O presidente da concessionária ViaQuatro, Luís Valença, confirmou nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2019, que quando a estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela for inaugurada em 2020, a concessionária operará uma linha de ônibus especial ligando Taboão da Serra à futura estação.
A informação foi dada pelo presidente durante um encontro com sites especializados em mobilidade urbana na sede da empresa, no bairro da Vila Sônia.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A ViaQuatro ainda não definiu se vai comprar os ônibus ou se vai contratar uma empresa para operar o serviço.
Luís Valença disse que a experiência do Grupo Ruas, que detém ônibus municipais em São Paulo e 15% de participação nas ações da ViaQuatro, deve contribuir para esta operação.
“O Grupo RuasInvest entende desse negócio. Nós estamos ainda na etapa de preparar esta operação de ônibus. Temos duas opções, ou ter frota própria, com manutenção e funcionários próprios, ou usar um terceiro por causa da escala. Vamos começar com uma operação muito pequena, a gente está ainda para tomar esta decisão. Se a gente for usar um terceiro, seguramente que o nosso acionista RuasInvest que entende desse assunto, alguma contribuição importante vai vir daí”, disse o presidente da ViaQuatro.
Luís Valença ainda disse que o serviço não será um sistema convencional de ônibus, mas será uma extensão da Linha 4-Amarela. A concessionária estuda se haverá paradas dos ônibus durante o trajeto, o que “provavelmente deve ocorrer”.
Expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra
O presidente da ViaQuatro, Luís Valença, disse também que ainda não está definido quando vai sair do papel as obras da Fase 3 da Linha 4-Amarela, ou seja, a expansão da linha até Taboão da Serra, mas que se isso ocorrer, a operação será da empresa.
“Se tiver a Fase 3 até Taboão da Serra, obrigatoriamente a concessionária tem de assumir a operação desse trecho novo até porque não haveria sentido ser de outra forma, com o Metrô estatal operando um pequeno trecho, mas é explícito isso no contrato. Naturalmente, se a gente precisar de mais trens, vai fazer mais sentido que a concessionária compre estes trens adicionais, mas nem isso está ajustado no contrato hoje, só está previsto que se expandir por trilho, nós vamos operar”, concluiu Luís Valença.
Ainda não há previsão das obras de expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.