O Expresso Turístico Jundiaí completa dez anos de operação nesta quinta-feira, dia 18 de abril. Criado em 2009, o serviço já transportou 66 mil turistas em 452 viagens com destino ao município, atendido pela Linha 7-Rubi.
O passeio é uma ótima oportunidade para entender mais sobre a ferrovia e conhecer um pouco da cidade popularmente conhecida como a terra da uva. Para quem quiser aproveitar o feriado e fazer o passeio, ainda, há vagas para este sábado, dia 20 de abril. A outra opção é realizar a viagem no dia 27 de abril.
O trem percorre um trajeto de 60 quilômetros entre a capital paulista e Jundiaí. O charmoso passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva, da CPTM, e dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60.
Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, os vagões foram restaurados pela CPTM sem perder o estilo. Esse trem, originalmente, pertenceu à Estrada de Ferro Araraquara que foi construída e aberta em 1898.
Jundiaí conta com diversas atrações turísticas, como, por exemplo, o Museu da Companhia Paulista, que apresenta a história das ferrovias da região de Jundiaí. Lá também é possível fazer trilhas e caminhadas na Serra do Japi, que tem 354 km² de área e é uma das poucas regiões remanescentes da Mata Atlântica.
Há também o chamado “circuito das frutas”, roteiro que proporciona uma imersão pelas fazendas da região produtoras de uva, caqui e morango entre outras frutas.
Atualmente a CPTM oferece três roteiros no serviço Expresso Turístico: Luz – Jundiaí, Luz – Mogi das Cruzes e Luz – Paranapiacaba. A tarifa unitária é de R$ 50,00, exceto para os embarques na Estação Santo André, com destino à Paranapiacaba, que saem por R$ 44,00. No entanto, os descontos podem chegar até 25% na compra de quatro passagens.
Hoje o Expresso Turístico completa dez anos! 🚂 🎉
Quer saber o valor dos bilhetes, como comprar e consultar as vagas disponíveis? Tem tudo aqui no nosso site 👉 https://t.co/cbU78BSktk pic.twitter.com/suDWMAdrIk
— CPTM (@CPTM_oficial) 18 de abril de 2019
O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Santo André. Cabe ressaltar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos destinos escolhidos. Roteiros complementares, podem ser consultados nos sites dos municípios visitados.
O embarque para qualquer um dos três roteiros ocorre às 8h30 da plataforma 4 da Estação da Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. No caso de Paranapiacaba, o trem faz uma pausa para embarque na Estação Santo André. Os percursos têm duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). Os interessados podem obter mais informações e conferir as datas para viagens no site da CPTM.