A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, liberou, nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, o trânsito nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco.
Nos anos anteriores, as obras estavam paralisadas com apenas 16% de execução. Depois de uma ampla auditoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o projeto foi retomado em janeiro de 2018, sendo concluído os 84% restantes das obras em nove meses.
Durante este período, as obras passaram por entraves, como a desapropriação de 3 metros de um antigo prédio da Telefônica, no início da Estrada Samuel Aizemberg.
Com investimento de R$ 37 milhões, com recursos vindo da Caixa e do Banco de Desenvolvimento da América Latina, a via conta com 200 metros de extensão – com dois viadutos – cada um com três pistas de rolamento e 9 metros de largura. Foi utilizado 3.026,00m³ de concreto, 2.120,00m² de pavimentação e 28 vigas metálicas.
Também foi feita a readequação de uma alça de acesso, com 200 metros de extensão, e a construção e uma nova alça, no sentido Rodovia dos Imigrantes, também com 200 metros. O empreendimento contou com cerca de 400 operários. As obras de duplicação da Estrada Samuel Aizemberg continuam, com previsão de entrega no fim do primeiro semestre de 2019.
A região também terá um corredor de ônibus na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco. Esta via ligará o Terminal Metropolitano Piraporinha e a Praça Giovani Breda, no bairro Assunção. Com extensão aproximada de 4,25 quilômetros, as obras tem investimento total de R$ 30,7 milhões, cujo prazo de conclusão está previsto para 2020.