Estação Campo Belo da Linha 5-Lilás passa a funcionar em horário integral

339
estação campo belo plataforma
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

A partir deste sábado, dia 13 de abril, a Estação Campo Belo da Linha 5-Lilás de metrô passa a funcionar em horário integral, de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite, e aos sábados, das 4h40 até 1h da madrugada.

A nova estação, localizada na Avenida Santo Amaro, na esquina com a Avenida Jornalista Roberto Marinho, foi inaugurada no dia 8 de abril e desde então funciona em operação reduzida, das 10h às 15h.

Inicialmente, a nova estação vai receber 22 mil passageiros por dia e será operada pela concessionária ViaMobilidade.

Características da Estação Campo Belo

A estação recebeu o nome da região em que está localizada: Campo Belo. O corpo da estação e o seu acesso principal estão bem no meio da Avenida Santo Amaro.

Para isso, o Metrô construiu dois viadutos de 336 metros de comprimento (um para cada sentido de tráfego da Avenida Santo Amaro), que eliminaram a necessidade de cruzamento em nível com a Avenida Jornalista Roberto Marinho e liberaram o espaço para as escavações e obras.

estação campo belo interior
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Ela também foi preparada para, no futuro, receber conexão direta com o monotrilho da Linha 17-Ouro, em obras na Avenida Jornalista Roberto Marinho. Quando esta linha estiver pronta, os passageiros poderão acessar a área paga da 5-Lilás por um acesso subterrâneo exclusivo.

estação campo belo trem túnel
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Ao todo, a nova estação tem 8,1 mil m² de área construída e 22,5 metros de profundidade, que foram divididos em cinco pavimentos:

  • Acesso no nível da rua;
  • Saguão de entrada com bilheterias e linha de bloqueios;
  • Mezanino superior;
  • Mezanino de distribuição;
  • Plataforma central;
estação campo belo inauguração
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Os itens de acessibilidade são compostos por 20 escadas rolantes, 2 elevadores, piso podotátil e elementos antiderrapantes nas escadas fixas. A estação também conta com bicicletário.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here