Os passageiros que utilizam a Linha 1-Azul do Metrô encontraram dificuldades na manhã desta terça-feira, dia 22 de janeiro. Tudo começou por volta das 7h28 quando o Metrô anunciou que as estações Jabaquara, Conceição e São Judas, na Zona Sul, tiveram que ser evacuadas e fechadas, em razão de uma falha em equipamento de via, mas não foi só isso.
Em resposta à uma passageira no Twitter, a Companhia respondeu que “um operador acabou danificando um equipamento ao seguir viagem sem autorização do Centro de Controle Operacional, por isso tivemos que fechar Jabaquara, Conceição e São Judas”.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O Metrô informou para a reportagem do UOL que o operador teria descumprido uma ordem do Centro de Controle, tendo continuado o deslocamento. Nesta situação, o equipamento de via que alterna as pistas de sentido foi atingido e ficou avariado. A equipe de manutenção não conseguiu solucionar a falha, o que levou ao fechamento das estações.
O Metrô também informou que o funcionário deverá ser alvo de uma sindicância e passará pelas sanções administrativas cabíveis.
Já no trecho entre as estações Tucuruvi e Saúde, os trens circularam com redução de velocidade e maior tempo de parada.
O caos instalado no Jabaquara pic.twitter.com/Z045Awt5Cf
— Nany Terzi (@Givemeakiss_) 22 de janeiro de 2019
Os passageiros que já haviam embarcado e estavam dentro das estações Jabaquara, Conceição e São Judas que foram fechadas, receberam o bilhete de reembolso da passagem.
Os ônibus da operação Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) chegaram a ser solicitados, mas devido a fatores como distância da garagem mais próxima, trânsito, entre outros, demoraram para chegar.
Jabaquara 8:15 pic.twitter.com/b2WOZudkD9
— Maria (@_Dhafs) 22 de janeiro de 2019
Na Linha 3-Vermelha, os trens circularam com redução de velocidade e maior tempo de parada, já que as linhas 1-Azul e 3-Vermelha são interligadas, e muitos passageiros descem de uma para baldear na outra. Por isso a importância de realizar a redução de velocidade na Linha 3-Vermelha para ajudar a evitar acúmulo de passageiros nas plataformas, trazendo mais segurança.
Olha o estado da Conceição @metrosp_oficial pic.twitter.com/eEUmlxF2iw
— danilo cruz (@mtgbrengov) 22 de janeiro de 2019
Através do Twitter, os passageiros relataram as dificuldades encontradas na Linha 1-Azul. No lado externo da Estação Jabaquara a situação ficou caótica, em razão dela ter ficado fechada, as calçadas da Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira ficaram lotadas de passageiros nos pontos de ônibus e como não encontravam espaço suficiente para transitar, avançavam para as pistas.
Na saída da Estação Jabaquara, ao lado do Terminal Metropolitano da EMTU, havia uma aglomeração muito grande de passageiros, que quando chegavam na estação se deparavam com os portões da estação fechados.
Estação Jabaquara agora pic.twitter.com/PguscxxaNl
— Ariane 💬 (@arianedamasceno) 22 de janeiro de 2019
Na Estação Conceição, a situação não era muito diferente da encontrada na Estação Jabaquara. Também por falta de espaço nas calçadas, os pontos de ônibus ficaram lotados e os passageiros avançavam para as pistas da Avenida Jabaquara. Os ônibus passavam super lotados e os motoristas não paravam, pois era impossível embarcar.
Estava no Jabaquara um caos .cheguei na Conceição e o mesmo caos . pic.twitter.com/Ew5kZk86Tr
— luana iwanow (@luanaiwanow) 22 de janeiro de 2019
Muitos passageiros seguiam a pé pela Avenida Jabaquara, sob o sol forte, para chegar até a Estação Saúde. Pra se ter uma ideia a distância a pé da Estação Jabaquara até a Estação Saúde é de 3,7 km e a caminhada dura cerca de 45 minutos.
Na Zona Norte, quem precisava embarcar nas estações Santana e Parada Inglesa, encontravam filas gigantescas. Na Estação Portuguesa-Tietê, as plataformas também estavam lotadas. Na Estação Armênia, os trens chegavam lotados e era difícil conseguir embarcar. Entre as estações Tucuruvi e Jardim São Paulo, a viagem durava mais de 30 minutos.
santana tá puro caos. @MobilidadeSampa pic.twitter.com/hE0drRoqBU
— ana (@inutiIia) 22 de janeiro de 2019
Por volta das 9h18, as estações Jabaquara, São Judas e Conceição da Linha 1-Azul foram reabertas e a circulação e velocidade dos trens da Lnha 1-Azul entraram em processo de normalização. Na Linha 3-Vermelha, a circulação dos trens também entrou em processo de normalização.
O passageiro que precisar da Declaração de Ocorrências para justificar o atraso na ida à empresa nesta manhã, pode baixá-la aqui (salvamos em um arquivo PDF para facilitar).
NOTÍCIAS
Acompanhe as últimas notícias sobre o Metrô de São Paulo, acessando a seção Metrô SP.
MOBILIDADE SAMPA
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.