Por volta das 23h desta terça-feira, dia 29 de janeiro, dois trens do monotrilho da Linha 15-Prata se colidiram frontalmente na Estação Jardim Planalto, ainda em obras, na altura do número 9920 da Avenida Sapopemba, na Zona Leste. Neste trecho que ainda não é operacional, os trens circulam sem passageiros, pois manobram para retornar à Estação Vila União.
Após a colisão dos trens M22 e M23, quatro viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local e a corporação informou que felizmente não houve vítimas. Um dos trens teve a frente bastante danificada e algumas peças caíram na Avenida Sapopemba, na altura da Rua Francisca Marinho.
Atualizando a ocorrência das 23h10 Colisão de Monotrilhos, Av. Sapopemba, 9920 – Sapopemba, 4 viaturas, sem vítimas, local deixado em segurança. #193R
— 193-Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) 30 de janeiro de 2019
O Metrô de São Paulo divulgou uma nota oficial dizendo que “por volta das 23 horas, um trem da Linha 15-Prata que seguia vazio para uma área não operacional, onde são realizadas manobras, colidiu com outro trem que estava parado na plataforma da Estação Jardim Planalto, que não recebe passageiros. O Metrô abriu sindicância para apurar as causas do acidente”.
Segundo a SPTrans, algumas linhas de ônibus que passam pelo local, no sentido Bairro da Avenida Sapopemba, foram desviadas após a colisão dos dois trens.
Apesar da colisão dos trens, a Linha 15-Prata iniciou as operações normalmente nesta quarta-feira, dia 30 de janeiro, no trecho entre as estações Vila União e Vila Prudente.
No @RedeNoticiando você confere imagens exclusivas! Olha aí o estado das composições na estação Jardim Planalto da Linha 15- Prata. Os trens M22 e M23 bateram. Não houve vítimas. #MetrôSP pic.twitter.com/q13KgK2BNL
— Metrô SP Noticiando (@metronoticiando) 30 de janeiro de 2019
Por volta das 7h desta quarta-feira, o diretor de operações do Metrô de São Paulo, Milton Gioia, disse ao telejornal Bom dia São Paulo que os trens não haviam sido retirados do local, porque é necessário avaliar a melhor maneira de recolhê-los.
O diretor ainda explicou que ainda está apurando o que causou o acidente e até quinta-feira deverá ser concluído um laudo preliminar sobre o caso.
⚠️ Aqui você vê a informação completa! Nossa equipe esteve dentro da composição que se envolveu no acidente. A batida entre os trens M22 e M23 foi na noite desta quinta-feira, dia 29. Acesse nosso site: https://t.co/NDx4pcvEFJ pic.twitter.com/07A1qfDo04
— Metrô SP Noticiando (@metronoticiando) 30 de janeiro de 2019
Milton Gioia, disse que o monotrilho, que é controlado remotamente e não possue maquinista, teve seu freio de emergência acionado por um operador de trem que estava na composição no momento da colisão.
“Eu gostaria de frisar que o metrô é um transporte seguro. Nós seguimos inúmeros protocolos técnicos para que não tenha nenhum tipo de problema e possa oferecer o melhor transporte para o nosso cliente. O que aconteceu ontem foi a colisão de um trem que estava parado fora da área com um trem que estava fazendo manobras”, disse Milton Gioia.
A colisão acontece um dia depois que parte das peças de um equipamento de via se soltaram na região da Estação Vila União chegando a danificar parte de um trem.
Linha 15-Prata
No dia 12 de janeiro, a Linha 15-Prata teve seu horário de funcionamento ampliado e agora funciona de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite e aos sábados, das 4h40 à 1h da madrugada.
O trecho da Linha 15-Prata na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello é atendido pelas estações Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.
As estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus na Avenida Sapopemba devem ser inauguradas no segundo semestre deste ano.
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Mobilidade Sampa
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