20.3 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

25 novos ônibus articulados são entregues para o Corredor ABD

Nesta quarta-feira, dia 20 de março, o governo estadual realizou a entrega de 25 novos ônibus articulados para o Corredor Metropolitano ABD, construído e gerenciado pelo Governo do Estado de São Paulo. Cada veículo tem capacidade para transportar 154 passageiros, sendo 53 passageiros sentados e 101 passageiros em pé.

Os veículos substituirão – 22 veículos mais antigos e com menor capacidade – operados pela concessionária Metra na linha 376 Diadema – Brooklin. Com a chegada dos novos ônibus, sobe de 28 para 31 o número de veículos na linha 376, que transporta, em média, 25 mil passageiros por dia. A concessionária Metra possui uma frota de 281 veículos e investiu R$ 25 milhões na aquisição.

Os ônibus adquiridos têm 21 metros de comprimento, motor a diesel Euro V e contam com itens de conforto, como ar-condicionado, suspensão pneumática, transmissão eletrônica, wi-fi e carregador USB.

Os veículos são totalmente acessíveis, com plataforma elevatória dos dois lados da carroceria, uma vez que a operação se dará tanto pela porta direita como pela esquerda.

Corredor ABD

O Corredor Metropolitano ABD liga São Mateus, na Zona Leste da capital paulista, ao Jabaquara, na Zona Sul. Atravessa quatro municípios do ABC Paulista (Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema) e transporta, em média, 260 mil passageiros por dia em 12 linhas operadas pela concessionária Metra.

São 33 quilômetros totalmente exclusivos para ônibus, nove terminais de integração, além da extensão compartilhada de 12 quilômetros que liga Diadema a São Paulo, no Morumbi.

Importante ligação da capital com o ABC Paulista, o Corredor ABD é bem avaliado pela grande maioria dos passageiros, segundo pesquisa de qualidade do transporte metropolitano realizada anualmente pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

O índice de aprovação do serviço cresceu 5,1% em quatro anos, passando de 82,5%, em 2015, para 86,7%, em 2018.

EMTU

Para consultar os horários e itinerários das linhas intermunicipais da EMTU, acesse a seção Itinerários e Tarifas e faça a busca pela linha. A consulta também pode ser realizada por meio do aplicativo da EMTU, baixe para iOS e Android.

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS