Aeroporto Santos Dumont: Reforma da pista principal começa no final de agosto

55
Aeroporto Santos Dumont
Aeroporto Santos Dumont (Foto: Divulgação)
Publicidade

Você costuma pegar voo para o aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro? Saiba que entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro vão acontecer obras de manutenção na pista principal do aeroporto.

As obras estavam programadas para ter início no dia 12 de agosto, mas no final de junho a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) comunicou que a Agência Nacional de Aviação Civil solicitou que fossem realizadas adequações na pista auxiliar que permitissem absorver parte dos voos operados no aeroporto.

Com isso, durante os 29 dias das obras, as companhias aéreas Azul, Latam e Gol poderão operar com aeronaves tipo turbojato, tais como Embraer E-190, Airbus A318 e Boeing 737-700, “minimizando o impacto para os mais de 770 mil passageiros que passam por mês pelo terminal carioca”, diz a estatal.

Para garantir o cumprimento do prazo de 29 dias para a execução das obras, serão alocadas equipes 24 horas por dia, 7 dias por semana. O fechamento da pista principal para as obras é necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento: camada porosa de atrito que não permite emendas e, por isso, inviabiliza a realização dos trabalhos em períodos intercalados.

A camada porosa de atrito melhora a performance do pouso e decolagem das aeronaves, bem como propicia melhor escoamento da água em dias de chuva.

Quem tiver voo marcado para esse período deve procuras as companhias aéreas (confira abaixo o posicionamento das companhias aéreas) para informações sobre possíveis transferências ou cancelamentos para o aeroporto do Galeão.

A última vez que a pista principal do aeroporto Santos Dumont precisou ser fechada para obras de manutenção foi em 2009, o aeroporto operou normalmente no período por meio da pista auxiliar.

Azul

A Azul vai transferir parte de suas operações regulares para o aeroporto do Galeão. A Azul informou que vai manter todos os voos hoje operados pelos aviões modelo ATR no aeroporto. Confira o comunicado na íntegra:

“Em esforço conjunto com a Infraero, que administra o Santos Dumont, a companhia manterá todos os voos hoje operados pelas aeronaves modelo ATR no aeroporto e, a partir de setembro, também as ligações com os jatos da Embraer para Vitória, reforçando, assim, o interesse da Azul em continuar operando no Santos Dumont com as mesmas condições de segurança atuais. Abaixo, os detalhes da operação da empresa no Rio ao longo das obras:

Período de 24 a 31 de agosto
Voos para Campos, São José dos Campos e Ribeirão Preto permanecem no Santos Dumont. As demais operações da Azul são transferidas para o Galeão.

Período de 01 a 20 de setembro
Voos para Campos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Vitória permanecem no Santos Dumont. As demais operações da Azul são transferidas para o Galeão.

Em caso de dúvidas, a Azul disponibiliza seus canais oficiais de atendimento para esclarecimentos. Os números são: 4003 1118 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (para demais regiões).”

Latam

Em comunicado, a Latam recomenda aos passageiros que redobrem a atenção ao horário dos voos com origem ou destino ao aeroporto Santos Dumont.

“Para garantir a segurança de suas operações durante o período das obras, a Latam precisou transferir temporariamente todas as suas operações do Santos Dumont (Rio de Janeiro) para o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim. Os voos transferidos sofrem pequenos ajustes nos horários de decolagem.

A venda de passagens aéreas para o aeroporto está suspensa pela Latam para voos no período de obras.

A companhia lamenta os possíveis inconvenientes que esta situação, alheia à sua vontade, possa causar. Os passageiros afetados pela suspensão estão sendo comunicados pela companhia sobre a alteração do aeroporto de embarque e podem efetuar a remarcação ou reembolso integral de seus bilhetes sem custo adicional, caso desejem.

Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Vendas, Informações, Fidelidade e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570-5700 nas demais localidades do Brasil) ou procurar uma loja da companhia.”

Transporte entre aeroportos

Para mitigar os impactos, a Latam irá oferecer transporte terrestre gratuito de hora em hora para os passageiros entre os dois aeroportos durante o período de obras.

Os lugares nos ônibus estarão disponíveis conforme ordem de chegada dos clientes. Para acessá-los, basta apresentar documento pessoal com foto válido para embarque, além do localizador do voo, a reserva ou o cartão de embarque.

Transporte terrestre de hora em hora entre os aeroportos:

Santos Dumont – Terminal Único
Primeira partida: 4h
Última partida: 20h

Galeão – Terminal 1
Primeira partida: 6h
Última partida: 22h

Gol

Confira o comunicado da Gol sobre as alterações no aeroporto Santos Dumont:

“A Gol informa que recentemente foi oficializado pelos órgãos reguladores o período de obras do aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Segundo o documento de 24 de agosto a 21 de setembro a pista principal estará totalmente interditada para receber operações.

Sendo Segurança o valor número um da GOL, que direciona absolutamente todas as iniciativas da empresa, a companhia transferiu temporariamente, durante este período, todos os voos com pousos e decolagens desse terminal para o aeroporto internacional Tom Jobim – RIOgaleão. A companhia reitera que algumas operações tiveram pequenos ajustes no horário de partida, por isso é recomendado que, em caso de dúvidas, o Cliente consulte a situação de seu voo no site da Gol ou aplicativo.

Durante o período de obras, as vendas de passagens aéreas com destino ou origem ao aeroporto de Santos Dumont foram suspensas pela Gol dos canais oficiais. Todos os Clientes com viagem programada para esse período estão sendo informados sobre a alteração em seus voos. A Central de Relacionamento com o Cliente está à disposição pelo telefone 0800 704 0465.”

Transporte entre aeroportos

A Gol também oferecerá transporte gratuito entre os aeroportos Santos Dumont e do Galeão.

Seguros Promo

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here