Metrô amplia horário de funcionamento das estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União da Linha 15-Prata

2241
nova estação vila união Linha 15-Prata
Estação Vila União da Linha 15-Prata (Foto: Eduardo Silva)

Uma boa notícia para quem usa a Linha 15-Prata do monotrilho! O Metrô divulgou nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, que o horário de funcionamento das novas estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União localizadas na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello será ampliado a partir de sábado, dia 1º de dezembro.

Agora as novas estações passam a funcionar de segunda a domingo, das 6h às 20h, com a cobrança de tarifa. Atualmente, este trecho funciona no formato de operação assistida de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sem a cobrança de tarifa. Com isso, não será mais necessário fazer aquela troca de trem na Estação Oratório para antes pagar a tarifa nos bloqueios.

Os passageiros aguardavam com muita expectativa que o horário de funcionamento fosse ampliado, muitos passageiros que moram na região das estações, até então precisam nos horários de pico pegar ônibus como das linhas 5110-10 e 4029-10 sempre lotados pra se deslocar até a Estação Vila Prudente, agora vão poder usufruir deste benefício e ganhar mais tempo para chegar aos seus compromissos, seja ao trabalho ou escola.

Sem contar que tem muitos passageiros que utilizam o Metrô para se deslocar ao trabalho vão trocar pela modalidade do Bilhete Único Mensal somente Trilhos, gerando uma economia mensalmente, já que pelo menos por agora o monotrilho vai funcionar em parte dos horários de pico.

Com a ampliação de horário, fica a expectativa para que um número maior de trens rodem nos horários de pico para atender os passageiros e a velocidade seja maior do que os atuais 27 km/h na operação assistida no novo trecho.

O Metrô esclarece que por ser um modal de transporte pioneiro na capital paulista, a Linha 15-Prata passa por uma série de testes programados que permitem o aperfeiçoamento de sua operação. A linha opera com um tipo de sistema de controle de trens totalmente sem operador e, para que o novo trecho seja liberado em período integral, todas as possíveis rotas de circulação dos trens, inclusive no trecho entre as estações Oratório e Vila Prudente e no Pátio Oratório, precisam ser testadas e aprovadas pelo Metrô e pela fornecedora do sistema, a canadense Bombardier.

A ampliação de horário havia sido prometida para novembro, porém a Bombardier precisou fazer ajustes extras nas portas de plataforma, os ajustes foram realizados no último feriado prolongado da Proclamação da República e Consciência Negra.

Linha 15-Prata monotrilho da linha 15 prata funcionando
Foto: Eduardo Silva

O horário de circulação dos trens neste trecho será ampliado gradativamente, até atingir funcionamento pleno, das 4h40 à meia-noite, assim como já acontece entre as estações Vila Prudente e Oratório, bem como, em todo o restante da rede metroviária.

Quanto a entrega das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, no início do mês de novembro, o Metrô rompeu o contrato com a construtora Azevedo & Travassos, que reduziu drasticamente as obras das quatro estações na Avenida Sapopemba, será feita uma nova licitação e a previsão é que as estações sejam entregues somente no segundo semestre de 2019.

Agora o próximo passo é aguardar quando as novas estações da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello terão seu horário de funcionamento ampliado totalmente para funcionar das 4h40 à meia-noite.

Qualquer questionamento que você tiver sobre a Linha 15-Prata ou quiser colaborar com alguma informação, me envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br ou envie uma mensagem no Whatsapp (11) 96292-9448 que irei te responder. Até mais!

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here