Obras de quatro estações da Linha 15-Prata são retomadas

O governo estadual anunciou oficialmente nesta segunda-feira, dia 22 de abril, a retomada das obras para a conclusão das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus da Linha 15-Prata na Avenida Sapopemba, que devem ser entregues até o fim deste ano.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Com essa etapa concluída, a linha vai atender em torno de 350 mil passageiros por dia útil em 13 quilômetros de extensão e dez estações.

    Para finalizar as estações, o Metrô de São Paulo precisou relicitar as obras, após rescindir o contrato com a construtora Azevedo & Travassos e aplicar multas de mais de R$ 7 milhões por abandono dos serviços.

    Estação Jardim Planalto (Foto: Metrô de São Paulo)

    A nova empresa contratada por R$ 47,5 milhões é a Ster Engenharia, que também vai concluir a implantação da ciclovia e do paisagismo sob o traçado do monotrilho.

    Outro avanço importante anunciado recentemente para a Linha 15-Prata foi a assinatura do contrato com a empresa Somague Engenharia, que venceu a concorrência para a construção da Estação Jardim Colonial na Avenida Ragueb Chohfi. As obras devem começar nas próximas semanas e a estação está programada para ser aberta em 2021.

    Quando a linha estiver completa até o Jardim Colonial deverá atender mais de 400 mil passageiros por dia. Serão 15,3 km e 11 estações, com integração à Linha 2-Verde do Metrô, na Estação Vila Prudente, e aos terminais de ônibus Vila Prudente, Sapopemba e São Mateus.

    O investimento total é de R$ 5,2 bilhões na construção da Linha 15-Prata de Vila Prudente ao Jardim Colonial.

    Foto: Inês Pavani

    Linha 15-Prata

    Com tecnologia de monotrilho, a Linha 15-Prata iniciou sua operação em agosto de 2014 entre as estações Vila Prudente e Oratório, com 2,9 km de extensão, contando com o pátio de manutenção e estacionamento de trens.

    Em abril do ano passado, foram entregues mais 5,5 quilômetros de trilhos, com as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. Em janeiro deste ano essas estações passaram a funcionar em horário integral, das 4h40 até meia-noite de domingo a sexta, e até 1h, na madrugada de sábado para domingo.

    Pátio Oratório (Foto: Maurílio Santos)

    Mobilidade Sampa

    Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

    Então curta nossa página no Facebook.

    Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

    Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

    Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

    Deixe um comentário