17.2 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Programa de Ação Imediata no Trânsito realiza mudanças viárias para aumentar fluidez no tráfego em quatro bairros

Para aumentar a abrangência do Programa de Ação Imediata no Trânsito, a Prefeitura de Santo André está realizando um novo conjunto de mudanças em vias de quatro bairros, que visam aumentar a fluidez no tráfego e proporcionar maior segurança de motoristas e pedestres.

As alterações incluem reforço da sinalização horizontal, vertical e mudanças de mão de direção, nas ruas Marcos Teixeira, na Vila Sacadura Cabral, Izabel, na Vila Palmares e Guarujá, na Vila Clarice.

Além destas alterações, o Departamento de Engenharia de Tráfego realiza ainda a implantação de mão dupla em trecho da Rua Jequitinhonha, no bairro Campestre.

No caso da Rua Marcos Teixeira, na Vila Sacadura Cabral, o Departamento de Engenharia de Tráfego implementou mão única de direção na via.

A via, de apenas um quarteirão, com sentido duplo de direção e estacionamento liberado em ambos os lados, não comportava mais o grande fluxo de veículos e, além disso, não proporcionava visão total por parte do motorista dos veículos que vinham em sentido contrário, sendo necessária a colocação de nova sinalização na via, no sentido da Rua Lauro Miller.

O local, de acordo com estudos técnicos do Departamento de Engenharia de Tráfego, registrava aumento nas ocorrências de colisão nos últimos meses, o que justificou a mudança.

A Rua Izabel, na Vila Palmares, tinha situação semelhante. Trata-se de uma via com sentido duplo de direção e estacionamento liberado em ambos os lados de uma área estritamente residencial.

A via, que é estreita, não comportava mais o fluxo em duplo sentido, levando por diversas vezes a negociação de passagem entre os motoristas, que eram obrigados muitas vezes a realizar manobras em marcha à ré.

Desta forma, o Departamento de Engenharia de Tráfego realizou a implantação de mão única nesta via, no trecho entre a Avenida Carlos Gomes e Rua Mendes Leal, proporcionando fluidez e segurança para motoristas e moradores.

No caso da Rua Guarujá, na Vila Clarice, o Departamento de Engenharia de Tráfego realizou também a mudança para mão única, no trecho entre a Avenida Sapopemba e a Rua Emílio de Menezes, com a mesma justificativa técnica das demais.

No bairro Campestre, por sua vez, a alteração no viário foi o retorno da mão dupla de direção na Rua Jequitinhonha, no trecho entre a Rua Marina e a Rua Conselheiro Justino.

A medida atende a diversas solicitações de moradores, pois causava transtornos ao acessar o quarteirão do bairro, gerando lentidão e um tempo maior para a circulação dos veículos neste entorno.

Microintervenções

O Programa de Ação Imediata no Trânsito foi retomado no ano passado por demanda do prefeito Paulo Serra, onde todos os projetos, intervenções e estudos armazenado no Departamento de Engenharia de Tráfego foram separados por áreas de atuação, iniciando pelos mais prioritários.

Foram identificadas 262 intervenções, destacando 101 com projetos definidos, 66 projetos em estudos adiantados e 95 projetos em revisão de projetos antigos.

As intervenções vão desde a finalização de projetos de sinalização horizontal e vertical, alteração de circulação, implantação de áreas de estacionamento rotativo, faixas elevadas, novos semáforos, alterações viárias, além de pequenos ajustes geométricos.

Trânsito

Confira no mapa do Waze a situação do trânsito em Santo André em tempo real:

Notícias

Quer saber mais notícias da cidade de Santo André? Acesse a seção Notícias no site da Prefeitura de Santo André.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS