23.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo da Linha 5-Lilás passam a funcionar em horário integral a partir de sábado, dia 13

Uma excelente notícia para os passageiros que utilizam a Linha 5-Lilás de metrô! As novas estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo passam a funcionar em horário integral, a partir deste sábado, dia 13 de outubro. Portanto, aos sábados, das 4h40 à 1h da madrugada, e de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite.​

Não custa nada lembrar que na Estação Chácara Klabin, os passageiros fazem interligação com a Linha 2-Verde do Metrô e na Estação Santa Cruz, os passageiros fazem interligação com a Linha 1-Azul do Metrô. Agora com a Linha 5-Lilás finalmente completa, exceto a Estação Campo Belo que segue em obras, ligando o Capão Redondo à Chácara Klabin, a estimativa é que a linha transporte cerca de 850 mil passageiros diariamente.

As três novas estações foram inauguradas no dia 28 de setembro e seguem funcionando até sexta-feira, dia 12 de outubro, no horário das 10h às 15h, na chamada operação assistida. A ampliação do horário estava sendo aguardada com muita expectativa pelos passageiros, aqui pelo site e pelo Whatsapp eu recebi muitos questionamentos dos passageiros sobre quando isso de fato aconteceria, agora todos podem comemorar!

Agora com as estações funcionando em horário integral a maioria dos passageiros terão uma economia de tempo e encurtamento do trajeto para realizar seus deslocamentos, seja para o trabalho, para a escola ou faculdade e demais compromissos. Pra se ter uma ideia, o tempo de viagem entre o Capão Redondo e a Chácara Klabin é de 35 a 40 minutos.

A ampliação do horário das novas estações acontece de forma rápida, assim como foi com a Estação AACD-Servidor, que foi inaugurada no dia 31 de agosto e logo depois no dia 15 de setembro teve seu horário de funcionamento ampliado, ou seja, em duas semanas.

Conforme eu disse anteriormente, agora só falta a entrega da Estação Campo Belo, esta que tem previsão de entrega para dezembro deste ano. A estação ficará localizada em uma confluência da Avenida Jornalista Roberto Marinho com a Avenida Santo Amaro e futuramente ela fará conexão com a Linha 17-Ouro de monotrilho.

E quem sabe no futuro, não tenhamos a expansão da Linha 5-Lilás até o bairro do Jardim Ângela, no extremo da Zona Sul, existem estudos para que a linha chegue nesta região da cidade, uma antiga reivindicação dos moradores da região, só nos resta torcer muito!

VIAMOBILIDADE

Desde o dia 4 de agosto, a concessionária ViaMobilidade é responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás. Para os passageiros enviarem sugestões ou reclamações para a concessionária, basta ligar para o telefone 0800 770 7106 que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

viamobilidade
Foto: Reprodução/Site ViaMobilidade

Os passageiros também podem entrar em contato com a concessionária através do Fale Conosco no site oficial ou encaminhar um e-mail para ouvidoria@viamobilidade.com.br. A concessionária ainda não está presente nas redes sociais, o que na minha opinião faz falta, diferentemente das companhias Metrô e CPTM que estão presentes há bastante tempo nas redes sociais interagindo com os passageiros.

Quando houver algum problema na linha que atrase a viagem dos passageiros e a escola ou a empresa solicitar uma Declaração de Ocorrências para justificar o atraso, basta imprimir ou baixar a declaração aqui.

O QUE TEM NOS ARREDORES DAS ESTAÇÕES HOSPITAL SÃO PAULO, SANTA CRUZ E CHÁCARA KLABIN?

Com localização estratégica, as estações estão situadas próximas a importantes hospitais, museus e centros comerciais.

ESTAÇÃO HOSPITAL SÃO PAULO

Localizada no bairro da Vila Clementino, a Estação Hospital São Paulo dá fácil acesso ao centro de saúde ligado à Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Considerado o principal hospital universitário do país, o Hospital São Paulo atende diariamente mais de 4.500 pacientes em seu ambulatório e 1.200 pacientes em seu pronto-socorro, em diversas especialidades.

Na mesma região estão o Amparo Maternal, maternidade pública municipal, e a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) São Paulo, com atendimento a pacientes.

ESTAÇÃO SANTA CRUZ

Próximo à Estação Santa Cruz se encontram vários pontos de interesse. No entorno da Rua Domingos de Morais, no bairro da Vila Mariana, existem opções de comércio de rua, o restaurate Habib’s e o Shopping Metrô Santa Cruz.

A região também conta com o Museu Lasar Segall, com parque e centro cultural, além da Igreja Nossa Senhora da Saúde e da Fundação Dorina Nowill. Na mesma região também existem outras opções: Academia Smart Fit, Hospital Santa Cruz, Underground Hamburgers, Colégio Marista Arquidiocesano e Carrefour Express.

ESTAÇÃO CHÁCARA KLABIN

Já pela Estação Chácara Klabin é possível acessar a Casa Modernista, projeto arquitetônico idealizado pela família Klabin, nos anos 1920. Considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil, o local foi tombado pelos órgãos responsáveis nas esferas municipal, estadual e federal. Hoje o local é aberto para a visitação do público e se destaca também por seu jardim de espécies tropicais.

Na mesma região está uma loja do Dia Supermercado, situada na Rua Vergueiro, 3879 e a unidade da Rede Lucy Montoro do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, situada na Rua Domingo de Soto, 100.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Hoje eu estava falando para alguns amigos que sobrevivemos para ver a Linha 5-Lilás ficar completa, faltando claro entregarem a Estação Campo Belo, mas apesar da longa demora, finalmente os passageiros vão reduzir seu tempo de viagem fazendo baldeação nas estações Santa Cruz e Chácara Klabin.

Agora todos os holofotes neste restante de 2018 se voltam para a inauguração da Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela e na Linha 15-Prata do monotrilho faltando inaugurar na Avenida Sapopemba, as estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, além da ampliação do horário das novas estações na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

E você que está lendo este post? Com a ampliação do horário das novas estações Santa Cruz, Chácara Klabin e Hospital São Paulo da Linha 5-Lilás, vai facilitar a sua viagem pra chegar no trabalho, na escola ou demais compromissos? Me escreva abaixo nos comentários que eu quero saber, se preferir me chame pelo Whatsapp (11) 96292-9448 ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br. Até mais! 🙂

LEIA TAMBÉM

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS