19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Minhas viagens entre as estações Vila Tolstói e Vila Prudente da Linha 15-Prata

Desde o último sábado, dia 1º de dezembro, o trecho do monotrilho da Linha 15-Prata entre as estações Vila União e Oratório passou a funcionar das 6h às 20h, todos os dias, com cobrança de tarifa. O trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório funciona todos os dias das 4h40 à meia-noite como habitualmente.

Durante esta semana eu utilizei o monotrilho nos períodos da manhã e noite, pra se deslocar para as linhas 2-Verde e 4-Amarela, pra chegar na região do Largo da Batata, Pinheiros e vou contar o que eu observei nas minhas viagens. Continue lendo.

Dia 3 de dezembro

Manhã

8h46 – Cheguei na Estação Vila Tolstói que estava vazia
8h52 – Tempo de 3 minutos por estação, quando foi chegando na Estação São Lucas, a velocidade do trem aumentou
8h55 – O pessoal que estava acostumado a sentar na Estação Oratório, não tiveram mais lugar pra sentar
8h57 – Finalmente indo pra Vila Prudente, sem tem que sair do trem na Estação Oratório
9h02 – Na plataforma da Estação Vila Prudente, todas as placas já indicam pra ir no sentido Vila União, agora uma coisa engraçada foi que o trem chegou na região da Estação Vila Prudente indo para a direita, mas não dá pra saber se vai ser assim sempre, porque quando estava chegando, o anúncio sonoro dizia pra desembarcar pelo lado esquerdo, aí mudou o lado da plataforma e o anúncio sonoro

Vamos ao tempo de viagem, o trem partiu às 8h48 da Vila Tolstói e chegou às 9h na Vila Prudente, ou seja, 12 minutos. Um sonho de rapidez!

Noite

19h45 – A transferência entre as linhas 2-Verde e 15-Prata estava bastante movimentada na Estação Vila Prudente
19h49 – O trem estava cheio como sempre, mas a diferença pra se ver é em qual estação as pessoas vão descer mais
19h55 – A bordo do trem M192, poucas pessoas desceram na Estação Oratório
19h56 – Quando o trem passa pelo retorno do Pátio Oratório, ele diminui a velocidade, onde tem aquela bifurcação, passa bem lento
19h58 – Eu ia filmar a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, mas não deu porque a luminosidade reflete muito, mas os carros passavam sem dificuldade, a velocidade do trem voltou a ficar rápida
20h – Poucas pessoas desceram na Estação Camilo Haddad, o restante do pessoal ainda continuou no trem
20h05 – Ouvi muita gente comentando “é, mas agora vai direto, não para mais na Oratório”
20h06 – Ainda parado na Estação Camilo Haddad, o trem do lado oposto segue normalmente
20h07 – Saindo da Estação Camilo Haddad
20h08 – Deu pra notar várias pessoas sentadas ainda quando desci na Estação Vila Tolstói

Dia 4 de dezembro

Manhã

8h47 – O trem partiu da Estação Vila Tolstói, porém teve um atraso de 2 a 3 minutos para sair da estação
9h01 – O trem chegou na Estação Vila Prudente

Noite

19h51 – O trem estava enchendo de pessoas a cada minuto, estavam anunciando intervalos maiores desde que cheguei na Estação Vila Prudente, vindo da Linha 2-Verde
19h56 – Continuam anunciado o problema na linha (interferência na via na Estação Vila União) e o trem continua enchendo
20h02 – O trem ficou muito mais cheio
20h04 – Saiu da Estação Vila Prudente
20h07 – Todas as pessoas tiveram que desembarcar na Estação Oratório, pois após às 20h o trem não segue mais viagem, no sentido Vila União, a partir desta estação, mesmo com os problemas na linha
20h14 – No mezanino da Estação Oratório formou-se uma fila para as pessoas solicitarem o bilhete de reembolso, o pessoal estava muito revoltado

Eu cheguei cedo lá na Estação Vila Prudente, era por volta das 19h40, simplesmente ao invés de resolverem, “expulsaram” todo mundo. O jeito é continuar torcendo pra não acontecer mais isso, mas do jeito que falam ficou parecendo que o trem quebrou novamente, mas na verdade é a demora pra se locomover, porque no período da manhã parece que o trem ficou operando manualmente.

Dia 5 de dezembro

Noite

19h44 – Cheguei na Estação Vila Prudente, vindo da Linha 2-Verde
20h11 – Cheguei na Estação Vila Tolstói, mas muita gente ainda ficou no trem pra descer na Estação Vila União

O trem partiu às 19h53 da Estação Vila Prudente, ficou de 4 a 5 minutos parado na região do Parque São Lucas, ficou no “meio do nada” antes de dar uma freada, chegou às 20h11 na Estação Vila Tolstói.

Dia 6 de dezembro

Manhã

Foram 13 minutos de viagem, foi bastante rápido mesmo, partindo da Estação Vila União até a Estação Vila Prudente, um pouco antes das 11h.

Perguntas frequentes

Depois da ampliação do horário, algumas pessoas me perguntaram pelo Whatsapp, algumas dúvidas sobre a viagem na Linha 15-Prata, abaixo seguem algumas delas respondidas:

  • A integração entre as linhas 2-Verde e 15-Prata na Estação Vila Prudente é gratuita, não precisa pagar nada.
  • O Bilhete Único é aceito normalmente nas catracas das estações da Linha 15-Prata, quando sai do ônibus e vai passar o Bilhete Único na catraca, o passageiro paga o valor da integração.
  • Nas estações, as bilheterias já estão funcionando e nelas os passageiros também conseguem fazer a recarga do Bilhete Único.
  • A entrega das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus foi adiada para 2019, eu contei sobre essa “novela” em outro post.

E se você tiver alguma dúvida ou quiser contribuir com alguma informação sobre a Linha 15-Prata pode me enviar um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br ou enviar uma mensagem no Whatsapp (11) 96292-9448 que irei te responder. Até mais!

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS