A Prefeitura de Diadema informa que os passageiros que utilizam a gratuidade no transporte coletivo municipal de Diadema vão contar com o sistema de Identificação da Biometria Facial a partir deste final de semana.
Para a segurança dos passageiros, a utilização indevida dos cartões Escolar, Sênior e Bolsa Transporte agora é identificada na catraca, pela Biometria Facial. Em caso de irregularidade, o cartão é bloqueado.
“Os cartões são pessoais e intransferíveis. No caso de passageiros deficientes que estão com acompanhantes, é importante ressaltar que será apenas um cartão para os dois, e sempre o deficiente físico deve passar primeiro na catraca”, orientou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania recadastrou 6.400 passageiros do transporte coletivo da cidade que têm direito da viagem de graça, entre eles passageiros aposentados, pensionistas, deficientes físicos e acompanhantes, idosos. Todos os ônibus estão com cartazes informativos.
A frota municipal, que é operada pelas empresas MobiBrasil e Benfica, já está 100% adaptada ao novo sistema, mais moderno e eficiente com objetivo de evitar fraudes.
COMO FUNCIONA?
Assim que o passageiro aproxima o cartão do validador, o rosto dele é fotografado. As imagens captadas são comparadas automaticamente com as já cadastradas. Analisando aproximadamente 500 pontos do rosto, o sistema identifica se ele é o titular do cartão.
O sistema é muito preciso, mas, em caso de dúvida, uma verificação será feita pelos profissionais que operam o sistema. Caso haja irregularidade, o cartão será bloqueado e será aberto processo administrativo.
NOTÍCIAS
Para ficar por dentro das últimas notícias sobre a cidade de Diadema, acesse a seção Notícias no site da Prefeitura de Diadema.