Exposição “Heróis do Fogo” de Alberto Takaoka no Metrô de São Paulo

Eles são estimados e respeitados por todos, trata-se de uma compreensiva unanimidade, afinal quem não admira os bombeiros?

Este é o tema da exposição “Heróis do Fogo”, uma sincera e justa homenagem que o fotógrafo Alberto Takaoka apresenta ao público após dedicar 10 anos de trabalho registrando o intrépido cotidiano dos bombeiros, o empenho corajoso para salvar vidas e minimizar tragédias em meio a situações de extremo perigo é o conteúdo exibido nas impactantes imagens da exposição, um sucesso de público que volta a exibição a partir de 10 de novembro simultaneamente em duas estações do Metrô de São Paulo, Luz e Vila Prudente.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • As qualidades destes profissionais no momento da ação como o destemor, agilidade, disciplina e técnica foram assimiladas pelo fotógrafo que atua diretamente nos momentos das ocorrências. Alberto é o único profissional que obteve autorização para acompanhá-los. Além de incêndios, presenciou muitos acidentes de automóveis, salvamentos de pessoas em diversas situações de perigo, ameaças de suicídio, pessoas soterradas e desabamentos de edificações.

    Os incêndios do Memorial da América Latina, em 2013, os tanques de combustíveis em Santos, em 2015, que ardeu durante 192 horas e o recente incêndio no Edifício Wilton Paes de Almeida no centro de São Paulo, foram outros eventos marcantes das coberturas fotográficas realizadas por Alberto.

    fogo bombeiros
    Foto: Alberto Takaoka

    Tudo começou em 2007 durante a horrível noite do acidente da TAM. Alberto estava em casa e sua atenção se voltou para a notícia na TV, sua alma de fotojornalista instintivamente despertou e ciente da urgência dos momentos históricos que necessitam ser documentados, pegou sua câmera, entrou no carro e disparou em direção ao Aeroporto de Congonhas. No primeiro momento seu interesse era a catástrofe em si.

    Mas logo ele se impressionou com a ação do Corpo de Bombeiros. “Comecei a perceber através das minhas lentes o lindo trabalho dos bombeiros. Então tomei a decisão de falar com o comandante da corporação para ver se eu poderia ficar mais próximo deles. Mostrei as fotos que eu já tinha feito. Eles gostaram e me autorizaram a ficar mais próximo”, lembra o fotógrafo.

    Dez anos depois o fotografo possui um impressionante acervo de fotografias, provavelmente o único dedicado de forma sistematizada a registrar tão próximo a ação dos bombeiros, nas palavras do curador Eder Chiodetto “este acervo é um patrimônio iconográfico que deve ser preservado tanto pelo seu potencial documental, quanto pelo seu valor estético, suas imagens não se restringem a momentos extraordinários. O cansaço, a emoção, a determinação, a coragem e o temor perpassam os semblantes desses heroicos profissionais. Fica claro, nestas fotografias, que por trás de um Corpo de Bombeiro há sempre uma legítima e pulsante alma de bombeiro”.

    As fotografias exibidas na exposição “Heróis do Fogo” fazem parte do livro homônimo lançado em dezembro de 2017 pela Ipsis Gráfica e Editora.

    Foto: Alberto Takaoka

    Serviço

    Exposição: “Heróis do Fogo” de Alberto Takaoka

    Quando: 10 de novembro a 22 de dezembro (Entrada franca)

    Onde: Estações Luz e Vila Prudente do Metrô

    Estação Luz: Avenida Cásper Líbero, 598 (Linhas 1-Azul e 4-Amarela)

    Estação Vila Prudente: Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1359 (Linha 2-Verde)

    Notícias

    Acompanhe as últimas notícias sobre o Metrô de São Paulo, acessando a seção Metrô SP.

    Mobilidade Sampa

    Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

    Então curta nossa página no Facebook.

    Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

    Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

    Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

    Deixe um comentário