O impacto da mobilidade sobre o novo ambiente de trabalho foi o tema da apresentação do diretor de Marketing e Produtos da Alelo, André Turquetto, na conferência Welcome Tomorrow Mobility 2018.
André iniciou a palestra contextualizando que o ambiente de trabalho sofreu diversas mudanças nos últimos anos:
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
- O que antes precisava ser presencial, hoje é remoto;
- Onde havia hierarquia, hoje há colaboração de todos e igualdade;
- O que antes precisava de controle, hoje a autonomia é necessária;
- E, com o surgimento da era digital, o que antes se comunicava por e-mail, hoje em dia é informado por mensagem instantânea;
Além do ambiente de trabalho, a mobilidade também evoluiu. O carro, que era visto como propriedade, hoje pode ser compartilhado. O combustível foi substituído pela eletricidade, o motorista virou autônomo, as poucas opções de modal, sendo o carro o principal, deram lugar a novos meios de transporte.
Nesse novo cenário, a Alelo promoveu duas pesquisas: em 2016, realizou a Pesquisa Mobilidade Alelo, feita em parceria com o Ibope Conecta, que estudou os hábitos de utilização de transporte dos trabalhadores para ir e voltar do trabalho.
Posteriormente, em 2018 foi feita a Pesquisa Alelo Tendências de Mobilidade da Geração Z, em parceria com o Instituto Júnior Mackenzie, para avaliar a relação dos jovens com o carro, transporte público e novos modais de transporte, como os oferecidos em aplicativos.
Ambos os estudos concluíram que há uma mudança de comportamento por parte da população na forma de se locomover para o trabalho.
Os jovens da nova geração não têm vontade de tirar a carta de motorista ou ter seu próprio carro, visto que 65% acreditam que meios alternativos ganharão espaço em 10 anos, 65% utilizam carona com frequência e 48% escolheriam outro meio além do carro. Contudo, foi constatado que 68% das empresas não estimulam o uso de transportes alternativos.
Percebeu-se ainda que as pessoas procuram ocupações, como fazer compras, cursos, atividade física ou ficar além do tempo do trabalho, para fugir do trânsito. E para otimizarem seu tempo quando estão presos no tráfico intenso, 55% das pessoas ouvem música, 25% olham as redes sociais e 24% conversam com os amigos. Aproximadamente 60% das pessoas aceitariam ganhar menos para trabalhar perto de casa.
André finalizou a palestra contando falou sobre as iniciativas e resultados de inovação para mobilidade implementados pela Alelo, como o anywhere office que a Alelo implementou há 38 semanas com o objetivo de trazer a prática de home office entre os colaboradores de forma inteligente. Já foram evitados 12.318 deslocamentos.
O recrutamento online permitiu mais de 650 entrevistas por ano de forma digital garantindo mais praticidade e agilidade no processo seletivo da companhia. O Carro Compartilhado já tem 87 colaboradores cadastrados na plataforma e é uma iniciativa que reduziu 41% dos custos da empresa.
A plataforma de Carona representa 721 carros a menos nas ruas, 6.270 horas de networking entre os colaboradores e 7.908 kg de CO² a menos na atmosfera.
Todas as iniciativas da Alelo são soluções multimodais pensadas de forma digital, transparente, com controle e fluidez, promovendo novas experiências que facilitam a locomoção e melhora a qualidade de vida dos colaboradores.