Nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, em que é celebrado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, a Prefeitura de Diadema em parceria com a SOU Diadema e Cittamobi, lançou um recurso que permite denunciar abuso sexual e qualquer outro tipo de violência dentro dos ônibus municipais.
Segundo o Instituto Datafolha, em 2016, no Brasil, 40% das mulheres acima de 16 anos sofreram algum tipo de assédio. No transporte público, foram 5,2 milhões de assédios físicos e 2,2 milhões de mulheres beijadas ou agarradas sem consentimento.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O aplicativo CittaMobi realizou recentemente uma pesquisa, com mais de 59 mil brasileiros, que indicou que a segurança é a maior preocupação entre os entrevistados. Foi pensando neste contexto que o Botão Mulher + Segura foi criado.
O novo recurso está disponível no aplicativo da CittaMobi (disponível para iOS e Android) que já é utilizado para fazer a compra de créditos para o Cartão SOU e para indicação dos horários de chegada dos ônibus nas paradas em tempo real.
A nova função permite à passageira enviar alertas de emergência em apenas três etapas. Para isso, é necessário abrir o menu do aplicativo e clicar no item “alerta de emergência”.
Logo, o passageiro é direcionado para uma tela de opções com a seguinte pergunta: “Que tipo de emergência está ocorrendo?” que dá quatro opções: assalto à mão armada, violência, abuso sexual e outro tipo.
Após selecionar uma dessas, o aplicativo pede para que a denunciante detalhe um pouco sobre o acontecimento, o que é optativo.
Ao finalizar, aparece para a passageira uma mensagem informando que o alerta foi encaminhado para os órgãos competentes e a denúncia é enviada para a Guarda Civil Municipal de Diadema que dá prosseguimento à ocorrência.
A denúncia não se restringe apenas à vítima. Quem observa ou presencia uma situação de violência também pode enviar o alerta. Apesar de fazer parte do aplicativo de mobilidade urbana, o passageiro consegue realizar a denúncia independente de estar no ponto ou no ônibus. Então, caso observe alguma situação de violência em outros lugares, pode ser enviado um alerta.
Na cidade, o aplicativo Cittamobi conta com cerca de 20 mil passageiros. Por meio do GPS dos ônibus, o aplicativo mostra o endereço exato do veículo, mesmo que ele esteja se locomovendo durante a ocorrência.
Além de saber as ocorrências, o aplicativo ainda proporciona, para a Guarda Civil Municipal, um mapa de calor da cidade que mostra o local de maiores ocorrências pelo GPS dos celulares dos passageiros.
NOTÍCIAS
Para ficar por dentro das últimas notícias sobre a cidade de Diadema, acesse a seção Notícias no site da Prefeitura de Diadema.