Harry Dannenberg, seguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Rua Arcádia Paulistana, Rua Inácio Bernardes, Rua Venâncio Lisboa, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Avenida Osvaldo Pucci, seguindo normal.

Para os dias 3 e 4 de agosto (sábado e domingo):

373L/10 Jardim Limoeiro – Metrô Itaquera
3031/10 Jardim Alto Paulistano – Metrô Itaquera
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Rua Arcádia Paulistana, Rua Inácio Bernardes, Rua Venâncio Lisboa, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Avenida Osvaldo Pucci, seguindo normal.

LINHAS DE ÔNIBUS DA EMTU

Pelo que pesquisei tem três linhas de ônibus intermunicipais da EMTU que passam pela Avenida Afonso de Sampaio e Sousa:

087 Santo André (Terminal Metropolitano Santo André Leste) – São Paulo (Metrô Itaquera)
205 Poá (Terminal Rodoviário Pedro Fava – Cidade Kemel) – São Paulo (Parque Dom Pedro II)
328 Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José) – São Paulo (São Mateus)

Para consultar os horários e itinerários das três linhas de ônibus que citei acima, acesse a seção Itinerários e Tarifas no site da EMTU e digite o número da linha.

ESTACIONAMENTO

O Parque do Carmo possui estacionamento com vagas gratuitas (não são muitas) com acesso pelo portão 3 na Avenida Osvaldo Pucci, mas costuma lotar no sábado e principalmente no domingo.

Caso você for de carro, a dica é ir ao Parque do Carmo na sexta-feira no período da tarde ou chegar logo cedo no sábado e domingo. Do estacionamento até o Bosque das Cerejeiras a caminhada dura de 15 a 20 minutos. Não deixe o carro do lado de fora do parque, está sujeito a furtos ou vandalismo.

MONITORAMENTO DO TRÂNSITO

A Companhia de Engenharia de Tráfego vai monitorar o trânsito na região do Parque do Carmo, de sexta-feira, dia 2 de agosto, a domingo, dia 4 de agosto, das 7h às 20h, para a realização do festival.

Alterações

Sexta-feira, dia 2 de agosto

Bloqueios Operacionais e monitoramento

A partir das 7h:

  • Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, Avenida Osvaldo Pucci e Rua Venâncio Lisboa.

A partir das 11h:

  • Avenida Afonso de Sampaio e Sousa com a Avenida Osvaldo Pucci;
  • Avenida Afonso de Sampaio e Sousa com a Rua Venâncio Lisboa;

Sábado e domingo, dias 3 e 4 de agosto

A partir das 7h:

  • Bloqueio do canteiro central da Avenida Afonso de Sampaio e Souza com a Avenida Osvaldo Pucci.

Implantação de mão única de direção

  • Avenida Osvaldo Pucci, entre a Avenida Afonso de Sampaio e Sousa e Rua Antônio Ricardo da Silva, no sentido Rua John Speers;
  • Rua Antônio Ricardo da Silva, entre a Avenida Osvaldo Pucci e Rua Francisco Tranches, no sentido da Rua Francisco Tranchesi;
  • Rua Francisco Tranchesi, entre a Rua Antônio Ricardo da Silva e Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, no sentido da Avenida Afonso de Sampaio e Sousa;
  • Rua Arcádia Paulistana (entre a Avenida Afonso de Sampaio e Souza e Rua Inácio Bernardes), sentido Rua Inácio Bernardes;
  • Rua Inácio Bernardes (entre a Rua Arcádia Paulistana e Rua Venâncio Lisboa), sentido Rua Venâncio Lisboa;
  • Rua Venâncio Lisboa (entre a Rua Inácio Bernardes e Avenida Afonso de Sampaio e Souza), sentido Avenida Afonso Sampaio e Souza;

Alternativas

Sentido Centro:

  • Os veículos provenientes do bairro Itaquera se dirigindo para a Avenida Aricanduva devem utilizar a Avenida Líder e Avenida Itaquera;
  • Os veículos provenientes do bairro Itaquera se dirigindo ao Parque do Carmo ou Sesc devem seguir a direita pela Avenida Harry Dannemberg, Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, virando à direita na Rua Arcádia Paulistana, à esquerda na Rua Inácio Bernardes, à esquerda na Rua Venâncio Lisboa, à esquerda na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, virando à direita na Rua Osvaldo Pucci acessando assim o Portão 3 do Parque do Carmo ou seguindo em frente ao seu destino;
  • Os veículos provenientes da Rua John Speers e Avenida Adriano Bertozzi se dirigindo para o estacionamento do Parque do Carmo deverão seguir pela Avenida Osvaldo Pucci, virar à direita na Rua Antônio Ricardo da Silva, à esquerda na Rua Francisco Tranchesi e à esquerda na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, virando à direita na Rua Arcádia Paulistana, à esquerda na Rua Inácio Bernardes, à esquerda na Rua Venâncio Lisboa, à esquerda na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, virando à direita na Rua Osvaldo Pucci acessando assim o Portão 3 do Parque do Carmo;
  • Os veículos provenientes da Rua John Speers e Avenida Adriano Bertozzi se dirigindo para São Mateus deverão seguir pela Avenida Osvaldo Pucci, virar à direita na Rua Antônio Ricardo Silva, à esquerda na Rua Francisco Tranchesi e à esquerda na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa seguindo seu destino;
  • Os veículos provenientes da Rua John Speers e Avenida Adriano Bertozzi se dirigindo para Itaquera deverão seguir pela Avenida Osvaldo Pucci, virar à direita na Rua Antônio Ricardo da Silva, à esquerda na Rua Francisco Tranchesi e à direita na Avenida Harry Dannemberg;

Sentido Bairro:

  • Os veículos provenientes da Avenida Aricanduva se dirigindo ao bairro de Itaquera devem utilizar a Avenida Itaquera e Avenida Líder;

LEIA TAMBÉM

  • O Alan Borges escreveu no blog Descobertas Bárbaras sobre a sua visita ao Festival das Cerejeiras em agosto de 2017.
  • A Edileia do blog Qualquer Viagem visitou a edição de 2017 e também conta como foi a sua visita ao Festival das Cerejeiras.
  • No site da Prefeitura de São Paulo foi divulgada a programação completa da Festa das Cerejeiras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu espero ter ajudado com as informações sobre como chegar ao Parque do Carmo para acompanhar o Festival das Cerejeiras utilizando transporte público, além das informações do estacionamento e monitoramento do trânsito.

Qualquer dúvida você pode me enviar um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br ou enviar uma mensagem no Whatsapp (11) 96292-9448 que irei te responder. Eu desejo pra você que vai ao festival que aproveite bastante!

Mais informações sobre o Parque do Carmo podem ser obtidas nos telefones (11) 2748-0010 ou 2746-5001. Siga também a Festa das Cerejeiras no Instagram e curta a página no Facebook.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here