CPTM realiza pesquisa para identificar as demandas do público feminino

Com o objetivo de atender aos anseios do público feminino, que representa mais de 50% do total de passageiros, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizou a primeira pesquisa exclusiva do setor de transporte com as mulheres. A empresa contratada ouviu 1897 passageiras frequentes das linhas da CPTM, em estações de grande movimento, durante duas semanas no mês de março, sete horas por dia.

O perfil traçado aponta que:

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
    • 65% das passageiras têm entre 18 e 34 anos
    • 70% trabalha com carteira assinada
    • 58% é a responsável financeira pela casa
    • 65% são solteiras
    • 55% não têm filhos

    De acordo com outra pesquisa realizada na mesma época, selecionado apenas o público feminino, pode-se inferir que a renda média mensal pessoal de:

    • 41,7% está entre 1 a 2 salários mínimos
    • 15,7% de 2 a 3 salários mínimos

    Sobre suas necessidades no trajeto diário, elas pediram por serviços que otimizem o seu dia a dia, como mais casas lotéricas, supermercados, feiras, perfumarias, drogarias e comércio para alimentação.

    Em relação aos serviços prestados pela Companhia, as mulheres disseram que gostariam de viagens mais rápidas, apontadas por meio das respostas “mais trens”, e mais segurança, item que incluiu também uma pergunta sobre a campanha de combate ao abuso sexual nos transportes.

    Sobre o assunto:

    • 83% das mulheres afirmaram conhecer a campanha
    • 80% sabem denunciar o abuso sexual

    No final da entrevista, as passageiras receberam folhetos informando sobre os procedimentos para denunciar o assédio sexual.

    Perguntadas sobre o que é preciso melhorar dentro dos trens:

    • 37,7% responderam “respeito entre os passageiros”
    • 32,2% novamente remeteu ao tema “Segurança”
    • Seguido de “retirada dos ambulantes”

    AÇÕES EM ANDAMENTO

    Cidadania

    Em resposta à demanda sobre mais respeito entre os passageiros, a CPTM lançou nova campanha de conscientização sobre cidadania. Estão sendo emitidas mensagens pelo sistema de som dos trens e estações. Peças da campanha incentivando os bons modos e respeito ao próximo foram divulgadas pelas redes sociais, site e outros canais da empresa.

    Comércio irregular

    Outra campanha que está em andamento é a de combate ao comércio irregular nos trens e estações. Iniciada pela Linha 8-Diamante, a ação conta com faixas instaladas com mensagens aos passageiros para que não fomentem o comércio praticado por vendedores ambulantes.

    Áreas comerciais

    A Companhia também abriu licitação para as áreas comerciais disponíveis em algumas estações. Na Linha 12-Safira, junto à Estação São Miguel Paulista, uma área de 21 mil m² está disponível para empreendimento comercial.

    Para lanches rápidos e compras de bens de consumo não durável, a CPTM já conta com 53 pontos comerciais instalados em diversas estações.

    Escadas rolantes e elevadores

    Quanto aos itens relacionados ao conforto, como disponibilidade de escadas rolantes e elevadores, a CPTM adotou novas medidas para melhorar a manutenção e evitar atos de vandalismo, uma das principais causas dos dispositivos ficarem fora de operação por longos períodos.

    Estão sendo instaladas câmeras de vigilância próximo aos equipamentos e grades de proteção nos elevadores externos. Os novos contratos de manutenção têm garantia de reposição de itens vandalizados e, paralelamente a essas ações, a empresa reforçou a campanha contra o vandalismo por meio das redes sociais e do sistema de som dos trens e estações.

    Wi-Fi gratuito

    A CPTM também está realizando projeto piloto para implantação de Wi-Fi nas estações de integração. Já estão em funcionamento nas estações Palmeiras-Barra Funda, Pinheiros, Tamanduateí, Tatuapé e Brás. Futuramente, o serviço será testado também nas estações da Luz, Corinthians-Itaquera e todas as estações da Linha 9-Esmeralda.

    Acessibilidade

    Para melhorar a acessibilidade nas estações, a empresa realiza obras de adequação. Atualmente, mais três estações passam por reformas: Mogi das Cruzes, na Linha 11-Coral, e Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, na Linha 10-Turquesa. Nas estações da Luz e Brás, foram implantados borrachões no piso da plataforma, para diminuir o vão entre o trem e a plataforma aumentando a segurança durante o embarque e desembarque. A CPTM está contratando a instalação em mais seis estações.

    Trens

    Quanto ao maior número de trens, a Companhia está renovando a frota, o que tem resultado em viagens mais rápidas e mais confiáveis. Mensalmente, a empresa tem entregue composições novas do lote de 65 adquiridas.

    PLANEJAMENTO

    A CPTM utilizará todos os dados obtidos com a pesquisa para o planejamento de ações futuras, para atender principalmente aos anseios do público feminino, que representa o maior número dos passageiros. A Companhia estuda como atender, futuramente, às demandas específicas por lotéricas e supermercados.

    PESQUISA

    A pesquisa foi realizada pela empresa NC Pinheiro, em março de 2018, com 1.897 entrevistadas nas estações:

    • Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
    • Vila Olímpia (Linha 9-Esmeralda)
    • Santo André (Linha 10-Turquesa)
    • Brás (Linhas 11-Coral e 12-Safira)

    A pesquisa foi realizada no horário entre 14h e 23h, em dias úteis. A margem de erro é de 4% nas estações e de 2,3% para toda a rede.

    NOTÍCIAS

    Acompanhe as últimas notícias sobre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, acessando a seção CPTM.

    MOBILIDADE SAMPA

    Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

    Então curta nossa página no Facebook.

    Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

    Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

    Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

    Deixe um comentário