Estrada de Ferro Campos do Jordão terá passeio de Maria-Fumaça a partir deste sábado, dia 13

A partir deste sábado, dia 13 de julho, a temporada de inverno de Campos do Jordão terá mais uma atração para os turistas. A Estrada de Ferro Campos do Jordão promoverá a volta do tradicional passeio de Maria-Fumaça, em um trecho de 4 quilômetros entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia.

Estão programadas quatro viagens por dia, aos sábados, domingos e feriados nacionais, com saídas às 11h, 13h, 15h e 17h da estação Emílio Ribas, no Capivari. O tempo total do percurso de ida e volta é de 30 minutos e cada viagem tem capacidade para até 64 passageiros.

  • Viu algo no trânsito? Acidente, congestionamento ou falha no transporte? Envie agora no WhatsApp (11) 96292-9448 ou marque @mobilidadesampa. Sua informação ajuda milhares de pessoas em tempo real!
  • Siga o Mobilidade Sampa: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp e Telegram.
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais.
  • Neste primeiro fim de semana, o bilhete terá preço promocional de reinauguração, no valor de R$ 23,00 por pessoa. O ingresso pode ser adquirido nas estações da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Crianças com até 5 anos de idade, no colo de um acompanhante, não pagam passagem.

    Foto: Divulgação

    A volta do passeio de Maria-Fumaça foi possível graças a um convênio firmado em maio deste ano com a Prefeitura de Taubaté. A administração municipal cedeu temporariamente a locomotiva para a Estrada de Ferro Campos do Jordão, que em contrapartida vai oferecer treinamento a funcionários da prefeitura na condução desse tipo de trem.

    Antes de entrar em operação, o veículo passou por revisão na oficina da ferrovia em Campos do Jordão e por testes na via férrea.

    A locomotiva a vapor agora utilizada na estrada de ferro é de origem alemã, fabricada em 1927 pela empresa Linke-Hofmann-Werke. Da década de 1920 até a década de 2000 operou em uma usina de cana-de-açúcar, em São José da Laje, no Estado de Alagoas. Em 2004, foi para o Parque do Itaim, em Taubaté, no Vale do Paraíba.

    Desde agosto de 2015 a Estrada de Ferro Campos do Jordão não realizava passeios em uma locomotiva a vapor, devido a um desgaste na antiga locomotiva.

    Serviço

    Passeio: Maria-Fumaça
    Dias de operação: sábados, domingos e feriados nacionais
    Trajeto: entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia (4 quilômetros)
    Duração: 30 minutos (ida e volta)
    Horários: saída às 11h, 13h, 15h e 17h da estação Emílio Ribas
    Tarifa promocional: R$ 23,00

  • Siga o Mobilidade Sampa: BlueSky e Threads.
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!