22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

CET reforça a fiscalização de vagas especiais aos finais de semana no período de compras de Natal

A Companhia de Engenharia de Tráfego inicia nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, sistema especial de blitze para verificar se os motoristas estão respeitando as vagas de deficientes e idosos em estabelecimentos privados na cidade de São Paulo.

A ação será estendida para todas as quintas, sextas, sábados e domingos do mês de dezembro até o Natal. O objetivo é garantir o respeito às vagas especiais em razão das compras de Natal, quando os estabelecimentos registram um aumento de pessoas. Importante destacar que a fiscalização é diária e permanente, mas ganha o reforço especial nessa época do ano.

A fiscalização em estabelecimentos privados começou em 1º de setembro de 2017. Desde então, a Companhia de Engenharia de Tráfego já registrou 3825 autuações por desrespeito às vagas especiais. A maioria das infrações é por desrespeito às vagas de idosos (3285 multas) e 540 autuações por uso indevido das vagas para pessoas com deficiências.

A ação vem acontecendo em shoppings e supermercados que se adequaram à sinalização correta para estas vagas especiais, cumprindo as regras do Manual de Sinalização da Companhia de Engenharia de Tráfego.

De acordo com as resoluções 303 e 304 de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito, os estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas existentes para os idosos e 2% para as pessoas com deficiência. A regularização das vagas deve ser realizada conforme o Manual de Sinalização da Companhia de Engenharia de Tráfego, disponível no site da Companhia.

Para utilização das vagas especiais, os idosos e deficientes devem possuir um cartão de estacionamento nominal específico. Quem estiver sem esse documento, poderá ser autuado. O desrespeito à lei resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista. Para denunciar o uso irregular da vaga, o cidadão ou a administração do estabelecimento poderá acionar a Companhia de Engenharia de Tráfego pelo telefone 1188.

A fiscalização em vagas especiais nas ruas é permanente e continua sendo feita normalmente.

Emissão de cartões

O Departamento de Operação do Sistema Viário registrou aumento de 51% na emissão de Cartões de Estacionamento para Idoso na comparação dos períodos entre 1º de setembro de 2017 e 31 de outubro de 2018, e entre 1º de setembro de 2016 e 31 de outubro de 2017.

Foram emitidos 200.094 cartões de estacionamento para pessoas com mais de 60 anos entre setembro de 2017 e outubro deste ano, ante 132.085 cartões do tipo entre setembro de 2016 e outubro de 2017.

Já o número de emissão de Cartões Defis cresceu 49,3%. Foram emitidos 18.824 documentos para pessoa com deficiência entre 1º de setembro de 2017 e 31 de outubro de 2018 . No período entre setembro de 2016 e outubro de 2017 houve a emissão de 12.607 documentos do gênero.

Notícias

Acompanhe todas as notícias sobre o trânsito da cidade de São Paulo, acessando a seção Trânsito.

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS