19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Linha 3-Vermelha do Metrô apresenta problemas na manhã desta quinta-feira, dia 18

Mais uma manhã difícil para os passageiros que utilizam a Linha 3-Vermelha do Metrô, desta vez os problemas na linha foram causados em razão da presença de usuário na via na Estação Belém. Enquanto as estações da Linha 3-Vermelha, exceto a Estação Vila Matilde, não tiverem as portas de plataforma, este problema continuará acontecendo infelizmente.

Por volta das 7h30, a Linha 3-Vermelha passou a operar com restrições operacionais, em virtude da presença de usuário na via na Estação Belém. A partir das 7h55, entre as estações Tatuapé e Bresser, os trens estavam circulando por via singela. O Metrô informava que o número de bloqueios para entrada nas estações havia sido reduzido por segurança.

Às 8h03, a integração com as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM na Estação Tatuapé estava aberta, além da integração com a Linha 11-Coral da CPTM na Estação Corinthians-Itaquera. Uma das alternativas para “fugir” da Linha 3-Vermelha era utilizar justamente as linhas 11-Coral e 12-Safira, porém os trens circulavam lotados.

Na Estação Palmeiras-Barra Funda, por volta de 8h35, a transferência entre a Linha 3-Vermelha e as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM estava fechada. Em diversas estações como Tatuapé, Belém, Carrão, Corinthians-Itaquera, Patriarca, Guilhermina-Esperança e Vila Matilde as filas para entrar na estação estavam “quilométricas”, a perder de vista. Na Estação Patriarca, por exemplo, as filas estavam no terminal de ônibus.

Um pouco antes das 9h, uma das vias entre as estações Tatuapé e Bresser foi liberada e os trens gradativamente entraram em processo de normalização para a retomada do intervalo e velocidade normal. Porém nas estações, o número de bloqueios permanecia reduzido por questão de segurança.

A integração com a CPTM na Estação Palmeiras-Barra Funda foi reaberta. Já nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, a integração gratuita com a CPTM foi fechada e reabriria novamente de forma habitual às 10h.

Estação Brás

E não teve presença de usuário na via somente na Estação Belém, mais cedo o mesmo fato ocorreu na Estação Brás, entre 5h42 e 6h17. A circulação dos trens da Linha 3-Vermelha ficou alterada em razão deste problema.

Um trem ficou parado na via antes da plataforma, sentido Palmeiras-Barra Funda e os passageiros caminharam pela passarela de segurança até a estação. Após às 6h17, a circulação dos trens foi normalizada gradativamente.

Declaração de ocorrências da Linha 3-Vermelha

No site do Metrô, foi disponibilizada a Declaração de Ocorrências, para os passageiros que precisam justificar o atraso para chegar no trabalho ou na escola. São duas declarações: a primeira referente ao problema na Estação Brás entre 5h42 e 6h17 e a segunda referente ao problema na Estação Belém entre 7h30 e 9h.

Portas de plataforma

Para evitar a presença de usuários na via nas estações do Metrô, uma das soluções é o governo estadual solicitar a colocação das portas de plataforma nas estações, que ainda não possuem o equipamento.

No dia 3 de setembro, o Metrô iniciou a licitação para a implantação das portas de plataforma nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha que ainda não tem o equipamento. O Rede Noticiando abordou mais informações sobre esse assunto.

Edital para portas de plataforma nas estações do Metrô de São Paulo é lançado

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás

Na Linha 4-Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro, a circulação dos trens também ficou alterada em um determinado horário. Na Declaração de Ocorrências, disponibilizada no site da concessionária, foi citado que “devido à falha técnica, os trens ficaram com maior tempo de parada nas estações e circularam com velocidade reduzida, a ocorrência teve início às 7h10 e foi normalizada às 7h20”.

Já na Linha 5-Lilás, operada pela concessionária ViaMobilidade, uma falha em equipamento de via, alterou a circulação dos trens entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin, entre 7h32 e 7h40. Na Estação Giovanni Gronchi, os trens passavam lotados, impossibilitando o embarque dos passageiros.

Situação das linhas

Confira o status das linhas da CPTM e do Metrô em tempo real acessando a plataforma Direto dos Trens. Acompanhe as informações através do site, Twitter ou Telegram.

Leia também

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS