22.5 C
São Paulo
domingo, fevereiro 25, 2024

Prefeitos do ABC Paulista exigem compromisso do futuro governador para a construção da Linha 18-Bronze

Sem previsão de início das obras da Linha 18-Bronze de monotrilho, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC entregou uma carta-compromisso aos candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, para que se comprometam a executar as construções.

“Como não existe mais nenhum empecilho e o contrato está feito, depende apenas de recurso, que naturalmente tem que ser direcionado por uma vontade política”, afirma o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.

A Linha 18-Bronze terá aproximadamente 15 km de extensão e 13 estações, transportando cerca de 314 mil passageiros por dia e ligará as estações Tamanduateí e Djalma Dutra, no Centro de São Bernardo do Campo.

O governo estadual já estabeleceu uma Parceria Público-Privada com o Consórcio Vem ABC, concessionária que será responsável pela construção e operação do monotrilho que atenderá a população das cidades de São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo e Santo André.

De acordo com Orlando Morando, o texto já foi elaborado em várias mãos. “Esse é um tema importante, onde a gente condiciona prazo para o início da obra, porque simplesmente falar que vão fazer não basta. Nós devemos uma satisfação para a sociedade e como não tem nenhum processo licitatório, não tem nenhum impedimento, depende de aporte financeiro para o início das obras”, afirma o prefeito de São Bernardo do Campo.

Na avaliação do presidente do consórcio, falta de repasses do governo federal, contribuíram para o atraso nas obras. “A maior parte do recurso viria do governo federal via BNDES e Orçamento Geral da União. Com a crise, a Dilma recolheu o orçamento e o BNDES não financiou o consórcio de onde viria o aporte”, disse Orlando Morando.

As desapropriações, no entanto, ficam a cargo do governo estadual, que não conseguiu financiamento. Os prefeitos ainda devem procurar os candidatos à presidência da república sobre o projeto.

Monotrilho Linha 18-Bronze

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS