22.7 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Saiba como solicitar o Bilhete Único Escolar gratuito para 2019

Alunos que desejam obter o benefício da gratuidade no transporte público para o ano letivo de 2019 devem fazer sua solicitação por meio do site da SPTrans.

Estudantes da rede pública dos ensinos fundamental, médio e técnico ou beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni), Financiamento Estudantil (Fies), Escola da Família e Cotas Sociais podem fazer seu processo todo pelo site da SPTrans e não devem comparecer a um posto.

Alunos que já possuem Número de Identificação Social (NIS) válido junto ao Cadastro Único (CadÚnico), também não precisam voltar ao posto de cadastramento.

Comprovação de baixa renda

Somente estudantes que possuem baixa renda familiar, ainda não cadastrados no Cadastro Único e que não sejam beneficiados por qualquer um dos programas sociais citados anteriormente devem comparecer a um posto de atendimento.

Para residentes no município de São Paulo, é obrigatório agendar sua entrevista pelo site da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Já quem mora em outro município, após inserir seu Número de Identificação Social (NIS) no site da SPTrans, também deverá anexar uma certidão, obtida pelo próprio estudante no site Consulta Cidadão. Neste link, os estudantes também podem verificar se o Número de Identificação Social que possuem já está válido.

Baixa Renda – Passo a passo para conseguir a gratuidade

* Exceto estudantes dos Ensinos fundamental, médio e técnico da rede pública, e beneficiários dos programas Programa Universidade para Todos, Financiamento Estudantil, Escola da Família e Cotas Sociais

Para a manutenção da gratuidade, deve comparecer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) o estudante ou alguém que more com ele, maior de 16 anos, e levar obrigatoriamente o CPF ou o Título de Eleitor originais, além dos documentos abaixo relacionados de todas as pessoas que moram na casa:

  • Documento de Identidade, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento ou Certidão de casamento;
  • Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;
  • Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).

Em São Paulo, as entrevistas são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para marcar uma entrevista, clique aqui.

Após a entrevista, o Centro de Referência de Assistência Social  fornecerá o Número de Identificação Social, que o estudante deverá inserir em seu cadastro junto à SPTrans.

O convênio entre a SPTrans e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social tem o objetivo de assegurar o benefício somente aos estudantes que têm esse direito.

Dúvidas e informações

Para o estudante que tiver dúvidas ou deseja obter maiores informações sobre a gratuidade, envie uma mensagem nas redes sociais oficiais da SPTrans através do Twitter e Facebook ou acesse a seção de Perguntas Frequentes sobre a gratuidade.

SPTrans

Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS