Estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo da Linha 5-Lilás devem ser entregues ainda neste mês de setembro

Foto: Anderson Dantas

No último post que eu escrevi no dia 8 de setembro sobre a entrega das estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo da Linha 5-Lilás, eu relatei que o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, declarou durante a inauguração da Estação AACD-Servidor, que as três novas estações seriam entregues até o dia 20 de setembro, porém isto não aconteceu.

Na sexta-feira, dia 21 de setembro, a assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos enviou uma nota de esclarecimento dizendo que “as empresas contratadas estão concluindo os últimos trabalhos e ainda neste mês as estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, da linha 5-Lilás de Metrô, serão entregues à população. A Estação Campo Belo continua prevista para dezembro deste ano”.

As novas estações são aguardadas ansiosamente pelos passageiros, já que a Estação Hospital São Paulo está localizada próxima ao hospital que leva o mesmo nome da estação e ao Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo, agora as estações Santa Cruz e Chácara Klabin irão se conectar com as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô, sendo que finalmente a Linha 5-Lilás irá se interligar a uma outra linha de metrô.

É importante ressaltar que as três novas estações da Linha 5-Lilás quando forem inauguradas deverão operar em horário reduzido, fora do chamado horário de pico, a Estação AACD-Servidor por exemplo quando foi inaugurada operou por duas semanas das 9h às 16h, a redução de horário é necessária para que todos os equipamentos e sistemas sejam testados e monitorados.

O Rede Noticiando conversou com alguns funcionários que trabalham nas obras das estações, eles informaram que pequenos ajustes estão sendo corrigidos e que atualmente estão trabalhando com a data final de entrega das obras até o dia 26 de setembro. Um outro funcionário informou para o Via Trolebus que as novas estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo podem ser entregues no dia 28 de setembro, porém a data ainda não foi confirmada oficialmente pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

A Rádio CBN divulgou no dia 20 de setembro no programa CBN São Paulo, o trecho de uma entrevista do secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, feita durante a inauguração da Estação AACD-Servidor, onde ele diz que as três estações precisam ser entregues em perfeito estado, com os elementos prontos, na Estação Santa Cruz aconteceram atrasos nas obras, a empresa espanhola Azvi, responsável pelas obras já foi multada em cerca de R$ 5 milhões.

Abaixo eu fiz uma cronologia mostrando a evolução das obras das estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo durante este mês de setembro. Continue acompanhando.

ESTAÇÃO SANTA CRUZ

Desde o começo deste mês de setembro os trabalhos de finalização da Estação Santa Cruz entraram em um ritmo “frenético” como não visto antes, quem passa em frente a estação ao lado do Shopping Metrô Santa Cruz, nota que os funcionários das obras, em volta de uma grande quantidade de peças e materiais, estão concluindo trabalhos de paisagismo e dentro da estação outros trabalhos estão sendo finalizados como assentamento de pisos e muita “limpeza pesada”.

Ainda no lado externo da estação, a praça vêm sendo limpa constantemente, ganhou iluminação e além disso o totem de sinalização com o logotipo do Metrô de São Paulo foi instalado, mais abaixo tem uma foto dele, nele só aparece a cor lilás que representa a linha, não aparece adicionalmente a cor azul representando a Linha 1-Azul, posteriormente o totem deverá se trocado com a logomarca da ViaMobilidade que opera a linha desde o início de agosto.

Dentro da estação também estão sendo feitos os últimos ajustes para entregar em perfeito estado as áreas de interligação entre as linhas 5-Lilás e 1-Azul. Vamos para alguns números da Estação Santa Cruz: 41,5 metros de profundidade, seis subsolos, 43 escadas rolantes e portas de plataforma que ainda não serão funcionais na inauguração. O que dá pra sugerir uma grande movimentação de passageiros assim como vemos atualmente por exemplo na Estação Pinheiros, na transferência entre as linhas 9-Esmeralda da CPTM e 4-Amarela operada pela ViaQuatro.

Abaixo segue uma cronologia mostrando os trabalhos na Estação Santa Cruz durante este mês de setembro.

No dia 10 de setembro, os tapumes que cobriam a fachada da Estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás haviam sido retirados:

No dia 11 de setembro, a construtora Seven Soluções de Engenharia publicou imagens em seu perfil no Instagram mostrando os trabalhos de finalização tanto na área interna quanto na área externa da estação:

No dia 14 de setembro, o Anderson Dantas fez uma live na página Metrô SP Noticiando no Facebook mostrando as obras no lado externo da estação:

No dia 14 de setembro, a construtora Seven Soluções de Engenharia publicou mais uma foto em seu perfil no Instagram, desta vez mostrando a pintura da bilheteria blindada da estação:

No começo da noite do dia 16 de setembro quem passava na frente da Estação Santa Cruz observava uma faxina daquelas bem pesada sendo feita pelos funcionários:

No dia 19 de setembro, o @laumismosmi publicou em seu perfil no Instagram uma foto do totem da Estação Santa Cruz ainda com a logomarca do Metrô de São Paulo:

No dia 19 de setembro, o Circular Avenidas registrou esta foto mostrando a entrada da estação já devidamente caracterizada:

No dia 20 de setembro, a construtora Seven Soluções de Engenharia publicou um vídeo em seu perfil no Instagram mostrando a fase final de acabamento no lado externo da estação:

No dia 21 de setembro, mais um vídeo foi publicado pela construtora Seven Soluções de Engenharia, desta vez mostrando o mezanino da Estação Santa Cruz:

No dia 22 de setembro, o Rede Noticiando esteve na Estação Santa Cruz e registrou algumas imagens das portas de transferências entre as linhas 1-Azul e 5-Lilás já devidamente amostra:

No dia 22 de setembro, mais imagens da Estação Santa Cruz foram divulgadas pelo Rede Noticiando e pelo colaborador Téo Mariano:

No dia 23 de setembro, o Rede Noticiando esteve novamente presente na Estação Santa Cruz e registrou imagens de um outro acesso de transferência entre as linhas 1-Azul e 5-Lilás que está amostra:

No dia 23 de setembro, o Felipe Cury passou pela Estação Santa Cruz e registrou essas novas imagens:

ESTAÇÃO HOSPITAL SÃO PAULO

A Estação Hospital São Paulo que fica localizada na esquina das ruas Pedro de Toledo e dos Otonis, no bairro da Vila Clementino, já foi parcialmente repassada para a concessionária ViaMobilidade, porém, para ser aberta oficialmente, necessita de vistoria por parte do Corpo de Bombeiros e dos demais órgãos competentes.

A nova estação fica localizada próxima a dois hospitais: Hospital São Paulo, que leva o nome da estação e o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo. Confira abaixo algumas imagens registradas pelo Hyan Henrique e pelo Felipe Cury mostrando um pouco da nova estação.

ESTAÇÃO CHÁCARA KLABIN

Na Estação Chácara Klabin, os trabalhos estão em fase final de acabamento, assim como vistos na Estação Santa Cruz, como retoques na parte civil e instalação de sistemas. Nas áreas de interligação entre as linhas 1-Azul e 2-Verde os ajustes antes da tão aguardada entrega estão sendo feitos.

A nova estação inicialmente ainda não contará com as portas de plataforma. Alguns números da nova estação: 38 metros de profundidade, 18 escadas rolantes e apenas um mezanino separa a plataforma da Linha 5-Lilás com a da Linha 2-Verde.

Abaixo eu também coloquei uma cronologia mostrando os trabalhos na Estação Chácara Klabin durante este mês de setembro.

No dia 9 de setembro, o Felipe Cury registrou imagens das escadas rolantes que vão da plataforma da Linha 2-Verde ao mezanino da Linha 5-Lilás:

No dia 11 de setembro, a @emparbernal que se intitula Engenheira Civil, publicou em seu perfil no Instagram fotos do mezanino e da via da Estação Chácara Klabin:

Mezanino da Estação Chácara Klabin da Linha 5-Lilás (Foto: @emparbernal)
Via na Estação Chácara Klabin da Linha 5-Lilás (Foto: @emparbernal)

No dia 20 de setembro, os trens que circulam na Linha 5-Lilás, passaram a estampar no letreiro e no layout interno o nome “Chácara Klabin”, o que sugere que testes estão sendo feitos com as composições em toda a linha:

No dia 21 de setembro, o Teotônio Zeferino enviou novas imagens para o Via Trolebus mostrando a integração entre as linhas 5-Lilás e 2-Verde na Estação Chácara Klabin, os tapumes que separavam os pisos foram retirados:

No dia 22 de setembro, mais imagens da Estação Chácara Klabin da Linha 5-Lilás foram divulgadas pelo Rede Noticiando em sua página Metrô SP Noticiando no Facebook, com a colaboração do Téo Mariano:

No dia 23 de setembro, o Felipe Cury passou pela estação e registrou mais imagens e vídeos mostrando o interior da estação:

ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DA LINHA 5-LILÁS

Eu vou continuar acompanhando nos próximos dias as informações a respeito das inaugurações das novas estações da Linha 5-Lilás e irei atualizar aqui no site, não deixe de acompanhar.

Se você tiver qualquer dúvida ou quiser colaborar com alguma informação sobre a Linha 5-Lilás me envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br ou envie uma mensagem no Whatsapp (11) 96292-9448 que irei te responder.

MOBILIDADE SAMPA

Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais, siga no Twitter, siga no Instagram ou curta a página no Facebook e fique informado sobre tudo o que acontece em São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *