Vai ter rodízio em julho?

Vai ter rodízio em julho? Essa é uma das perguntas mais recorrentes quando chega esta época do ano, quando temos as tradicionais férias escolares. A Companhia de Engenharia de Tráfego informou que o Rodízio Municipal de Veículos para veículos de passeio e caminhões será mantido neste mês de julho de 2019, exceto nos dias 8 e 9 de julho, feriado prolongado da Revolução Constitucionalista.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Isso significa que os veículos com placas finais relacionados abaixo, não poderão circular na área delimitada mostrada acima, de segunda a sexta-feira das 7h às 10h e das 17h às 20h.

    Segunda-feira: placas final 1 e 2
    Terça-feira: placas final 3 e 4
    Quarta-feira: placas final 5 e 6
    Quinta-feira: placas final 7 e 8
    Sexta-feira: placas final 9 e 0

    Mas atenção! Quem for flagrado dirigindo seu veículo no dia e horário não permitido estará sujeito a multa de R$ 130,16 e quatro pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação. O Rodízio Municipal de Veículos tem o objetivo de reduzir o volume de veículos nas ruas da capital paulista, contribuindo com a melhor fluidez do trânsito.

    Vale lembrar que além da permanência do Rodízio Municipal de Veículos, continuam valendo normalmente o rodízio para caminhões, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento.

    Rodízio em julho

    A Lei 12.490 de 3 de outubro de 1997, que instituiu o rodízio de veículos, originalmente liberada os veículos para circulação no mês de julho, em virtude das férias escolares. Entretanto, a partir do decreto 39.539 de junho de 2000, a liberação passou a não ser mais feita.

    A Companhia de Engenharia de Tráfego não suspende o rodízio em julho desde 2007, quando foi feita uma suspensão experimental da restrição na capital paulista no período de 2 a 11 de julho.

    O que resultou a alteração? Segundo consta no site Companhia de Engenharia de Tráfego, “foi a observação de que, nas férias de julho, ocorre uma redução do número de viagens pela manhã, principalmente devido às férias escolares, o que não significa uma redução do número de veículos na cidade. O que constatamos é uma redução de 6% e 7% no volume de veículos na cidade”.

    “No período de férias, a média de lentidão da cidade, no horário de pico, fica em torno de 96 km. A redução no período da tarde é menos expressiva.”

    Os índices apontam que apesar da média no período da manhã ser menor, o mesmo não acontece no período da tarde, então concluiu-se que o rodízio não seria mais suspenso.

    Ainda segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego é necessário a manutenção do rodízio no mês de julho para garantir a melhoria no trânsito, principalmente no horário de pico da tarde e noite.

    Mobilidade Sampa

    Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

    Então curta nossa página no Facebook.

    Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

    Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

    Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

    Deixe um comentário