19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Esquema especial de trânsito na capital paulista é preparado para o pré-Carnaval

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes preparou uma operação especial para organizar o trânsito e o transporte público durante os desfiles de blocos nestes sábado, dia 23 de fevereiro e no domingo, dia 24 de fevereiro.

No fim de semana do pré-Carnaval, está prevista a passagem de 210 blocos em todas as regiões da cidade, sendo 120 blocos no sábado e 90 blocos no domingo. Os foliões devem dar prioridade ao transporte público, já que diversas vias estarão bloqueadas para o tráfego de veículos.

O sistema de estacionamento rotativo Zona Azul estará suspenso nos bolsões internos do Parque do Ibirapuera no fim de semana do pré-Carnaval.

Funcionários da São Paulo Transporte, Companhia de Engenharia de Tráfego, Departamento de Transportes Públicos e Departamento de Operação do Sistema Viário estarão nas ruas para orientar o trânsito, com especial atenção à segurança de pedestres e ciclistas.

Eles atuarão na organização de interdições de vias, desvios de itinerários e rotas de tráfego, além de informar sobre alterações nas linhas de ônibus. A SPTrans contará com 400 técnicos e 50 viaturas e a Companhia de Engenharia de Tráfego, com 1.450 agentes ao longo deste final de semana.

A maior concentração de técnicos, agentes e fiscais será nas regiões em que estão programadas as passagens de blocos com expectativa de reunir uma grande quantidade de foliões, como as avenidas Faria Lima e Marquês de São Vicente, na Zona Oeste; e Pedro Álvares Cabral, República do Líbano e Engenheiro Luís Carlos Berrini, na Zona Sul.

Além disso, a região da Vila Madalena irá adotar mais uma vez o modelo de Zona de Atenção Especial, com o fechamento do quadrilátero formado pelas Ruas Wisard, Girassol, Inácio Pereira da Rocha, Morás e Simão Álvares.

A Engenharia de Campo da Companhia de Engenharia de Tráfego vai monitorar o tráfego em todos os locais dos desfiles dos blocos, interditando vias e implantando desvios quando necessário.

Além da atuação da equipe de campo, haverá sinalização com Painéis de Mensagens Variáveis móveis e faixas de vinil para orientar os motoristas sobre desvios e rotas alternativas.

Confira aqui os bloqueios e desvios definidos nas principais vias que receberão os blocos.  Os detalhes e mapas podem ser conferidos aqui.

Site especial mostra linhas de ônibus municipais da SPTrans com desvios no Carnaval

A SPTrans estima que sejam alteradas cerca de 600 linhas para uma frota de 5 mil ônibus no fim de semana de 23 e 24 de fevereiro. Por isso, a empresa criou um site especial para o Carnaval 2019, onde é possível consultar os desvios das linhas de ônibus municipais para a passagem de blocos. O site funcionará entre os dias 22 de fevereiro e 10 de março.

A página especial Alterações operacionais do Carnaval 2019 é atualizada constantemente e mostra se há programação de mudança de itinerário para cada linha consultada. O principal objetivo do serviço é facilitar a mobilidade de quem utilizará ônibus nos próximos fins de semana.

Nos pontos de ônibus, também serão colados 500 adesivos informativos. Nos veículos das linhas com previsão de desvio, a SPTrans elaborou edição do Jornal do Ônibus Especial, com tiragem de cerca de 5 mil exemplares, contendo um QR Code que leva o passageiro à página especial de Carnaval para a alteração no itinerário de sua linha.

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS