Saiba como solicitar o Bilhete Único Especial para Gestante

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bilhete único especial para gestante
Foto de Andreas Lischka por Pixabay

Toda mulher grávida que esteja vivenciando a partir do quinto mês de gravidez pode contar com os recursos e benefícios propostos pelo Bilhete Único Especial para Gestante.

As “gravidinhas” de plantão que desejam contar com esse benefício precisam ser residentes da cidade de São Paulo. Por meio desse bilhete, as gestantes adquirem o direito de embarcar e desembarcar pela porta da frente do ônibus – desde que já tenha realizado o pagamento da passagem, após utilizar o bilhete no validador e girar a catraca. Esse procedimento ocorre nos ônibus gerenciados pela SPTrans.

É importante salientar, até mesmo para evitar confusões, que o benefício não consiste na isenção do pagamento da tarifa.

Quer saber mais sobre esse assunto ou como esse benefício funciona? Então continue lendo o conteúdo desse artigo e entenda melhor como fazer a solicitação e também quem pode recorrer ao seu uso na cidade de São Paulo.

Como solicitar o Bilhete Único Especial – Gestante?

Quem tiver interesse e estiver de acordo com as condições necessárias e propostas pelo benefício (a partir do quinto mês de gravidez) devem ir até um dos Postos de Atendimento da SPTrans.

As solicitantes precisam estar munidas de todos os documentos previstos, bem como levar consigo um atestado médico que deverá conter a informação acerca do período gestacional.

Os postos de atendimento funcionam regularmente sempre de segunda à sexta-feira, das 8h até às 16h – com exceção dos feriados nacionais e municipais.

As gestantes interessadas devem estar munidas dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência recente (com prazo máximo de 6 meses) – esse comprovante pode ser uma conta de luz, água, telefone, entre outros, desde que possua o CEP da solicitante;
  • Atestado médico que deverá conter a informação do período gestacional.

Quanto tempo demora para a gestante receber o Bilhete Único Especial – Gestante?

O bilhete é enviado através dos Correios em até 20 dias à gestante. Em caso de negativa ao pedido do bilhete, uma carta contendo a justificativa será enviada à passageira.

Como utilizar o Bilhete Único Especial – Gestante?

Nos ônibus e micro-ônibus gerenciados pela SPTrans: Aproxime o bilhete no validador, aguarde a luz verde e o sinal sonoro, retire o bilhete e gire a catraca.

Nas catracas das estações do Metrô e da CPTM: encoste o bilhete no validador, aguarde a luz verde, retire o bilhete e passe pela catraca.

O Bilhete Único Especial – Gestante pode ser utilizado nas estações do Metrô e da CPTM)?

Sim, pois ele pode ser carregado e utilizado com créditos do tipo Comum (dinheiro).

O Bilhete Único Especial – Gestante pode ser emprestado para terceiros?

Não pode. O bilhete é de uso pessoal e intransferível, não podendo ser utilizado por terceiros. Ele garante a viagem da gestante, a integração com outros ônibus no período de 3 horas.

Como bloquear o Bilhete Único Especial – Gestante quebrado, trincado, apresentando mal funcionamento ou sem sinal?

Os bilhetes que apresentam mau funcionamento ou que estejam danificados devem ser apresentados em um dos Postos de Atendimento de Gratuidades para análise. Se for constatado que o defeito é irreversível será providenciada a emissão de segunda via para envio ao endereço constante no cadastro da gestante, e o bilhete danificado ficará retido no posto.

A beneficiária deve comparecer a um Posto de Atendimento de Gratuidades, munida de documentos originais e cópias (Documento de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros) e do Comprovante de Residência.

Nota: A Central 156 não realiza cancelamento de Bilhete Único Especial – Gestante quebrado, trincado, apresentando mal funcionamento ou sem sinal.

Como proceder se o Bilhete Único Especial – Gestante está com os dados cadastrais incorretos?

A gestante deve comparecer a um Posto de Atendimento de Gratuidades, munida de documentos (Documento de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros), Comprovante de Residência recente e do Bilhete Único Especial – Gestante contendo os dados incorretos, para solicitar a atualização do cadastro ou correção dos dados cadastrais.

O Bilhete Único Especial – Gestante atual será cancelado e será providenciada a segunda via com os dados corretos para entrega no endereço constante no cadastro no prazo de 20 dias. A operação é gratuita. Consulte aqui os endereços dos Postos de Atendimento de Gratuidades.

O Bilhete Único Especial – Gestante é personalizado?

Sim. Ele possui os dados pessoais apresentados no cadastro e foto. A foto para o bilhete será capturada no momento em que a interessada comparecer ao Posto de Atendimento de Gratuidades para realizar o cadastro.

O Bilhete Único Especial – Gestante pode ser carregado com cotas de tempo?

Não pode, é possível carregar apenas com créditos do tipo Comum (dinheiro).

Como bloquear o Bilhete Único Especial – Gestante perdido, roubado, extraviado ou furtado?

Ligar para o telefone 156 ou comparecer a um Posto de Atendimento de Gratuidades e solicite o bloqueio do bilhete.

Como solicitar a segunda via do Bilhete Único Especial – Gestante?

Para solicitar um novo bilhete, a gestante deve comparecer a um Posto de Atendimento de Gratuidades, com os documentos originais e cópias (Documento de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros) e do Comprovante de Residência.

Como a gestante deve fazer para reaver os créditos que havia no Bilhete Único Especial – Gestante que foi bloqueado?

Após o recebimento da segunda via do bilhete, a gestante deve comparecer em um Posto de Atendimento da SPTrans e apresentar o bilhete para que seja carregado o valor que estava carregado no bilhete bloqueado. Consulte aqui os endereços dos Postos de Atendimento da SPTrans.

Quais cuidados são necessários para manter o Bilhete Único Especial – Gestante em boas condições de uso?

  • Não torcer;
  • Não colocá-lo sob material pesado;
  • Não furar, cortar ou delaminar (abrir o bilhete);
  • Não expor ao calor excessivo;
  • Não plastificar;
  • Não morder.

Quais os canais disponíveis para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações e sugestões?

Para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações e sugestões à SPTrans, o professor pode:

  • Ligar para a Central 156 e registrar a reclamação ou sugestão;
  • Enviar uma mensagem no Twitter ou no Facebook da SPTrans de segunda a sexta-feira das 9h às 18h;
  • Acessar o site SP156 da Prefeitura de São Paulo, escolher a opção “Transporte” e em seguida a opção “Bilhete Único”;
  • Caso a reclamação não seja solucionada, tendo o número do protocolo ou solicitação, registrar reclamação na Ouvidoria Geral.

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