A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego, incluiu mais dois endereços na Operação Fluidez: os agentes começaram a atuar na Rua Itambé, ponto considerado crítico em frente à estação Santo André da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e também iniciaram ações no acesso da Avenida Industrial para Avenida Prestes Maia e Viaduto Castelo Branco, sentido Avenida dos Estados.
A iniciativa tem como objetivo reduzir em até 50% o tempo em trânsito congestionado, considerando situações de trânsito normal, sem acidentes ou veículos parados.
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O trecho da Rua Itambé conta com veículos estacionados de forma irregular, causando transtornos à circulação dos automóveis. Por isso, a intervenção dos agentes na fiscalização para melhorar a fluidez faz parte da medida, realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, das 17h às 19h30 e das 22h30 às 23h.
No caso do acesso da Avenida Industrial identificou-se trânsito saturado com fila de espera na Avenida Prestes Maia, sentido Avenida dos Estados. O foco da ação, que está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h30, é melhorar a fluidez da Avenida Prestes Maia para acesso à Avenida dos Estados e segundo subdistrito.
As ações incluem alteração de programação semafórica, sinalização de apoio com balizadores, intervenção dos agentes monitorando e acompanhando o fluxo para fluidez e segurança, além de uma nova câmera de monitoramento que observa o tráfego de veículos em toda a rotatória, verificando se há automóveis imobilizados e repassando as informações via rádio para os agentes no local.
A Operação Fluidez conta com o apoio de guinchos que dão suporte em casos de chamados de urgência e com a Central de Monitoramento de Trânsito, que atua com sistema independente de semáforos sincronizados e inteligentes que trabalham em tempo real e monitoram cruzamentos na cidade.
Este sistema realiza ainda a contagem de veículos e mede a velocidade do tráfego com ajustes automáticos nos tempos dos semáforos. Estas medições são feitas por câmeras e laços detectores físicos e virtuais, todos controlados nesta moderna central.
As equipes do Departamento de Engenharia de Tráfego são divididas em três turnos (matutino, vespertino e noturno), em que são destacados 51 agentes, distribuídos nos turnos em 17 viaturas e contam ainda com estrutura logística que contempla a utilização de 80 balizadores móveis e 10 supercones (cones mais largos e mais altos).
As principais vias e corredores de trânsito da cidade são contemplados nesta operação, destacando para os eixos da Avenida Ramiro Colleoni, Rua Venezuela, Avenida Prefeito Justino Paixão, Rua Álvares de Azevedo, Praça Engenheiro Roldão dos Santos Ferreira, Viaduto Ângelo Gaiarsa, Rua Coronel Alfredo Fláquer, Rua Elisa Fláquer, Rua Delfim Moreira, Avenida Portugal e Avenida Edson Danilo Dotto (Perimetral).