A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, transportou mais de 1,7 milhão de passageiros durante o Carnaval, que compreende de sábado, dia 2 de março a terça-feira, dia 5 de março.
Para atender essa demanda expressiva, a concessionária colocou em prática uma estratégia especial que reuniu aumento da oferta de trens e do número de colaboradores, com foco na prestação de serviço, no atendimento aos passageiros, na segurança e na limpeza.
No período, a linha foi utilizada por 1.735.940 passageiros, número 5,7% superior ao registrado nos mesmos dias de carnaval do ano passado e um recorde de pessoas transportadas durante o período festivo desde o início da operação da Linha 4-Amarela, em 2010. O dia mais movimentado foi sábado, dia 2 de março, quando 580 mil passageiros passaram pelas estações da linha.
No domingo, dia 3 de março, foram transportadas 399 mil passageiros, enquanto segunda-feira, dia 4 de março, foi o segundo dia de maior movimentação, com 410 mil passageiros. Na terça-feira, dia 5 de março, as estações receberam mais de 345 mil passageiros.
Para atender o aumento da demanda, a ViaQuatro preparou uma estratégia que incluiu controle de fluxo de passageiros por acessos alternados para o embarque e desembarque, criação de bolsões e abertura parcial dos portões das estações.
O planejamento garantiu a segurança dos usuários, contribuindo para que a entrada do público fosse realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.
A estratégia especial para o Carnaval incluiu também reforços nas mensagens sonoras e vídeos, que conscientizaram os passageiros sobre as consequências do acionamento indevido do botão de emergência.
Estratégia especial para o pós-Carnaval
A ViaQuatro manterá a estratégia especial para atender o fluxo de passageiros no próximo fim de semana de pós-carnaval, nos dias 9 e 10 de março, assim como realizou no feriado.
A operação contará com 22 trens em funcionamento das 10h às 20h. Além disso, de acordo com o movimento, a oferta poderá ser maior, com a inclusão de trens reservas.
São aproximadamente 550 colaboradores atuando nas estações e interior dos trens, uma ampliação de 100% no quadro de funcionários em comparação a um fim de semana normal.
A concessionária também manterá a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros com entrada e saída por acessos diferentes, garantindo, assim, maior fluidez ao movimento de passageiros pelas estações.
Por meio de orientação dos agentes de atendimento e segurança, a comunicação com os usuários seguirá reforçada. Vídeos e mensagens sonoras serão transmitidos dentro dos trens e estações, para conscientizar o respeito aos demais passageiros e às regras de segurança, como não acionar indevidamente os dispositivos de emergência.
Para evitar filas nas bilheterias, a concessionária também orienta os foliões a comprarem antecipadamente seus bilhetes de metrô. Uma dica é proteger os bilhetes de papel para não danificar ou molhar, pois isso impede a leitura pelos bloqueios.
Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento pelo telefone 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição dos passageiros, como o e-mail da Ouvidoria ouvidoria@viaquatro.com.br e o Fale Conosco.
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