O governo estadual anunciou oficialmente nesta segunda-feira, dia 22 de abril, a retomada das obras para a conclusão das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus da Linha 15-Prata na Avenida Sapopemba, que devem ser entregues até o fim deste ano.
Com essa etapa concluída, a linha vai atender em torno de 350 mil passageiros por dia útil em 13 quilômetros de extensão e dez estações.
Para finalizar as estações, o Metrô de São Paulo precisou relicitar as obras, após rescindir o contrato com a construtora Azevedo & Travassos e aplicar multas de mais de R$ 7 milhões por abandono dos serviços.
A nova empresa contratada por R$ 47,5 milhões é a Ster Engenharia, que também vai concluir a implantação da ciclovia e do paisagismo sob o traçado do monotrilho.
Outro avanço importante anunciado recentemente para a Linha 15-Prata foi a assinatura do contrato com a empresa Somague Engenharia, que venceu a concorrência para a construção da Estação Jardim Colonial na Avenida Ragueb Chohfi. As obras devem começar nas próximas semanas e a estação está programada para ser aberta em 2021.
Quando a linha estiver completa até o Jardim Colonial deverá atender mais de 400 mil passageiros por dia. Serão 15,3 km e 11 estações, com integração à Linha 2-Verde do Metrô, na Estação Vila Prudente, e aos terminais de ônibus Vila Prudente, Sapopemba e São Mateus.
O investimento total é de R$ 5,2 bilhões na construção da Linha 15-Prata de Vila Prudente ao Jardim Colonial.
Linha 15-Prata
Com tecnologia de monotrilho, a Linha 15-Prata iniciou sua operação em agosto de 2014 entre as estações Vila Prudente e Oratório, com 2,9 km de extensão, contando com o pátio de manutenção e estacionamento de trens.
Em abril do ano passado, foram entregues mais 5,5 quilômetros de trilhos, com as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. Em janeiro deste ano essas estações passaram a funcionar em horário integral, das 4h40 até meia-noite de domingo a sexta, e até 1h, na madrugada de sábado para domingo.
Mobilidade Sampa
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