22.4 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Pesquisa avalia qualidade dos aeroportos de Viracopos, Congonhas e Guarulhos

O Ministério da Infraestrutura divulgou nesta quarta-feira, dia 24 de abril, o resultado da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada no primeiro trimestre de 2019.

A pesquisa ouviu 19.820 pessoas, sendo 14.216 passageiros de voos domésticos e 5.604 passageiros de voos internacionais nos 20 principais aeroportos do País. O levantamento avaliou 37 indicadores, além da satisfação geral do aeroporto.

O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, administrado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, teve o melhor índice geral entre os 20 aeroportos. O aeroporto (na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros por ano) recebeu nota 4,77 de satisfação geral.

O Aeroporto de Congonhas, na categoria de acima de 15 milhões de passageiros por ano, ficou na 12º posição e recebeu nota 4,36 de satisfação geral.

Já o Aeroporto de Guarulhos, também na categoria de acima de 15 milhões de passageiros por ano, administrado pela concessionária GRU Airport, ficou na 14º posição e recebeu nota 4,33 de satisfação geral.

A nota média de satisfação geral foi 4,39. A nota está acima da meta estabelecida pela Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias, que é 4. Cada indicador é avaliado com notas numa escala de 1 a 5: 1 (muito ruim), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom).

Aeroporto de Viracopos

Confira abaixo os resultados dos 37 indicadores avaliados do Aeroporto de Viracopos pelos passageiros:

1 – Facilidade de desembarque no meio-fio: 4,67
2 – Tempo de fila na inspeção de segurança: 4,79
3 – Confiabilidade da inspeção de segurança: 4,81
4 – Cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança: 4,77
5 – Qualidade da sinalização do aeroporto: 4,60
6 – Disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo: 4,57
7 – Disponibilidade de tomadas: 4,58
8 – Qualidade da internet/wi-fi disponibilizada pelo aeroporto: 4,27
9 – Disponibilidade de sanitários: 4,56
10 – Limpeza dos sanitários: 4,62
11 – Disponibilidade de assentos na sala de embarque: 4,71
12 – Sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto: 4,78
13 – Limpeza geral do aeroporto: 4,83
14 – Conforto térmico do aeroporto: 4,72
15 – Conforto acústico do aeroporto: 4,72
16 – Qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem: 4,76
17 – Qualidade das instalações de estacionamento de veículos: 4,49
18 – Disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos: 4,29
19 – Custo-benefício do estacionamento: 3,55
20 – Quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes: 3,91
21 – Custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes: 3,15
22 – Disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio: 4,18
23 – Quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais: 4,09
24 – Custo-benefício dos produtos comerciais: 3,33
25 – Tempo de fila no check-in (autoatendimento): 5,00
26 – Tempo de fila no check-in (balcão): 4,75
27 – Cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in: 4,91
28 – Qualidade da informação prestada por companhia aérea: 4,81
29 – Velocidade de restituição de bagagem: 4,40
30 – Integridade da bagagem: 4,53
31 – Tempo de fila na emigração: 4,86
32 – Cordialidade dos funcionários da emigração: 4,82
33 – Tempo de fila na imigração: 4,70
34 – Cordialidade dos funcionários da imigração: 4,80
35 – Tempo de fila da aduana: 4,79
36 – Cordialidade do funcionário da aduana: 4,79
37 – Disponibilidade de transporte público para o aeroporto: 4,61

Desde que o aeroporto foi concedido para a iniciativa privada em 2013, esse é o 11º trimestre que o Aeroporto de Viracopos, é eleito o melhor do Brasil.

Em fevereiro deste ano, o aeroporto já havia recebido, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil, em Brasília, o prêmio de Melhor Aeroporto do Brasil em 2018 na pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria da Aviação Civil.

O diretor-presidente do Aeroporto de Viracopos, Gustavo Müssnich, considera que esta avaliação reflete os esforços da equipe em busca da excelência nos serviços prestados no aeroporto. “Em que pese as dificuldades financeiras decorrentes, em boa parte, do não-reconhecimento dos pleitos de reequilíbrios econômicos e financeiros pelo Poder Concedente da ordem de R$ 2,4 bilhões a favor de Viracopos, o aeroporto mantém o nível de excelência nos seus serviços e operação”, disse o diretor-presidente.

Mesmo com toda a estrutura e qualidade reconhecida, o Aeroporto de Viracopos continua com grande capacidade ociosa em razão da crise econômica que gerou frustração de demanda no aeroporto. Em 2018, Viracopos previa receber até 18 milhões de passageiros, de acordo com estudos do governo federal, mas teve 9,2 milhões. “A falha do edital de concessão foi imputar às concessionárias as obrigações de grandes investimentos não atrelados a gatilhos de demanda”, declarou o presidente.

“Restando menos de 30 dias para a votação da Assembleia Geral de Credores, o Aeroporto de Viracopos tem a expectativa de aprovar seu Plano de Recuperação Judicial, considerando ser esta a melhor saída para credores, clientes e colaboradores do aeroporto. A não-aprovação do Plano de Recuperação Judicial colocará em risco o projeto de Viracopos”, concluiu Gustavo Müssnich.

Aeroporto de Congonhas

Confira abaixo os resultados dos 37 indicadores avaliados do Aeroporto de Congonhas pelos passageiros:

1 – Facilidade de desembarque no meio-fio: 3,76 (segunda pior nota)
2 – Tempo de fila na inspeção de segurança: 4,52
3 – Confiabilidade da inspeção de segurança: 4,36 (pior nota)
4 – Cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança: 4,43 (pior nota)
5 – Qualidade da sinalização do aeroporto: 4,21
6 – Disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo: 4,24
7 – Disponibilidade de tomadas: 3,68
8 – Qualidade da internet/wi-fi disponibilizada pelo aeroporto: 3,07 (pior nota)
9 – Disponibilidade de sanitários: 4,00
10 – Limpeza dos sanitários: 4,09
11 – Disponibilidade de assentos na sala de embarque: 4,20
12 – Sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto: 4,09 (pior nota)
13 – Limpeza geral do aeroporto: 4,31 (quarta pior nota)
14 – Conforto térmico do aeroporto: 4,00 (segunda pior nota)
15 – Conforto acústico do aeroporto: 3,91 (segunda pior nota)
16 – Qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem: 4,65
17 – Qualidade das instalações de estacionamento de veículos: 4,60
18 – Disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos: 4,20
19 – Custo-benefício do estacionamento: 3,44
20 – Quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes: 3,96
21 – Custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes: 2,54 (pior nota)
22 – Disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio: 3,79
23 – Quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais: 4,35 (melhor nota)
24 – Custo-benefício dos produtos comerciais: 2,72 (pior nota)
25 – Tempo de fila no check-in (autoatendimento): 4,55 (quarta pior nota)
26 – Tempo de fila no check-in (balcão): 4,32 (quarta pior nota)
27 – Cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in: 4,74
28 – Qualidade da informação prestada por companhia aérea: 4,53
29 – Velocidade de restituição de bagagem: 4,62
30 – Integridade da bagagem: 4,56
31 – Tempo de fila na emigração: não avaliado
32 – Cordialidade dos funcionários da emigração: não avaliado
33 – Tempo de fila na imigração: não avaliado
34 – Cordialidade dos funcionários da imigração: não avaliado
35 – Tempo de fila da aduana: não avaliado
36 – Cordialidade do funcionário da aduana: não avaliado
37 – Disponibilidade de transporte público para o aeroporto: 3,96 (pior nota)

Referente as piores avaliações, conclui-se que a administração do Aeroporto de Congonhas precisa melhorar a questão da segurança do aeroporto no que se refere a confiabilidade da inspeção, cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção e a sensação de segurança nas áreas públicas.

A qualidade da conexão de internet das operadoras de telefonia e wi-fi precisa ser melhorada. O preço dos produtos vendidos em lanchonetes e restaurantes, além dos produtos comerciais ainda é considerado muito caro pelos passageiros que passam pelo Aeroporto de Congonhas.

E a oferta de transporte público para chegar ou sair do aeroporto, ainda é considerada péssima pelos passageiros que responderam a pesquisa, recebendo a pior nota entre os 20 aeroportos.

Recentemente foram feitas modificações de tráfego no entorno do aeroporto, no início causaram confusão e congestionamento, a linha 17-Ouro de monotrilho prometida para a Copa do Mundo de 2014 ainda não ficou pronta, as obras vêm sofrendo uma série de entraves e atrasos, quando pronta a Estação Congonhas ficará ao lado do aeroporto.

Uma das poucas alternativas para chegar ao Aeroporto de Congonhas de transporte público é a linha de ônibus municipal 609J/10 Metrô São Judas – Congonhas da SPTrans que atende com veículos convencionais, mas pela Avenida Washington Luís também passam outras linhas de ônibus municipais.

Aeroporto de Guarulhos

Confira abaixo os resultados dos 37 indicadores avaliados do Aeroporto de Guarulhos pelos passageiros:

1 – Facilidade de desembarque no meio-fio: 4,36
2 – Tempo de fila na inspeção de segurança: 4,29 (pior nota)
3 – Confiabilidade da inspeção de segurança: 4,46
4 – Cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança: 4,51 (terceira pior nota)
5 – Qualidade da sinalização do aeroporto: 4,22
6 – Disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo: 4,22
7 – Disponibilidade de tomadas: 3,50 (quarta pior nota)
8 – Qualidade da internet/wi-fi disponibilizada pelo aeroporto: 3,26 (quarta pior nota)
9 – Disponibilidade de sanitários: 4,28
10 – Limpeza dos sanitários: 4,05
11 – Disponibilidade de assentos na sala de embarque: 4,19 (quarta pior nota)
12 – Sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto: 4,30
13 – Limpeza geral do aeroporto: 4,43
14 – Conforto térmico do aeroporto: 4,31
15 – Conforto acústico do aeroporto: 4,25
16 – Qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem: 4,42 (pior nota)
17 – Qualidade das instalações de estacionamento de veículos: 4,39
18 – Disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos: 3,77 (terceira pior nota)
19 – Custo-benefício do estacionamento: 3,08
20 – Quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes: 4,16 (segunda melhor nota)
21 – Custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes: 2,89
22 – Disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio: 3,95 (quarta melhor nota)
23 – Quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais: 4,30 (segunda melhor nota)
24 – Custo-benefício dos produtos comerciais: 3,21
25 – Tempo de fila no check-in (autoatendimento): 4,67
26 – Tempo de fila no check-in (balcão): 4,23 (segunda pior nota)
27 – Cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in: 4,57 (pior nota)
28 – Qualidade da informação prestada por companhia aérea: 4,45 (terceira pior nota)
29 – Velocidade de restituição de bagagem: 4,07 (pior nota)
30 – Integridade da bagagem: 4,26 (pior nota)
31 – Tempo de fila na emigração: 4,62
32 – Cordialidade dos funcionários da emigração: 4,72
33 – Tempo de fila na imigração: 4,49
34 – Cordialidade dos funcionários da imigração: 4,50 (terceira pior nota)
35 – Tempo de fila da aduana: 4,46 (quarta pior nota)
36 – Cordialidade do funcionário da aduana: 4,56 (quarta pior nota)
37 – Disponibilidade de transporte público para o aeroporto: 4,13 (quarta pior nota)

Referente as piores avaliações, conclui-se que a concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto de Guarulhos, precisa diminuir o tempo de fila na inspeção de segurança, no que se refere as bagagens dos passageiros, precisa melhorar a velocidade de restituição da bagagem e a integridade da bagagem (malas não devem estar sendo manuseadas adequadamente pelos funcionários).

Outra questão que precisa melhorar é no que se refere ao atendimento dos funcionários das companhias aéreas no check-in, os passageiros avaliaram negativamente a cordialidade e prestatividade dos funcionários e o tempo de fila nos balcões para fazer o check-in.

Outro destaque negativo é a oferta de transporte público para chegar ou sair do Aeroporto de Guarulhos em direção a São Paulo, o aeroporto recebeu a quarta pior nota dos passageiros. De ônibus, os passageiros são atendidos pela EMTU, através das linhas de ônibus executivas 258, 316 e 472 do serviço Airport Bus Service, além da linha de ônibus urbana 257 com ponto inicial na Estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô.

Uma outra alternativa para os passageiros é a Linha 13-Jade da CPTM que chegou a região do aeroporto, onde após inúmeros atrasos, foi inaugurada em março de 2018. Porém, a Estação Guarulhos-Aeroporto fica próxima somente do Terminal 1, para se deslocar para os três terminais do aeroporto é necessário pegar um ônibus gratuito que leva até os terminais.

Outros aeroportos

O segundo melhor aeroporto avaliado pelos passageiros foi o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no Paraná, com nota de 4,73.

O pior aeroporto avaliado pelos passageiros foi o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, em Santa Catarina, com nota de 3,94.

O relatório completo da Pesquisa de Satisfação do Passageiro disponibilizado pela Ministério da Infraestrutura pode ser baixado aqui (em formato de arquivo PDF).

tabela pesquisa passageiro
Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura

Companhias aéreas

Em relação a tempo médio de check-in e de embarque em voos domésticos, a Azul teve o melhor resultado (4 minutos e 40 segundos, 11 minutos e 51 segundos, respectivamente). Na média geral das quatro principais companhias (Azul, Gol, Avianca e Latam), o tempo de check-in foi de 6 minutos e 23 segundos; para o embarque foi de 13 minutos e 52 segundos.

Já o tempo médio para restituição da primeira bagagem, a Latam apresentou o menor tempo entre as empresas aéreas (9 minutos e 32 segundos) e a Azul teve o melhor tempo entre a restituição da primeira e da última bagagem (5 minutos e 47 segundos).

Voos

Precisa consultar as chegadas e partidas nos aeroportos de Viracopos, Congonhas e Guarulhos em tempo real? Consulte a página “Consulte seu voo” no site da Infraero Aeroportos.

Planejando sua viagem?

Seguro viagem

  • Você está de viagem marcada? Não esqueça do seu Seguro Viagem. A Seguros Promo oferece os mais completos planos de seguro de viagem, das melhores seguradoras do mercado. Faça aqui uma comparação das coberturas e dos preços, além de contar com um serviço especializado para orientar a melhor opção de seguro para a viagem!

Passagens aéreas

  • Você está planejando a sua próxima viagem? No Passagens Promo, você encontrará as melhores tarifas promocionais, dicas de viagem e informações sobre o destino.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS