Com o objetivo de atender aos anseios do público feminino, que representa mais de 50% do total de passageiros, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizou a primeira pesquisa exclusiva do setor de transporte com as mulheres. A empresa contratada ouviu 1897 passageiras frequentes das linhas da CPTM, em estações de grande movimento, durante duas semanas no mês de março, sete horas por dia.
O perfil traçado aponta que:
- 65% das passageiras têm entre 18 e 34 anos
- 70% trabalha com carteira assinada
- 58% é a responsável financeira pela casa
- 65% são solteiras
- 55% não têm filhos
De acordo com outra pesquisa realizada na mesma época, selecionado apenas o público feminino, pode-se inferir que a renda média mensal pessoal de:
- 41,7% está entre 1 a 2 salários mínimos
- 15,7% de 2 a 3 salários mínimos
Sobre suas necessidades no trajeto diário, elas pediram por serviços que otimizem o seu dia a dia, como mais casas lotéricas, supermercados, feiras, perfumarias, drogarias e comércio para alimentação.
Em relação aos serviços prestados pela Companhia, as mulheres disseram que gostariam de viagens mais rápidas, apontadas por meio das respostas “mais trens”, e mais segurança, item que incluiu também uma pergunta sobre a campanha de combate ao abuso sexual nos transportes.
Sobre o assunto:
- 83% das mulheres afirmaram conhecer a campanha
- 80% sabem denunciar o abuso sexual
No final da entrevista, as passageiras receberam folhetos informando sobre os procedimentos para denunciar o assédio sexual.
Perguntadas sobre o que é preciso melhorar dentro dos trens:
- 37,7% responderam “respeito entre os passageiros”
- 32,2% novamente remeteu ao tema “Segurança”
- Seguido de “retirada dos ambulantes”
AÇÕES EM ANDAMENTO
Cidadania
Em resposta à demanda sobre mais respeito entre os passageiros, a CPTM lançou nova campanha de conscientização sobre cidadania. Estão sendo emitidas mensagens pelo sistema de som dos trens e estações. Peças da campanha incentivando os bons modos e respeito ao próximo foram divulgadas pelas redes sociais, site e outros canais da empresa.
Comércio irregular
Outra campanha que está em andamento é a de combate ao comércio irregular nos trens e estações. Iniciada pela Linha 8-Diamante, a ação conta com faixas instaladas com mensagens aos passageiros para que não fomentem o comércio praticado por vendedores ambulantes.
Áreas comerciais
A Companhia também abriu licitação para as áreas comerciais disponíveis em algumas estações. Na Linha 12-Safira, junto à Estação São Miguel Paulista, uma área de 21 mil m² está disponível para empreendimento comercial.
Para lanches rápidos e compras de bens de consumo não durável, a CPTM já conta com 53 pontos comerciais instalados em diversas estações.
Escadas rolantes e elevadores
Quanto aos itens relacionados ao conforto, como disponibilidade de escadas rolantes e elevadores, a CPTM adotou novas medidas para melhorar a manutenção e evitar atos de vandalismo, uma das principais causas dos dispositivos ficarem fora de operação por longos períodos.
Estão sendo instaladas câmeras de vigilância próximo aos equipamentos e grades de proteção nos elevadores externos. Os novos contratos de manutenção têm garantia de reposição de itens vandalizados e, paralelamente a essas ações, a empresa reforçou a campanha contra o vandalismo por meio das redes sociais e do sistema de som dos trens e estações.
Wi-Fi gratuito
A CPTM também está realizando projeto piloto para implantação de Wi-Fi nas estações de integração. Já estão em funcionamento nas estações Palmeiras-Barra Funda, Pinheiros, Tamanduateí, Tatuapé e Brás. Futuramente, o serviço será testado também nas estações da Luz, Corinthians-Itaquera e todas as estações da Linha 9-Esmeralda.
Acessibilidade
Para melhorar a acessibilidade nas estações, a empresa realiza obras de adequação. Atualmente, mais três estações passam por reformas: Mogi das Cruzes, na Linha 11-Coral, e Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, na Linha 10-Turquesa. Nas estações da Luz e Brás, foram implantados borrachões no piso da plataforma, para diminuir o vão entre o trem e a plataforma aumentando a segurança durante o embarque e desembarque. A CPTM está contratando a instalação em mais seis estações.
Trens
Quanto ao maior número de trens, a Companhia está renovando a frota, o que tem resultado em viagens mais rápidas e mais confiáveis. Mensalmente, a empresa tem entregue composições novas do lote de 65 adquiridas.
PLANEJAMENTO
A CPTM utilizará todos os dados obtidos com a pesquisa para o planejamento de ações futuras, para atender principalmente aos anseios do público feminino, que representa o maior número dos passageiros. A Companhia estuda como atender, futuramente, às demandas específicas por lotéricas e supermercados.
PESQUISA
A pesquisa foi realizada pela empresa NC Pinheiro, em março de 2018, com 1.897 entrevistadas nas estações:
- Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
- Vila Olímpia (Linha 9-Esmeralda)
- Santo André (Linha 10-Turquesa)
- Brás (Linhas 11-Coral e 12-Safira)
A pesquisa foi realizada no horário entre 14h e 23h, em dias úteis. A margem de erro é de 4% nas estações e de 2,3% para toda a rede.
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