24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus da Linha 15-Prata ficam para 2019

Nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, o Metrô divulgou uma informação nada animadora para quem aguarda a inauguração das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus da Linha 15-Prata do monotrilho na Avenida Sapopemba.

A Companhia notificou a empresa Azevedo & Travassos da rescisão de dois contratos que mantinha com a empresa para a construção da Linha 15-Prata. Um dos contratos têm como objetivo a conclusão da ciclovia e do paisagismo ao longo da via elevada do monotrilho na Avenida Sapopemba e, o outro contrato, a finalização das obras das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, todas com mais de 90% dos serviços executados.

Nos últimos meses, a empresa Azevedo & Travassos reduziu drasticamente o ritmo das obras dessas quatro estações na Avenida Sapopemba, a empresa passa por dificuldades financeiras e abandonou totalmente o canteiro de obras na avenida, dando causa a intimações e aplicação de multas que somadas ultrapassam R$ 7,7 milhões.

Por outro lado, a empresa Azevedo & Travassos declarou em nota divulgada à imprensa que recebeu uma correspondência do Metrô, mas que ainda têm um prazo para apresentar a defesa.

O Metrô esclareceu também que está com seus pagamentos pontualmente em dia com a empresa. Agora, no que se refere às obras de paisagismo e ciclovia, o Metrô já contatou o segundo colocado da licitação realizada em 2016 e, caso a empresa aceite dar continuidade ao projeto pelos valores licitados, os serviços deverão ser retomados em 30 dias, podendo ser concluídos no início de abril de 2019.

Já para a conclusão e finalização das obras das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, o Metrô também contatou a segunda colocada da licitação realizada em 2016 e a empresa não demonstrou interesse em ingressar no projeto.

Assim sendo, uma nova licitação será realizada. A publicação do novo edital está prevista para dezembro. A meta para a assinatura do contrato é março de 2019 com início das obras em abril do mesmo ano. O prazo de conclusão estimado das obras é outubro de 2019.

Ampliação de horário das estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União

A tão aguardada ampliação de horário das estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União da Linha 15-Prata localizadas na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello deve acontecer até o fim do ano, conforme a Secretaria dos Transportes Metropolitanos vem dizendo nos últimos meses.

Um dos motivos para a demora na ampliação do horário das estações é o atraso da entrega do sistema de sinalização CBTC pela empresa canadense Bombardier e também há dificuldades com o funcionamento das portas de plataforma, segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Enquanto a ampliação de horário não acontece, as estações funcionam somente de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no formato de operação assistida sem cobrança de tarifa.

Considerações finais

Quando eu li essa notícia que o Metrô divulgou da rescisão do contrato com a empresa contratada bateu aquele desânimo e até hoje eu custo a acreditar que vamos ter que esperar até o segundo semestre de 2019 para ver as obras dessas estações da Linha 15-Prata na Avenida Sapopemba concluídas, isso se não houver mais algum empecilho no meio do caminho, o que não será nenhuma novidade.

As obras do monotrilho na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello começaram em meados de 2009, o governo estadual prometeu a entrega até São Mateus para 2010, dizendo que as obras seriam rápidas, mas o que se viu foram sucessivos atrasos, imbróglios, problemas com o córrego Mooca que passa pela avenida e o trecho que atualmente funciona integralmente entre as estações Vila Prudente e Oratório só foi inaugurado no final de agosto de 2014.

As demais estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello foram inauguradas às pressas no começo de abril de 2018 e até hoje elas funcionam somente de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Ao longo deste ano de 2018, foram várias promessas de entrega das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus na Avenida Sapopemba e chegamos praticamente ao final de 2018 com esta notícia desanimadora que as estações só ficarão totalmente prontas em 2019, é triste. Só quem pega ônibus lotado e congestionamento pra chegar ao Metrô Vila Prudente, vindo de São Mateus, sabe o quanto ajudaria se essas novas estações já estivessem funcionando.

A Estação Jardim Colonial na Avenida Ragueb Chohfi, antiga Estação Iguatemi, ainda está em processo de licitação e só tem previsão de inauguração em 2021. E o restante das estações, partindo do Jardim Colonial até a Cidade Tiradentes, ainda depende do alargamento de vias, além de recursos financeiros, mas não se tem explicações detalhadas de quando e como isso será realizado.

Agora só nos resta aguardar mais uma vez. Eu vou continuar acompanhando todas as informações referente a Linha 15-Prata e qualquer novidade irei contar aqui no site.

Se você tiver qualquer dúvida ou quiser colaborar com alguma informação sobre a Linha 15-Prata me envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br ou envie uma mensagem no Whatsapp (11) 96292-9448 que irei te responder. Até mais! 🙂

Leia também

O Adamo Bazani do Diário do Transporte pecorreu as estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus na Avenida Sapopemba e encontrou canteiros vazios, entulho e pouco avanço nos acabamentos e na ciclovia.

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS