Primeira smart city social do mundo está sendo construída no Ceará

O conceito de smart city já não é uma novidade para muita gente: o esforço em otimizar as cidades e torná-las mais eficientes já é comum entre diversos projetos, seja do poder público ou privado. No Brasil, inúmeras cidades já têm postes que acendem somente quando necessário, semáforos que detectam a presença de carros e faixas de pedestres sensíveis ao movimento.

A Smart City Laguna está sendo construída no distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, próximo a lagoa de Croatá e já está recebendo moradores. O projeto visa construir uma smart city com foco social.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

A cidade é completamente planejada, com alternativas de economia de água e energia, Wi-Fi livre em toda a cidade e um aplicativo, o Planet App. O aplicativo possibilita que os moradores estejam sempre em contato e tenham acesso a informações relativas ao seu consumo de água e energia, ao aluguel de bicicletas e carros compartilhados, entre outras facilidades para os moradores da cidade.

Os impactos causados pelo empreendimento vão além das soluções dentro da cidade: a Planet Smart City irá introduzir um projeto inédito no Brasil denominado de convivência colaborativa, já aplicado na Europa com excelentes resultados, que consiste em estimular o desenvolvimento de uma cultura voltada para a economia doméstica e coletiva, onde o cidadão dispõe de uma estrutura social, através de ferramentas que proporcionam mecanismos de compartilhamentos e interações geradoras de economia e qualidade de vida.

A seca, que é um problema comum no Ceará, também está entre os problemas solucionados dentro da smart city: Laguna terá uma lagoa perene, mantida por um sistema de drenagem que deve captar até 70% da água das chuvas. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará também já garantiu que a smart city será 100% abastecida.

O Ceará foi a região escolhida por ser apontada como uma das regiões de maior potencial de desenvolvimento econômico no mundo.

Confira aqui a matéria na íntegra.

O case da Smart City Laguna vai estar na Welcome Tomorrow 2018, o presidente da Planet Idea, Giovanni Savio é um dos speakers confirmados. Para ver de perto esse e muitos outros palestrantes incríveis não deixe de participar do maior evento de mobilidade corporativa do mundo.

Deixe um comentário