Rua dos Pinheiros recebe intervenção temporária por 35 dias

Projeto Caminhar Pinheiros será realizado entre os dias 5 de novembro e 10 de dezembro

300
Rua dos pinheiros oeste
Publicidade

A Companhia de Engenharia de Tráfego e a Subprefeitura Pinheiros estão apoiando uma intervenção temporária na Rua dos Pinheiros chamada de Projeto Caminhar Pinheiros, realizada pelo Coletivo Pinheiros e outros parceiros, de 5 de novembro a 10 de dezembro.

Durante 35 dias, o trecho compreendido entre as ruas Cônego Eugênio Leite e Joaquim Antunes terá calçadas ampliadas em ambos os lados da pista, valorizando a convivência ao ar livre e propiciando mais segurança viária, principalmente, para os pedestres. A ação tem o patrocínio da empresa de mobilidade urbana 99.

A intervenção vai ocupar o espaço de 18 vagas de estacionamento rotativo (Zona Azul), preservando as vagas reservadas para idosos, pessoas com deficiência e carga e descarga. Serão ampliados 640 m² de calçadas, com pintura e mobiliário temporários. O espaço vai ganhar floreiras, bancos de madeira e puffs, além de uma programação de ações culturais a ser divulgada por meio do site do Projeto Caminhar Pinheiros.

Resultado de parceria entre a sociedade civil, iniciativa privada e Poder Público, o projeto foi apoiado pelas áreas de Segurança e de Operação da Companhia de Engenharia de Tráfego, tendo sido estabelecida uma configuração que atende às necessidades distintas para cada um dos usuários da via e, ao mesmo tempo, vai ao encontro dos princípios de segurança contemplados nos estudos de Áreas Calmas e Rota Escolar Segura, com a finalidade de garantir conforto e segurança no caminhamento a pé, melhorar a utilização do espaço público para convivência e a qualidade de vida dos cidadãos.

A intervenção tem como fontes de inspiração o Estatuto do Pedestre (Lei nº 16.673 de 2017) e o Festival Pinheiros, que duas vezes por ano transforma a Rua dos Pinheiros num grande calçadão e atrai cerca de 100 mil pessoas a cada edição. Promovido pelo Coletivo Pinheiros, associação que reúne os comerciantes da Rua dos Pinheiros, a intervenção é o legado da 3ª edição do Festival Pinheiros, realizada no dia 21 de outubro.

O Caminhar Pinheiros foi idealizado pelo vereador José Police Neto, a Boldarini Arquitetos Associados e PS.2 Design, ao lado do Coletivo Pinheiros e tem ainda o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego, subprefeitura local bem como da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, com patrocínio da empresa de mobilidade urbana 99.

Serviço

Projeto: Caminhar Pinheiros
Data: De 5 de novembro a 10 de dezembro
Local: Rua dos Pinheiros, entre as ruas Cônego Eugênio Leite e Joaquim Antunes
Mais informações: Site do Caminhar Pinheiros

Notícias

Acompanhe todas as notícias sobre o trânsito da cidade de São Paulo, acessando a seção Trânsito.

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here