Saiba o que abre e fecha na capital paulista durante o feriado de Carnaval

26133
o que abre e fecha são paulo

Em razão do feriado prolongado de Carnaval, diversos serviços estaduais, municipais e particulares na capital paulista estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento.

Confira abaixo o que abre e fecha na capital paulista e programe-se.

BANCOS

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira, dia 4 de março e na terça-feira, dia 5 de março. Na quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, os bancos abrirão a partir do meio-dia.

A entidade lembra que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

“Os bancos possuem ferramentas que possibilitam ao cliente agendar pagamentos e acompanhar os lançamentos na conta corrente pelo aplicativo do banco no celular”, declara o diretor-adjunto de Operações da Federação Brasileira de Bancos, Walter Tadeu Pinto de Faria.

As contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês com vencimento nos dias 4 e 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira, dia 6 de março. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento.

Já para aqueles clientes que irão passar a semana inteira viajando e não dispensam a ida até uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Federação Brasileira de Bancos e fazer a busca de acordo com o Estado do Brasil desejado e cidade desejada.

CORREIOS

No feriado de Carnaval, o atendimento dos Correios na capital paulista, Região Metropolitana, Baixada Santista, Vale do Ribeira e Alto Tietê será realizado da seguinte maneira:

Na sexta-feira, dia 1º de março, todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país. No sábado, dia 2 de março, as entregas serão feitas normalmente e haverá funcionamento somente das agências que abrem nesse dia da semana.

Nos dias 3, 4 e 5 de março, as agências não funcionarão. Nesses dias, não haverá entrega de objetos postais.

Na quarta-feira, dia 6 de março, as atividades de distribuição domiciliária e o atendimento nas agências serão realizadas normalmente.

As transações do Banco Postal e as postagens ocorridas entre os dias 2 e 5 de março serão consideradas como realizadas no próximo dia útil.

Documentos perdidos

Durante o feriado prolongado, é comum as pessoas perderem seus documentos. Para aqueles que se encontrarem nessa situação, os Correios disponibilizam o serviço de Achados e Perdidos.

Quem encontrar documentos de outras pessoas pode entregá-los pessoalmente em qualquer agência dos Correios ou depositá-los nas caixas de coleta. Depois de cadastrados, os documentos ficam à disposição para serem resgatados pelo período de 60 dias. Após esse prazo, eles são encaminhados ao órgão emissor ou origem.

Para falar com os Correios, acesse os canais de atendimento no site oficial da empresa.

TEMPO

De acordo com a previsão da Tempo Agora, na sexta-feira, dia 1º de março, a previsão é de tempo nublado, com chuvas isoladas ao longo do dia. As máximas podem chegar aos 24°C e as mínimas podem chegar aos 21ºC.

No sábado, dia 2 de março, a previsão é de sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. As máximas poderão chegar aos 27°C e as mínimas poderão chegar aos 21ºC.

No domingo, dia 3 de março, a previsão é de sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. As máximas poderão chegar aos 30°C e as mínimas poderão chegar aos 21ºC.

Na segunda-feira, dia 4 de março, a previsão é de sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. As máximas poderão chegar aos 30°C e as mínimas poderão chegar aos 22ºC.

Na terça-feira, dia 5 de março, a previsão é de sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. As máximas poderão chegar aos 31°C e as mínimas poderão chegar aos 21ºC.

Na quarta-feira, dia 6 de março, a previsão é de sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. As máximas poderão chegar aos 31°C e as mínimas poderão chegar aos 22ºC.

AGÊNCIAS DO INSS

As agências da Previdência Social estarão fechadas na segunda-feira, dia 4 de março e na terça-feira, dia 5 de março. O atendimento volta a ser feito na quarta-feira, dia 6 de março, a partir das 14h.

RECEITA FEDERAL

Nos dias 4 e 5 de março não haverá expediente nas Unidades de Atendimento da Receita Federal na capital paulista. O atendimento voltará ao normal na quarta-feira, dia 6 de março, a partir das 14h.

CARTÓRIOS

Conforme normas da Corregedoria Geral da Justiça, as unidades dos serviços notariais e de registro de todas as Comarcas do Estado de São Paulo não funcionam nos feriados nacionais, estaduais e municipais.

Como o Carnaval é ponto facultativo, os cartórios estarão fechados na segunda-feira, dia 4 de março e terça-feira, dia 5 de março – assim como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Na quarta-feira, dia 6 de março, abrirão após às 12h. Os cartórios de Registro Civil funcionarão no regime de plantão.

No entanto, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo aconselha que os usuários consultem as unidades desejadas por conta das peculiaridades locais, podendo os cartórios terem horário de atendimento diferenciados.

SPTRANS

Serviço Atende

Atende SPTrans

  • Nos dias 2 e 3 de março serão disponibilizadas 75 vans do Atende+ para oito eventos. Confira aqui a programação.
  • Um total de 74 vans do serviço Atende+ serão disponibilizadas durante o Carnaval, para atender o público que for ao Sambódromo do Anhembi, entre os dias 1º e 4 de março e a operação terá início às 19h. Confira aqui a programação.
  • Nos dias 4 e 5 de março serão disponibilizadas 54 vans do Atende+ para seis eventos. Confira aqui a programação.

Postos de atendimento

Saiba aqui como fica o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans no feriado de Carnaval.


Precisando recarregar o seu Cartão de TransporteBaixe o aplicativo RecargaPay disponível para iOS e Android e ganhe R$ 10,00 em desconto utilizando o nosso código MOBILIDADESAMPA. Válido apenas no primeiro uso do aplicativo.


Carnaval

METRÔ

Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata

O Metrô de São Paulo vai realizar uma operação especial durante o Carnaval. A partir do sábado, dia 2 de março, as estações operadas pelo Metrô de São Paulo e localizadas próximas a grandes eventos carnavalescos terão reforço de 12% no efetivo de funcionários e de 30% de agentes segurança para melhorar ainda mais o atendimento aos passageiros.

Por solicitação da Polícia Militar, a Estação Armênia da Linha 1-Azul ficará fechada das 10h às 20h nos dias 4 e 5 de março, para manter a segurança dos passageiros e do sistema operacional. Nos demais horários – entre 4h40 e 10h e das 20h à 0h, a estação estará aberta.

Na quarta-feira, dia 6 de março, dia do retorno do feriado de Carnaval, a abertura das estações das linhas 1-Azul, 2- Verde e 3-Vermelha do Metrô será antecipada para às 4h da madrugada. Na Linha 15-Prata do monotrilho, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, às 4h40.

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, operadas pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade respectivamente, terão operação especial durante o Carnaval. Na Linha 4-Amarela, as orientações aos passageiros estão sendo reforçadas pela concessionária.

CPTM

Durante o feriado de Carnaval, entre os dias 2 e 5 de março, a CPTM terá operação especial nas suas linhas para atender os passageiros que se deslocarão aos locais de desfiles de blocos. O intervalo médio dos trens será de 8 minutos em todas as linhas, exceto a Linha 13-Jade.

Além disso, haverá até 3 composições reservas de prontidão em cada linha para entrar em operação caso haja aumento de demanda. Confira aqui mais informações.

EMTU

Na segunda-feira, dia 4 de março, as linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo irão operar com a programação horária de sábado.

Na terça-feira, dia 5 de março, feriado de Carnaval, as partidas serão equivalentes às programadas nos dias de domingo.

Na quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, a operação das linhas será normal como nos dias úteis.

Em razão da realização do Carnaval de Rua na capital paulista, algumas linhas intermunicipais sofrerão desvios de itinerário. As informações detalhadas – incluindo horários e ruas por onde as linhas vão passar – podem ser consultadas aqui.

Trólebus da Metra

AVENIDA PAULISTA

Atendendo a uma requisição da Promotoria de Justiça e Habitação e do Ministério Público de São Paulo, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o Programa Ruas Abertas, exclusivamente no âmbito da Avenida Paulista, nos dias 24 de fevereiro, 3 de março, 5 de março e 10 de março, a fim de preservar a fluidez do tráfego e vias de acesso e rotas de eventuais emergências, durante o período do Carnaval de Rua.

O programa Ruas Abertas (abertura da Avenida Paulista para pedestres e ciclistas) volta a funcionar normalmente na Avenida Paulista no domingo, dia 17 de março, proibindo a circulação de veículos das 10h às 17h.

CICLOFAIXAS DE LAZER

Em função do Carnaval de Rua e a fim de favorecer a operacionalização de desvios no trânsito, preservando a segurança dos ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego vai suspender as ciclofaixas de lazer em diversos dias e locais. Confira aqui as informações.

RODOVIÁRIAS

Os terminais rodoviários de São Paulo: TietêBarra Funda e Jabaquara recebem operação especial para atender os passageiros que dão preferência às viagens rodoviárias no feriado de Carnaval.

Entre chegadas e partidas, os terminais rodoviários paulistanos estimam recepcionar mais de 793 mil passageiros entre a sexta-feira, dia 1º de março e a quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março. Confira aqui mais informações.

AEROPORTO DE GUARULHOS

O Aeroporto de Guarulhos prevê receber cerca de 1,5 milhão de passageiros entre quinta-feira, dia 28 de fevereiro até o dia 11 de março. A estimativa é que cerca de 130 mil passageiros embarquem e desembarquem entre quinta-feira, dia 28 de fevereiro e sexta-feira, dia 1º de março.

Os horários previstos para ter maior movimentação são entre o início da manhã e da noite. Estão programados mais de nove mil voos, com uma média de 750 operações diárias, entre pousos e decolagens para rotas nacionais e internacionais.

RODÍZIO MUNICIPAL DE VEÍCULOS

O Rodízio Municipal de Veículos (para veículos de passeio) estará suspenso na segunda-feira, dia 4 de março, na terça-feira, dia 6 de março e na quarta-feira, dia 6 de março, em razão do feriado prolongado de Carnaval, inclusive para veículos pesados (caminhões).

A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados valerão normalmente neste período.

O Rodízio Municipal de Veículos será retomado na quinta-feira, dia 7 de março, a partir das 7h, para os veículos com finais de placa 7 e 8.


Você está de viagem marcada? Não esqueça do seu Seguro Viagem. A Seguros Promo oferece os mais completos planos de seguro de viagem, das melhores seguradoras do mercado. Faça aqui uma comparação das coberturas e dos preços, além de contar com um serviço especializado para orientar a melhor opção de seguro para a viagem!


TRÂNSITO

Operação Estrada

Companhia de Engenharia de Tráfego implanta a Operação Estrada para o período de Carnaval, entre os dias 1º e 6 de março.

O objetivo da operação é garantir a segurança, a fluidez do tráfego e a mobilidade dos motoristas e pedestres, em razão do aumento no fluxo de veículos, especialmente nos acessos às rodovias.

Estima-se que aproximadamente 2 milhões de veículos deixem a capital paulista em direção ao Litoral e ao Interior do Estado de São Paulo. Confira aqui mais informações.

Carnaval

Zona Azul

O sistema de estacionamento rotativo pago (Zona Azul) estará suspenso nos bolsões internos do Parque do Ibirapuera nos dias 2, 3, 4 e 5 de março, ao longo do feriado de Carnaval, e nos dias 9 e 10 de março, no pós-Carnaval.

Na terça-feira de Carnaval, dia 5 de março, a Zona Azul estará suspensa em toda a cidade.

POUPATEMPO

No Carnaval, todas as unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo estarão fechadas na segunda-feira, dia 4 de março e na terça-feira, dia 5 de março. O atendimento será retomado na quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, a partir das 12h.

A partir de quinta-feira, dia 7 de março, todas as unidades abrirão em seus horários habituais, que podem ser consultados no site do Poupatempo.

O Poupatempo alerta o público sobre os cuidados que devem ser tomados com os documentos durante o Carnaval. Nessa época do ano, cresce o índice de casos de perda, furto ou roubo de documentos. Na euforia da festa, muitas pessoas relaxam nos cuidados e depois precisam correr atrás de segundas vias.

O resultado, todos os anos, é um aumento do número de pessoas que precisam tirar segunda via de documentos importantes como a Carteira de Identidade e a Carteira Nacional de Habilitação, entre outros.

Em março de 2018, por exemplo, o número de pedidos de segundas vias de Carteira de Identidade foi de mais de 325 mil, acima da média mensal do ano, que foi de 291,2 mil. Durante todo o ano de 2018, o total de segundas vidas de Documento de Identidade em todos os 73 postos do Poupatempo foi de mais de 3,4 milhões.

Só em janeiro deste ano foram solicitadas 327,8 mil segundas vias do Documento de Identidade no Poupatempo. A taxa para a emissão de segunda via da Carteira de Identidade é de R$ 39,80.

O Poupatempo destaca que atende com horários agendados, para garantir maior conforto e evitar filas. Alguns serviços podem ser resolvidos na internet ou nos totens de autoatendimento. O agendamento pode ser feito pela internet, no site do Poupatempo, ou pelo aplicativo SP Serviços disponível para Android e iOS. Outra alternativa é falar com o atendente virtual Poupinha, que atende via chat no site do Poupatempo (no canto inferior direito da tela).

DETRAN

Devido ao Carnaval, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo em todo o Estado estarão fechadas nos dias 4 e 5 de março, segunda e terça-feira. O atendimento será retomado na Quarta-feira de Cinzas, 6 de março, às 12h.

Os postos do Poupatempo seguirão o mesmo calendário de funcionamento, então os serviços do Detran oferecidos neles não estarão disponíveis nessas datas.

A partir de quinta-feira, dia 7 de março, todas as unidades abrirão em seus horários habituais, que podem ser consultados no site do Detran ou pelo Disque Detran.

A central telefônica do Detran não funcionará nos dias 4 e 5 de março, mas volta a atender das 7h às 19 no dia 6 de março. Para quem reside em São Paulo ou em municípios com DDD 11 o telefone de contato é o 3322-3333. Já quem mora nas demais localidades pode ligar no 0300-101-3333.

Confira na tabela abaixo como será o expediente do Detran no período:

detran funcionamento

* Só as unidades do Detran.SP que já funcionam aos sábados

Atenção: As unidades que funcionam junto às prefeituras e delegacias seguirão o expediente dessas instituições.

PROCON

O Procon informa seu funcionamento durante o feriado de Carnaval.

Postos de atendimento pessoal Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera:

Sábado, dia 2 de março: funcionamento das 7h às 13h
Domingo, dia 3 de março: não funciona
Segunda e terça-feira, dias 4 e 5 de março: fechado
Quarta-feira, dia 6 de março: atendimento das 12h às 19h

Audiências, administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico pelo telefone 151, atendimento eletrônico, Núcleos Regionais nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba:

Segunda e terça-feira, dias 4 e 5 de março: fechado
Quarta-feira, dia 6 de março: atendimento a partir das 12h
Não há funcionamento aos sábados e domingos

O aplicativo do Procon (disponível para iOS e Android) funciona ininterruptamente para consultas e reclamações.

A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Os postos de coleta da Fundação Pró-Sangue terão alteração nos horários de funcionamento durante o feriado de Carnaval. Confira aqui as programações.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nos dias 4, 5 e 6 de março, os equipamentos de Assistência Social como Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social, Núcleos de Serviço para População de Rua estarão abertos.

Estarão fechadas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social, Supervisão de Assistência Social, assim como Centros de Referências Especializados para População em Situação de Rua e Centros de Referência Especializado de Assistência Social, Rede da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média Complexidade até meio-dia da quarta-feira, 6 de março.

SAÚDE

Municipais

Os hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento e Assistências Médicas Ambulatoriais 24 horas funcionarão ininterruptamente.

As Assistências Médicas Ambulatoriais 12 horas e Assistências Médicas Ambulatoriais e Unidades Básicas de Saúde Integradas funcionarão normalmente nos dias 2, 4, 5 e 6 de março, das 7h às 19h. Já as Assistências Médicas Ambulatoriais Especialidades, Ambulatórios de Especialidades e Hospitais Dia fecharão nos dias 2, 3, 4 e 5 de março, e voltam a funcionar na quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, a partir do meio-dia.

Estaduais

Os hospitais estaduais, os prontos-socorros e setores de internação vão funcionar normalmente, entre os dias 2 e 6 de março, mas os setores ambulatoriais não funcionarão durante o feriado. O atendimento retorna normalmente após às 12h do dia 6 de março.

O atendimento nos Ambulatórios Médicos de Especialidades de Américo Brasiliense Botucatu, Ituverava, Jales, Santo André, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Santa Fé do Sul e Votuporanga retorna normalmente após às 12h do dia 6 de março. Os demais voltarão ao funcionamento normal a partir das 7h da quarta-feira, dia 6 de março

O Centro de Referência do Idoso na Zona Norte volta a funcionar normalmente no dia 6 de março, das 7h às 18h. Já o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, na Zona Leste, retorna normalmente após às 12h do dia 6 de março.

A Farmácia de Alto Custo Maria Zélia funcionará no sábado, dia 2 de março, das 8h às 14h, na segunda-feira, dia 4 de março, das 7h às 19h, e voltará a funcionar normalmente na quarta-feira, dia 6 de março, das 7h às 19h. Já a farmácia de Guarulhos funcionará na segunda-feira, dia 4 de março e na quarta-feira, dia 6 de março, das 7h às 19h.

As farmácias de Campinas, Presidente Prudente e Rio Preto funcionarão na segunda-feira, dia 4 de março, das 7h às 17h, e retornarão ao expediente normal na quarta-feira, dia 6 de março. As farmácias de Santo André, Bauru e Votuporanga estarão fechadas entre os dias 2 e 5 de março, retomando o funcionamento na quarta-feira, dia 6 de março, das 8h às 16h.

As farmácias de Franca e Ribeirão Preto estarão fechadas de sábado, dia 2 de março a quarta-feira, dia 6 de março, com funcionamento integral a partir de quinta-feira, dia 7 de março. As demais Farmácias de Alto Custo seguirão o decreto estadual, retomando as atividades na quarta-feira, dia 6 de março, após às 12h.

As Farmácias Dose Certa estarão fechadas de sábado a quarta-feira. As unidades São Mateus, Mandaqui, Pedreira, Barra Funda, Itaquera, Clínicas e Saúde retornarão as atividades no dia 7 de março, a partir das 8h, em expediente normal. A unidade Sé estará aberta no dia 7 de março, a partir das 7h.

CENTROS ESPORTIVOS

Municipais

Todos os centros esportivos funcionarão normalmente, em regime de plantão, a partir de sábado, dia 2 de março e até terça-feira, dia 5 de março, com as piscinas abertas ao público.

Na quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, as unidades estarão abertas a partir das 12h. As piscinas, porém, ficarão fechadas para manutenção e limpeza.

Os serviços de Áreas Verdes, Vigilância e Limpeza terão expediente normal de sábado, dia 2 de março a terça-feira, dia 5 de março.

Estaduais

O Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães estará fechado de sábado, dia 2 de março a terça-feira, dia 5 de março e reabre às 12h da quarta-feira, dia 6 de março.

Já a Vila Olímpica Mário Covas não suspenderá as atividades e ficará aberta, todos os dias, das 7h às 18h.

JUSTIÇA

Os Centros de Integração da Cidadania da capital paulista e alguns do interior voltam a funcionar na quarta-feira, dia 6 de março, às 12h: Casa da Cidadania, Imigrante, Feitiço da Vila, Grajaú, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, São Vicente, Jundiaí, Ferraz de Vasconcelos e Cajamar.

O Centro de Integração da Cidadania Campinas terá expediente no sábado de Carnaval, das 8h às 14h, devido a realização de um curso pré-vestibular na cidade. O Centro de Integração da Cidadania Francisco Morato antecipará a volta do expediente para às 10h da quarta-feira, dia 6 de março. Os Centros de Integração da Cidadania Laranjal Paulista e Guarulhos retomam expediente às 13h da quarta-feira, dia 6 de março.

ECOPONTOS

As unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Consulte aqui as regras e os endereços.

EDUCAÇÃO

Municipais

As Unidades Educacionais permanecem fechadas durante o feriado de Carnaval, nos dias 2, 3, 4 e 5 de março. Na quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, o período da tarde fica a critério de cada escola, de acordo com seu cronograma de aulas.

Os Centros Educacionais Unificados funcionam normalmente das 8h às 18h. Consulte aqui os endereços e a programação de cada Centro Educacional Unificado.

Escolas estaduais

As escolas da rede estadual irão seguir o decreto do Governo de São Paulo e suspender o expediente nos dias 4 e 5 de março, retomando as atividades a partir das 12h do dia 6 de março.

Nos dias 6, 7 e 8 de março está previsto o planejamento escolar. Assim, não haverá aulas entre os dias 4 e 8 de março, apenas expediente administrativo a partir das 12h do dia 6 de março e nos dias 7 e 8 de março.


Você vai viajar? Viaje de forma mais inteligente com o site da Skyscanner. Busque, compare e reserve passagens aéreas baratas, hotéis e aluguel de carro em qualquer lugar e a qualquer momento.


HOSPITAIS VETERINÁRIOS

O hospital veterinário da Zona Norte fechará nos dias 2, 3, 4 e 5 de março e abrirá normalmente no dia 6 de março.

A unidade da Zona Leste fechará nos dias 2, 3 e 5 de março, e abrirá para atendimento de emergência no dia 4 de março (emergências das 7h às 10h) e abrirá normalmente no dia 6 de março. Consulte aqui os endereços.

SUBPREFEITURAS

As praças de atendimento das Subprefeituras estarão fechadas na segunda e terça-feira e abrirão na quarta-feira de Cinzas, às 12h.

MERCADOS E SACOLÕES

Os mercados e sacolões da cidade de São Paulo terão horário de atendimento alterado na terça-feira, dia 5 de fevereiro, por conta do Carnaval.

As feiras livres funcionam normalmente.

Confira abaixo o horário de atendimento de todos mercados e sacolões municipais:

Mercados

  • Central Leste – Aberto das 7h às 13h
  • Guaianases – Fechado
  • Ipiranga – Fechado
  • Kinjo Yamato – Fechado
  • Lapa – Fechado
  • Paulistano – Fechado
  • Penha – Fechado
  • Pinheiros – Fechado
  • Pirituba – Aberto das 7h às 14h
  • Santo Amaro – Fechado
  • São Miguel – Fechado
  • Sapopemba – Fechado
  • Tucuruvi – Fechado
  • Vila Formosa – Aberto das 8h às 13h
  • Teotônio Vilela – Aberto das 7h às 13h
  • Pátio Pari – Aberto das 4h às 17h

Sacolões

  • Avanhandava – Aberto das 7h às 17h
  • Bela Vista – Aberto das 7h às 18h30
  • Brigadeiro – Aberto das 7h às 13h
  • Butantã – Aberto das 7h às 13h30
  • Cohab Adventista – Aberto das 8h às 14h30
  • Cidade Tiradentes – Aberto das 8h às 15h
  • Estrada do Sabão – Aberto das 7h às 14h
  • City Jaraguá – Aberto das 8h às 14h
  • Freguesia do Ó – Aberto das 7h às 20h
  • Jaguaré – Aberto das 7h às 13h
  • Jaraguá – Aberto das 7h às 14h
  • João Moura – Fechado
  • Lapa – Fechado
  • Piraporinha – Aberto das 7h às 14h
  • Rio Pequeno – Aberto das 7h às 14h
  • Santo Amaro – Fechado
  • São Miguel Paulista – Fechado

POSTOS DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA DA FAZENDA

Municipal

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal vai funcionar na quarta-feira, dia 6 de março, das 12h às 17h. Na segunda, dia 4 de março e terça-feira, dia 5 de março, permanecerá fechado.

Estadual

As delegacias tributárias, Postos Fiscais e a sede da Secretaria da Fazenda e Planejamento retornam o atendimento a partir das 12h da quarta-feira, dia 6 de março.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Os 206 Postos de Atendimento ao Trabalhador seguirão os decretos próprios de cada município onde está instalado. As 53 unidades que funcionam em unidades do Poupatempo, seguem o horário do Poupatempo.

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS E DESCOMPLICA

O Descomplica SP, implantado junto à Subprefeitura de São Miguel Paulista (Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76), a rede de 132 Telecentros e as 12 unidades dos laboratórios de fabricação digital FAB LAB LIVRE SP estarão fechados nos dias 4 e 5 de março, em função do feriado de Carnaval.

Na quarta-feira, 6 de março, a partir das 12h, as unidades voltam a operar normalmente.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

As 57 unidades do restaurante popular Bom Prato terão esquemas especiais durante os dias de folia. As unidades Araraquara, Ribeirão Preto, São Miguel Paulista, São Vicente e São Vicente-Quarentenário, não terão atendimento de segunda-feira, dia 4 de março até a quarta-feira, dia 6 de março.

Na segunda-feira, dia 4 de março e quarta-feira, dia 6 de março, funcionam as unidades 25 de Março, Botucatu, Campinas, Campos Elísios, Carapicuíba, Cidade Ademar, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Grajaú, Heliópolis, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Marília, Osasco, Paraisópolis, Santana, Santo André, São Carlos, São Mateus e Tucuruvi. A unidade Limeira abrirá apenas na segunda-feira, dia 4 de março.

E, abrirão apenas na quarta-feira, dia 6 de março, as unidades de Araçatuba, Barretos, Bauru, Brás, Brasilândia, Campo Limpo, Capão Redondo, Guaianases, Guarujá, Guarulhos, Itaim Paulista, Itaquera, Jandira, Lapa, Limão, Mogi das Cruzes, Perus, Santo Amaro, Santos, Santos – Morros, Santos – Zona Noroeste, Santos – IV, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Suzano, Taboão da Serra, Taubaté, Vila Nova Cachoeirinha e Rio Claro, esta, porém, somente para o almoço, sem oferecer o café da manhã neste dia.

TRABALHO

As 24 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo estarão fechadas nos dias 4 e 5 de março. No dia 6 de março, o atendimento estará disponível a partir das 12h. As oficinas de qualificação profissional do mês de março só estarão disponíveis a partir da quarta-feira, dia 13 de março.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho administra 24 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, em todas as regiões da capital paulista. Nesses postos, o munícipe pode se candidatar a vagas de emprego, fazer a habilitação do seguro desemprego, emitir a carteira de trabalho (primeira e segunda vias), sanar dúvidas trabalhistas, formalizar o MEI (Microempreendedor Individual) e participar de oficinas de orientação.

Os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para utilizar os serviços, basta apresentar o Documento de Identidade, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), número do PIS (Programa de Integração Social) e carteira de trabalho (se houver).

Confira aqui os endereços das unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo na cidade de São Paulo.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Municipais

Os parques administrados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, irão funcionar normalmente no Carnaval.

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, que fica dentro do Parque Anhanguera, funciona na segunda-feira, dia 4 de março e na terça-feira, dia 5 de março, para o recebimento de animais das 8h às 12h. Na quarta-feira, dia 6 de março, o funcionamento será normal. O plantão telefônico funciona das 8h às 16h.

A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

Planetários:

Planetário do Carmo: aberto no sábado, dia 2 de março e na terça-feira, dia 5 de março
Planetário do Ibirapuera: aberto no domingo, dia 3 de março e na terça-feira, dia 5 de março

Estaduais

Durante todo o período de Carnaval, 24 dos 33 Parques Estaduais funcionarão normalmente.

O Núcleo Itariru, do Parque Estadual Serra do Mar e o Parque Estadual Rio do Peixe estarão fechados durante o carnaval.

Os Núcleos Curucutu e Itutinga-Pilões do Parque Estadual Serra do Mar e o Parque Estadual Jurupará atenderão apenas as visitas previamente agendadas nos dias de folia.

Já os Núcleos Caraguatatuba e Santa Virginia, mesmo com funcionamento normal, é preciso realizar agendamento prévio para a realização de trilhas.

Na quarta-feira, dia 6 de março, o Parque Estadual de Porto Ferreira terá horário especial de funcionamento, das 12h às 16h e as trilhas do Parque Estadual Vassununga estarão fechadas, porém, o Centro de Visitantes funcionará normalmente.

Outros parques terão programação especial:

Núcleo Padre Dória

Sábado, dia 2 de março, das 9h às 13h, será realizada a “Trilha do Guardião – Conhecendo o Jardim Secreto das Orquídeas da Serra do Mar” e, no domingo, dia 3 de março, haverá saídas para duas trilhas, a do Guardião (sem necessidade de agendamento prévio e para a Trilha do Balcão, que necessita de agendamento prévio e tem limite de 25 participantes.

Núcleo São Sebastião

Contará com três atrativos: Cachoeira de Camburi, Ribeirão de Itu e Praia Brava.

Já os Parques Urbanos Estaduais funcionarão normalmente durante todo o feriado de Carnaval.

Haverá programação especial nos seguintes parques:

Parque Villa-Lobos: Aos sábados e domingos, das 11h às 19h, oferecerá curso prático de fotografia, gratuito, dentro do evento “Rota Canon X” que está acontecendo desde o dia 19 de janeiro e se estenderá até 28 de abril.

Entre 1 e 4 de março, das 9h às 19h, também contará com o evento “Família no Parque”, com atividades interativas, como jogos, brincadeiras e oficinas

Parque Doutor Fernando Costa (Parque da Água Branca): No sábado, dia 2 de março e domingo, dia 3 de março, das 9h às 19h o parque contará com evento gastronômico, área de recreação infantil com brinquedos infláveis, além de shows artísticos.

LEIA TAMBÉM

PROCURANDO SEGURO OU PROTEÇÃO PARA O SEU VEÍCULO?

  • Você está a procura de uma seguradora? A Seguro Auto é uma seguradora que cobre muito mais que colisões e roubos. Existe uma gama de outros incidentes que podem acontecer no dia a dia como danos nos vidros, incêndio, alagamento, entre outros. O seguro é calculado pela seguradora de acordo com seu perfil, incluindo ou excluindo serviços para que o seguro se encaixe e atenda melhor suas necessidades, garantindo o melhor seguro pelo menor preço. Faça uma cotação simples e rápida em poucos segundos.
  • Você está procurando proteção para o seu veículo? Com os rastreadores para carros, motos, caminhões e frotas da Carsystem você tem a tranquilidade de contar com um dos produtos mais tecnológicos e eficientes do mercado. Faça uma cotação e ganhe 20% de desconto.

PRECISANDO ALUGAR UM CARRO?

  • Precisando alugar um carro? Conte com a Rentcars.com e encontre seu carro ideal para alugar. Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos. Pesquise, compare e alugue com o melhor preço garantido!

PLANEJANDO SUA VIAGEM?

SEGURO VIAGEM

  • Você está de viagem marcada? Não esqueça do seu Seguro Viagem. A Seguros Promo oferece os mais completos planos de seguro de viagem, das melhores seguradoras do mercado. Faça aqui uma comparação das coberturas e dos preços, além de contar com um serviço especializado para orientar a melhor opção de seguro para a viagem!
  • Pesquisando por Seguro Viagem? A APRIL Brasil Seguro Viagem desenvolve, distribui e administra soluções em seguros e assistências em viagem no Brasil e no mundo. Com mais de 60 mil prestadores de assistência, nacionais e internacionais, além de sua presença em mais de 31 países, a APRIL tem uma reputação esplêndida.

PASSAGENS AÉREAS

  • Você está planejando a sua próxima viagem? No Passagens Promo, você encontrará as melhores tarifas promocionais, dicas de viagem e informações sobre o destino.
  • Pesquisando por passagens aéreas? Para você que pensa em conforto, qualidade e economia, a Decolar.com oferece uma ampla variedade de serviços para a sua viagem. Além disso, possue uma rede de parcerias que reúnem as melhores companhias aéreas do mercado, o melhor preço para mais de mil destinos no mundo e a forma mais segura e prática de reservar suas passagens aéreas.

SUA VIAGEM

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here