22.1 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

21ª NT Expo: evento acontece em bom momento para o setor metroferroviário

A uma semana da 21ª edição da NT Expo, que começa próxima terça-feira, dia 19 de março e vai até quinta-feira, dia 21 de março, das 13h às 21h, no São Paulo Expo, o setor metroferroviário vivencia um período histórico de expectativa de retomada de investimentos.

No fim deste mês, acontecerá o leilão da Ferrovia Norte-Sul, um trecho de 1.537 km – ligação entre Porto Nacional, no Tocantins e Estrela d’Oeste, em São Paulo e que prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos. A ferrovia é considerada a espinha dorsal da logística brasileira.

Ainda no primeiro semestre deste ano, deve ser publicado o edital para a concorrência de concessão da Ferrogrão, que prevê investimentos de R$ 12,7 bilhões. Esses e outros projetos de novas ferrovias de cargas devem alavancar os negócios nos próximos anos.

Ao mesmo tempo, os contratos de cinco ferrovias de carga devem ser renovados, o que significará mais bilhões em investimentos.

No segmento de passageiros o cenário também é promissor. Segundo a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, o Brasil tem um banco de projetos de mais de 540 km de linhas de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos que aguardam a contratação, parte deles com estudos de viabilidade concluídos e com potencial para serem iniciados até 2023.

Um dos projetos mais esperados é o primeiro trecho do Trem Intercidades, ligação entre São Paulo e Americana, com paradas em Jundiaí e Campinas e trajeto total de cerca de 135 km.

E é nesse cenário de avanços e desenvolvimento que acontece o principal encontro do setor metroferroviário da América do Sul. A 21ª NT Expo – Negócios nos Trilhos, que estreará em outro pavilhão, o São Paulo Expo, também terá nova data: de 19 a 21 de março.

A expectativa dos organizadores, assim como na edição anterior, é atrair cerca de 5.000 profissionais do mercado. Para garantir agilidade e evitar filas, os visitantes já podem fazer o credenciamento no site da NT Expo.

Novos e tradicionais expositores

Entre as mais de 100 marcas que participam do evento estão fornecedores especializados em bilhetagem, construção e infraestrutura, eletrificação, gerenciamento de sistemas, operadoras de cargas e passageiros, manutenção, metalurgia e usinagem, sinalização, dormentes, peças e componentes, interiores e telecomunicações.

A feira conta com expositores de mais de vinte países, entre os quais países com tradição no segmento ferroviário: Estados Unidos, Suíça, Suécia, Áustria, Itália, Espanha, Canadá, China e outros.

O evento também contará com rodadas de negócios, que acontecerão nos estandes da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários e da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos. As reuniões são entre as associadas e os fornecedores.

“Além da renovação do contrato das ferrovias de carga, a iminente assinatura desses contratos mostram que a feira terá o time perfeito para a realização de networking para os futuros negócios. Os executivos das empresas interessadas nesses projetos certamente estarão na feira em busca de futuros fornecedores”, destaca a gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa Exhibitions, organizadora do evento, Márcia Gonçalves.

A executiva diz que a expectativa do setor é tão positiva que desde o ano passado os espaços da feira já estavam totalmente vendidos.

Estação Conhecimento

Pelo segundo ano, o evento terá uma área chamada “Estação Conhecimento”. Será um espaço onde acontecerão um total de 60 palestras gratuitas, com duração de 30 minutos, nos três dias de evento. Serão dois palcos com capacidade individual de 80 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada.

Mais atrações

A 21ª NT Expo também terá atrações especiais. Em homenagem aos 50 anos do Metrô de São Paulo, o evento contará com uma galeria com uma exposição de fotos mostrando a história da construção do Metrô de São Paulo.

Aeromóvel

Os expositores Aeromovel Brasil e Marcopolo trazem para a feira um aeromóvel, uma das mais modernas tecnologias de mobilidade urbana para as cidades e os aeroportos.

2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo

Durante o evento, no dia 19 de março, também serão anunciados os vencedores do 2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo.

A premiação conta com duas categorias: Mídia Impressa e Mídia Digital e visa valorizar o trabalho realizado pelos veículos de comunicação e seus profissionais na cobertura do setor metroferroviário brasileiro, além de incentivar a produção de reportagens sobre a mobilidade urbana sobre trilhos.

Encontro de Logística

Simultaneamente à NT Expo, o São Paulo Expo sediará também o maior evento da América Latina direcionado para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, a Intermodal South America, que reúne os principais players do setor, autoridades, empresários e especialistas com o objetivo de fomentar negócios e debater sobre o futuro do setor no País.

Serviço

Evento: NT Expo – 21ª Negócios nos Trilhos

Data: 19 a 21 de março

Horário: Cerimônia de abertura às 10h30 (com a presença de autoridades). Dias 20 e 21 de março, das 13h às 21h.

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo – SP

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS