Dicas para comer bem e fugir da hora do rush em São Paulo

São Paulo é uma cidade imensa. A décima capital do mundo em tamanho parece não ter fim em todos os seus ângulos. Muito trabalho, escritórios a perder de vista, arte e cultura, eventos, parques e shoppings.

Com essa dimensão toda, o trânsito vira um desafio e a hora do rush pode ser um tormento. Uma das alternativas é aproveitar este tempo supostamente morto e transformá-lo em uma grande experiência gastronômica. Aqui seguem algumas dicas imperdíveis para otimizar o tempo na megalópole:

Rusty Bar

O Jardins é um dos bairros que concentra mais oportunidades para estes momentos “difíceis”. O Rusty Bar oferece um happy hour especial às quartas, com direito a coxinha, cerveja e caipirinha até meia-noite por um valor acessível.

O bar é especializado em cerveja artesanal, tem clima agradável e investe em boa gastronomia. Uma opção fácil e certeira para qualquer semana atribulada.

Endereço: Rua da Consolação, 2885 (esquina com a Alameda Itu) – Cerqueira César

rusty bar
Foto: Drew Farwell/Unsplash

Mix Burguer

Se você não dispensa um bom hambúrguer, esta é uma grande escolha. A casa é pioneira no rodízio com pão artesanal e garante a qualidade de seus produtos. Se você prefere segurar a onda e investir no à la carte, também não se arrependerá.

Além de hambúrguer, há cozinha Tex-Mex com burritos, tacos e nachos. O restaurante abre às 18h nas segundas e terças, demais dias, a partir do meio-dia.

Endereço: Avenida Onze de Julho, 943 – Vila Clementino

massa deliciosa
Foto: Eiliv Aceron/Unsplash

Boteco do Tonico

Estando na Consolação no fim de um dia exaustivo, dê uma parada no Boteco do Tonico. Tradicional como os melhores bares, sua cerveja gelada e grande cardápio, filho do tradicional restaurante italiano Jardim Di Napoli, o básico aqui vai muito além do seu tamanho e serviço.

Converse sobre o Palmeiras com influentes e conhecedores sobre a performance do time nos campeonatos ou vá além e se aventure em uma partida de pôquer, uma das paixões do grande Chiquinho, filho de Toninho Buonerba, opções não faltam.

Para já estrear a semana em grande estilo, chegue às segundas-feiras, com torneios que valem o investimento e garantem diversão. Vale também acompanhar a programação do bar para frequentar outros eventos ou para apenas aproveitar a culinária e as boas rodas de conversas.

Endereço: Rua Martinico Prado, 422 – Higienópolis

hambúrguer refeição
Foto: Darin Macey/Unsplash

Hareburguer

Natural do Rio de Janeiro, o Hare é sua opção se você é vegetariano ou vegano. A ideia para o Hareburguer começou com Raphael Krás em 2006, quando precisava juntar dinheiro para uma viagem à Bahia.

Com cinquenta reais emprestados da avó, preparou os primeiros oito sanduíches do jeito que ele mesmo gostaria de comer e foi à praia de Ipanema tentar vendê-los. O resultado foi um manifesto e a garantia da viagem e muito planejamento para abrir a primeira loja.

O Hareburguer é hoje uma rede com oito lojas no Rio de Janeiro e duas em São Paulo, nos bairros de Pinheiros e Itaim Bibi. Na capital paulista, as lojas ainda garantem o cardápio 100% vegano.

Endereço: Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 53 – Pinheiros

E no Itaim Bibi: Rua Bandeira Paulista, 530

Vila Seu Justino

Em 2004 era um boteco de sucesso que não comportava o volume de frequentadores. Fechou suas portas e anos depois, em 2012, abriu a Vila Seu Justino em novo endereço, na Vila Madalena, com muito mais espaço, boas opções de petiscos no cardápio e programação diversa a partir das 18 horas, todos os dias.

Uma extensão da ideia ocorreu ainda ano passado, com a Pracinha Seu Justino, um pouco mais adiante, na própria Vila Madalena, com chefs assinando um menu dinâmico semanalmente.

Endereço da Vila: Rua Harmonia, 77 – Vila Madalena

E da Praça: Rua Harmonia, 117 – Vila Madalena

karaoke
Foto: Ilya Ilford/Unsplash

Okuyama Karaoke e Lámen Kazu

A Liberdade paulistana é esse território oriental e diverso. Aqui, não faltam grandes restaurantes, como o Lámen Kazu, que aproveita os ingredientes especiais importados do Japão e busca o autêntico sabor do Lámen. A loja abriu em 2008 e segue lotada todos os dias.

Aproveitando a permanência no bairro, vale estender a noite para um karaokê inesquecível no Okuyama, mas é preciso chegar cedo. São mais de 50 mil músicas à disposição e é só se preparar com um pouco de sakê para criar coragem.

Endereço do Lámem Kazu: Rua Tomás Gonzaga, 51 – Liberdade

E na região da Avenida Paulista: Alameda Santos, 53 – Paraíso

Endereço do Okuyama: Rua da Glória 553, Liberdade

Aproveitando a dica casada do Karaoke, se não for essa a sua praia, por que não aproveitar para ouvir boa música em um ligar escondido e maravilhoso? Entre um estacionamento e alguns prédios, está o Jazz nos Fundos, um espaço bar-café com bons petiscos, um palco e ótima programação com música ao vivo de terça a sábado a partir das 20 h.

Endereço: Rua Cardeal Arcoverde 742 – Pinheiros