Como funciona o aplicativo de Zona Azul – Zul Digital

O Zul Digital é uma solução inteligente para estacionamento rotativo e está disponível em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

428
Aplicativo Zul Digital
A Zona Azul é essencial para democratizar o uso das ruas e avenidas públicas do País

O que é a Zona Azul Digital?

Para entender o que é a Zona Azul Digital, primeiro precisamos conhecer o conceito de Zona Azul, nome dado ao sistema de estacionamento rotativo público do Brasil. O modelo de estacionamento surge devido à alta demanda por vagas nos grandes centros, e era através de um tíquete de papel comprado que o motorista conseguia o direito de parar seu carro em uma das vagas regulamentadas.

Mas, em 2016, o sistema de estacionamento rotativo foi modernizado na cidade de São Paulo quando a Prefeitura de São Paulo autorizou o uso da tecnologia para acessar o serviço. A partir de então, a Zona Azul passaria a ser acessada por aplicativos de celulares, e o talão de papel seria extinto em São Paulo.

Com o sucesso do novo modelo, a Zona Azul Digital se difundiu para outras cidades do Brasil graças à facilidade, praticidade e segurança que os aplicativos oferecem ao usuário.

Rotatividade de carros
A rotatividade de carros nas vagas faz com que o fluxo do trânsito melhore

Para estacionar em uma das vagas, o motorista utiliza um cartão digital, que está disponível para a compra em aplicativos regulamentados pelo órgão de trânsito. Ou seja, ao invés de ter que procurar algum ponto de venda, o motorista precisa apenas estar com o celular no bolso para estacionar nas vagas de Zona Azul.

Porém, ainda existe a possibilidade de comprar o Cartão Azul Digital, conhecido como CAD, em postos de venda autorizados, como bancas de revista e padarias.

A vida do motorista fica mais prática, descomplicada e segura, já que agora não precisa mais sair do carro para procurar pelo cartão rotativo de papel. Além disso, a prefeitura combate adulterações e falsificações dos antigos cartões de papel com uma fiscalização mais eficiente, o que contribui para a arrecadação do município.

Cidades diferentes, regras diferentes

Para utilizar o estacionamento rotativo digital, primeiro você deve checar se o serviço já está disponível em sua cidade. O modelo está acessível em muitas cidades do Brasil como; São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza etc. Mas, em outras áreas, ela continua com o sistema antigo, de cartões físicos.

Cada cidade é responsável pela própria regulamentação, fiscalização e controle de seu sistema de estacionamento rotativo. No artigo 30 da Constituição Federal, o inciso V fala que compete aos municípios “organizar e prestar diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial”.

Ou seja, o valor de cada cartão digital e as regras de utilização irão depender da regulamentação da cidade. Ou seja, não dá para utilizar o mesmo aplicativo ou ativar um Cartão Azul Digital comprado em municípios diferentes.

Vale dizer também que a única maneira de comprar o Cartão Azul Digital em dinheiro é nos postos autorizados.

Vagas de Zona Azul
Após mais de 40 anos de sua criação, a capital paulista conta com 41.876 vagas de Zona Azul, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego

Em São Paulo, o Cartão Azul Digital tem o preço único de R$ 5,00, e a regra geral de funcionamento da Zona Azul da cidade é que 1 CAD equivale a 1 hora de estacionamento. Porém, existem exceções.

No Parque do Ibirapuera, 1 CAD vale por 2 horas, e na Praça Charles Miller, 1 CAD vale por 3 horas. No Mercado da Cantareira, a Zona Azul funciona todos os dias da semana, inclusive aos domingos.

As regras se diferem de região para região por conta da necessidade de promover a rotatividade de utilização das vagas no local. Então, é importante que o motorista fique atento às regras de funcionamento do local onde estacionou seu veículo.

Caso o veículo esteja estacionado de forma irregular em uma vaga de Zona Azul, isto é sem o cartão digital ou com o tempo já expirado, o proprietário do carro pode ser autuado.

De acordo com o artigo 181, a infração por estacionar em desacordo com as placas de estacionamento regulamentado é grave e será aplicada uma multa de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação no valor de R$ 195,23.

Como usar o Zul Digital – aplicativo de Zona Azul?

O aplicativo Zul Digital é uma solução inteligente para o sistema de estacionamento rotativo público no Brasil. O serviço, que era antes através de talões de papel, agora, consegue ser acessado diretamente pelo celular.

Caso a cidade que você procura já possua o sistema digital de estacionamento rotativo, basta baixar o Zul Digital em seu celular. Ele está disponível nas versões iOS e Android nas cidades de:

Após o download, você deve fazer seu cadastro no aplicativo com dados pessoais e escolher uma forma de pagamento, como o cartão de crédito ou o boleto. O Zul Digital é o aplicativo que oferece a melhor experiência de pagamento de Zona Azul.

O próximo passo é inserir informações do carro, como placa do veículo e modelo. Depois, você deve comprar o CAD, como é popularmente conhecido, mas pode variar de nome de região para região no Brasil. Ele é o comprovante de estacionamento da Zona Azul Digital. Tudo pronto, basta ativar seu CAD que o aplicativo te localizará no mapa.

Como o motorista não deixa nenhum comprovante no painel do veículo, a fiscalização é feita de forma digital. Guardas municipais de trânsito possuem um sistema inteligente para averiguar se o carro estacionado está ou não irregular.

Quando você faz a compra pelo celular, é possível acompanhar o tempo que falta para o cartão acabar. Outro ponto positivo de comprar é prolongar o tempo de permanência com apenas um toque, caso seja possível estender o tempo segundo as regras da Zona Azul do local.

Confira o vídeo abaixo para entender o passo a passo de como o Zul Digital funciona:

É facil, prático e seguro estacionar seu carro com o Zul Digital.

Acesse o site do Zul Digital clicando aqui ou baixe o aplicativo de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador ou Fortaleza.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here